Como se escreve a palavra pé-de-meia?
Perguntado por: Frederico Daniel Baptista Valente | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)
Quando a expressão indica um dinheiro que uma pessoa tem guardado, uma poupança, ela tem hífen. Ex: Estou fazendo um pé-de-meia para a minha aposentadoria. Trata-se de uma exceção à regra trazida pelo Acordo Ortográfico.
Porque pé de meia?
Pé-de-meia é uma expressão popular usada para se referir a uma reserva financeira que alguém faz com o intuito de acumular dinheiro durante determinado período de tempo. Assim, fazer um pé-de-meia é o mesmo que economizar dinheiro, guardando-o em algum lugar para que a pessoa não o gaste.
Como se escreve pé de meia no plural?
Plural: pés-de-meia.
Como se escreve pé de moleque na nova ortografia?
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pé de moleque.
O que significa a gíria pé de meia?
Significado de Pé-de-meia
substantivo masculino Todo o dinheiro que uma pessoa guardou ou economizou para situações futuras; reserva, pecúlio, aforro.
DICAS FINANCEIRAS que mudarão SUA MENTE! (Educação Financeira, Dívidas, Pé-de-Meia) - PRIMO POBRE
O que é fazer o pé de meia?
- Avaliar as despesas face ao rendimento. ...
- Fixar até 40% do rendimento para créditos. ...
- Reservar 10% do rendimento para a poupança. ...
- Definir os diferentes objectivos de poupança. ...
- Investir para rentabilizar a poupança.
Qual o processo de formação de pé de meia?
A palavra pé-de-meia é formada pelo processo de composição por justaposição, porque ocorreu as junções “pé + de + meia”, sem que ocorresse alteração fonética nas palavras. A palavra antemão é formada pelo processo de derivação prefixal, porque foi acrescentado o prefixo ante- à palavra primitiva “mão”.
Porque pé de moleque tem hífen?
A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.
Qual é o plural de pé de moleque?
Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como usar o porquê?
Quando usar Porque? "Porque", escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.
Qual é o plural de cor-de-rosa?
Plural do substantivo: cores-de-rosa. Plural do nome: cores-de-rosa.
Porque Café com Leite perdeu o hífen?
O hífen não será mais empregado na formação de palavras:
Em que o prefixo ou falso prefixo acabe em vogal e o próximo termo comece em r ou s.
Faz de conta com hífen ou sem hífen?
A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.
Porque o uso do hífen?
O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc ...
Qual é o plural de pés?
Pés é o plural de pé.
Qual o plural de pé de moleque Beija-flor Obra-prima Navio-escola?
Alternativa c: pés de moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola. Pés de moleque: nas palavras unidas por preposição, apenas o primeiro elemento passa para o plural. Beija-flores: nos substantivos compostos formados por um verbo (beija) e um substantivo (flor), apenas o segundo vai para o plural.
Qual é o plural da palavra Couve-flor?
Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores.
Porque se usa hífen na palavra pé de meia?
Quando a expressão indica um dinheiro que uma pessoa tem guardado, uma poupança, ela tem hífen. Nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais, não se emprega em geral o hífen. ... Ponto 6 da Base xv do acordo ortográfico de 1990.
O que é palavra com hífen?
Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. A mesma regra serve para elementos não autônomos e falsos prefixos.
Por que Cana-de-açúcar tem hífen?
Com o Acordo Ortográfico, a palavra «cana-de-açúcar» escreve-se com ou sem hífenes? ... O uso do hífen é obrigatório em palavras compostas que designam espécies botânicas. Esta palavra não sofreu qualquer alteração com o Acordo Ortográfico.
Qual é o processo de formação da palavra feminismo?
Feminismo (acréscimo do sufixo -ismo) é uma palavra formada pelo processo de derivação sufixal, assim como a palavra cruelmente (acréscimo do sufixo -mente).
O que é o processo de formação de palavras?
No português, os principais processos para formar palavras novas são dois: derivação e composição. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) É a formação de palavras a partir da anexação de afixos à palavra primitiva.
Qual é o processo de formação da palavra girassol?
Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).
Como surgiu a ideia de direitos humanos?
Onde é pronome relativo ou interrogativo?