Quais são as principais dificuldades para aplicação do sistema Just in Time?

Perguntado por: Mélanie Luana Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (41 avaliações)

O principal desafio do JIT: pessoas e cultura
  • Liderança. Adotar o sistema Just in Time não pode ser uma decisão de um setor ou grupo na empresa. ...
  • Produção. A predominância histórica do sistema de produção “empurrada” faz com que as equipes sejam reativas ao JIT. ...
  • Treinamento. ...
  • Cultura.

Quais as desvantagens de Just in Time?

O Just in Time oferece algumas potenciais desvantagens, as principais se relacionam a falta de flexibilidade do sistema produtivo. A companhia que segue esse modelo pode ter dificuldades de trabalhar com variedade de produtos. A variação da procura em curto prazo pode se tornar um problema também.

Quais as dificuldades enfrentadas pelas empresas para colocar o Just in Time em prática?

A grande desvantagem do sistema é que esse processo não pode ser aplicado em indústrias com pouca previsibilidade em demanda e que passa por diversas oscilações. Existem empresas que necessariamente precisam de um estoque, e o conceito de Just in Time não se adéqua às necessidades desse tipo de negócio.

Quais as principais dificuldades no processo de implantação do sistema Just in Time no Brasil?

O JIT no Brasil é difícil de ser implantado, mas não impossível devido alguns fatores culturais e sociais. No aspecto cultural se analisarmos pode-se notar que o Brasil é um país jovem diferente dos países milenares como: China, Japão, Inglaterra e países do Oriente Médio.

Quais as principais barreiras impostas a implementação do Just in Time?

Os resultados obtidos sugerem que as barreiras para implantação do JIT tendem a ser de ordem técnica, financeira, de recursos humanos, fornecedores e regulamentações governamentais, assim como sugere a literatura de referência.

JUST IN TIME: o que é "just in time"? Como funciona o "just in time"?

28 questões relacionadas encontradas

Quais as principais limitações das empresas e ou do mercado que dificultam a implementação integral do JIT?

Por outro lado, nem todas as empresas podem aderir ao JIT, pois suas principais limitações estão ligadas a própria flexibilidade do sistema produtivo, em relação à variedade de produtos e demanda, ou seja, o JIT precisa de uma demanda estável, o que nem sempre é possível, pois quanto mais instável o mercado mais ...

Quais são as limitações econômicas e de infraestrutura para adoção plena do JIT no Brasil?

As principais limitações do JIT estão ligadas à flexibilidade de faixa do sistema produtivo, no que se refere à variedade de produtos oferecidos ao mercado e a variação de demanda de curto prazo.

Qual é o conceito mais básico relacionado ao just in time?

O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.

É possível aplicar o sistema just in time em qualquer tipo de organização?

No entanto, é importante destacarmos que o just in time pode ser aplicado à qualquer tipo de organização e é muito importante para auxiliar na redução de estoques e dos custos decorrentes do processo.

Porque o just in time é uma filosofia gerencial?

1 - Porque o JIT é considerado uma filosofia gerencial, com escopo de aplicação bem além da redução dos estoques? Porque além de produzir somente o que é necessário, reduzindo custos com estoque de materiais, gera maior confiabilidade de entregas, maior visibilidade dos problemas.

Quais são as vantagens e desvantagens em se adotar o sistema JIT nas empresas?

O sistema just in time possui algumas filosofias:
  • Estoques desnecessários são geralmente vistos como prejudiciais, por ocuparem espaço e terem altos investimentos.
  • O tempo menor de preparação leva à diminuição dos lotes de fabricação.
  • Há menos incidência de erros, pois deixam de ser considerados inevitáveis.

Quais os impactos do Just-in-time para a logística?

Vantagens do uso do sistema just in time na logística

Redução dos riscos de avarias nas mercadorias; Redução do desperdício; Com a economia gerada é possível investir em outras ações ou setores da empresa; Evita que produtos fiquem encalhados, tornando-se obsoletos ou até mesmo estragando.

Como aplicar o just in time nas organizações?

Para que a aplicação do Just in time em uma empresa funcione adequadamente, é preciso que haja o cumprimento de alguns requisitos. É necessário que o fabricante obtenha uma boa relação entre cliente e fornecedor, para que os pedidos cheguem na hora certa.

Quais as desvantagens da produção enxuta?

Principais desvantagens do sistema Lean Manufacturing:
  • Aplicação restritas a sistemas produtivas com pouca variação na demanda e no mix de produtos.
  • Dependência maior de fornecedores internos.
  • Caso não existam estoques intermediários os defeitos podem acarretar paradas na linha de produção.

Quais as vantagens e desvantagens do sistema kanban?

Vantagens e desvantagens do Kanban

Aplicar o kanban facilita o trabalho em equipe, organizando as demandas compartilhadas. Também permite a visualização do quadro geral de fluxo do trabalho, indicando exatamente onde estão os gargalos no trabalho, com transparência. Funciona igualmente na identificação de desperdícios.

Qual a diferença entre Just in Time e just in case?

A diferença entre just-in-time e just-in-case

Just-in-Time produz mercadorias mediante pedidos feitos, e Just-in-Case literalmente produz "apenas para garantir".

Quais empresas usam o sistema Just in Time?

Hoje muitas empresas aplicam a metodologia, como Votorantim, Embraer, Avon, Unilever, Fiat, etc. Como fazer para implementar um modelo de gestão Just-in-time?

Qual é a importância da aplicação do Just in Time em uma empresa de manufatura?

Flexibilidade: o sistema Just in Time aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo e a flexibilidade dos trabalhadores contribui para que o sistema produtivo seja mais flexível em relação às variações dos produtos.

Como poderia o sistema JIT ser aplicado na indústria de serviços de alguns exemplos onde isso é perfeitamente viável?

Dê alguns exemplos onde isso é perfeitamente viável. O JIT pode ser aplicado perfeitamente na Indústria de serviços, visando eliminar o tempo de atendimento ao cliente. Ex. ... 2: Fast-foods - Mc Donald's onde os processos são seqüenciais, os gargalos são reduzidos e o set-up e os serviços são mais rápidos.

Quais são os 3 elementos que são a base do Just-in-time?

O JIT tem a premissa de alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário.

O que é Just-in-time Cite exemplos?

O que é Just in Time:

O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.

Quais os princípios da qualidade do JIT?

Just in Time (em português, “na hora certa”) é um método de produção enxuta em que a empresa fabrica os produtos de acordo com a demanda exata de quantidade que ela recebe, sem foco em produção de estoque e priorizando a entrega rápida ao cliente.

Quais são os principais tipos de desperdícios encontrados na produção como a filosofia JIT propõe eliminá los?

Como a filosofia JIT propõe elimina-los ? Desperdício de superprodução: o JIT considera um desperdício o hábito de produzir antecipadamente à demanda, para o caso de os produtos serem requisitados no futuro.

Quais são as características objetivos e vantagens do sistema Just in Time?

Os principais objetivos do Just In Time são a redução de custos e desperdício dentro de uma organização, através da melhoria contínua. A cultura japonesa tem grande influência no método, os colaboradores estão sempre em busca de otimizar os processos, evitando possíveis falhas e mantendo a qualidade do produto final.

Qual a diferença entre Just in Time e MRP?

Voltado para a eliminação de desperdícios, o JIT — sigla para Just In Time —, tem um foco voltado para a produtividade, tornando a empresa mais competitiva. Já o MRP — ou Material Requeriment Planning —, atua mais como uma forma de se obter o controle das operações por meio do planejamento.

Artigo anterior
Como conseguir RG Digital?
Artigo seguinte
Qual a importância dos jogos e brincadeiras na educação física?