O que é o auto de penhora?

Perguntado por: Isabel Vanessa Rodrigues de Baptista  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

TERMO DE PENHORA. O Termo (ou Auto) de Penhora constitui-se em ato específico para execução de devedor por falta de pagamento. A penhora deverá recair sobre tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, dos juros, das custas e dos honorários advocatícios.

Como fazer auto de penhora?

Deverá o auto de penhora conter a descrição detalhada do bem, sua destinação, estado de conservação, qualidade e quantidade. Além disso, deverá fazer menção a eventuais ônus que gravam o bem, como eventuais hipoteca, penhor, alienação fiduciária em garantia etc.

O que deve constar no auto de penhora?

A penhora será realizada mediante auto ou termo, que conterá:
  • a indicação do dia, do mês, do ano e do lugar em que foi feita;
  • os nomes do exequente e do executado;
  • a descrição dos bens penhorados, com as suas características;
  • a nomeação do depositário dos bens.

O que fazer após o termo de penhora?

Após a realização da penhora, o próprio oficial de justiça já deve efetuar a avaliação dos bens, salvo se a avaliação necessitar de conhecimentos específicos em que o juiz deverá nomear avaliador. Uma vez realizada a avaliação, serão ouvidas as partes sobre o laudo elaborado.

O que significa processo de penhora?

A penhora consiste na apreensão judicial dos bens do devedor com finalidade de garantir o pagamento de uma dívida. Os bens serão retirados da posse do devedor para garantir a execução do débito.

Detalhes práticos sobre a Penhora de Bens

21 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura um processo de penhora?

Vai depender do andamento do processo, mas se já estiver em execução pode levar até 1 ano. Caso ainda não, pode levar mais tempo, até 3 anos.

Quando o juiz manda penhorar?

O processo de penhora acontece quando um credor solicita um bem para que haja execução de dívida. Assim, um juiz faz a emissão do pedido e o objeto de penhora é logrado através de um oficial de justiça.

O que acontece se o pagamento for realizado após a intimação da penhora?

Ao prosseguir com o cumprimento da sentença, esclareceu a ministra, o devedor condenado é intimado a efetuar o pagamento em 15 dias; caso contrário, o montante será acrescido de multa no percentual de 10%.

Como tirar um imóvel da penhora?

De acordo com o parágrafo único do art. 848 do Código de Processo Civil “A penhora pode ser substituída por fiança bancária ou por seguro garantia judicial, em valor não inferior ao do débito constante da inicial, acrescido de trinta por cento.”

Quando a penhora é efetivada?

Cabe salientar que a penhora ocorre quando o bem é retido e o devedor é destituído da sua posse. Entretanto, é corriqueiro que a apreensão seja fictícia, uma vez que é lavrado o auto ou termo de penhora, mas o bem continua com o devedor, nomeado de depositário.

Quais as informações que deverão estar contidas no auto ou termo de penhora?

Do termo ou do auto de penhora devem constar a data e o lugar em que foi realizado o ato, a qualificação das partes, a descrição detalhada dos bens e, eventualmente, a nomeação de depositário. Ademais, caso ocorra mais de uma penhora, deverá ser lavrado um auto para cada uma delas.

Qual a diferença entre termo e auto de penhora?

O termo de penhora é assinado pelo próprio devedor. Diferença salutar entre o auto e termo de penhora é que quando a penhora se dá por termo, o próprio documento que reflete a penhora já constitui a intimação do devedor, enquanto quanto ao auto de penhora, é necessário a intimação do devedor acerca da penhora.

Quem deve assinar o termo de penhora?

Lavrado o termo de penhora e assinado pelo gerente da agência, nomeado no ato como depositário dos valores constritos, consideram-se extemporâneos os embargos opostos mais de dez dias depois. 3. Aplicação do disposto no art. 738 , I, do CPC /73.

Quem faz o auto de penhora?

O termo ou auto de penhora conterá, também, a avaliação dos bens penhorados, efetuada por quem o lavrar. O Oficial de Justiça entregará contrafé e cópia do termo ou do auto de penhora ou arresto, com a ordem de registro. Bases: artigos 831 e seguintes do NCPC (Lei 13.105/2015), Lei 6.830/1980 e Lei 9.393/1996.

Quem faz a penhora no rosto dos autos?

No trato de penhora no rosto dos autos (art. 674 do CPC), a competência será do próprio juízo no qual ela foi efetuada, pois é nele que se concentram todos os pedidos de constrição.

Quem pode pedir penhora no rosto dos autos?

674 do CPC/73 — tratando-a como “averbação, com destaque, nos autos” (art. ... “Penhora no rosto dos autos é penhora de bens que poderão ser atribuídos ao executado em algum processo no qual ele figure como demandante ou no qual tenha a expectativa de receber algum bem economicamente apreciável.

Como reverter uma penhora de bens?

Art. 674. Quem, não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bens que possua ou sobre os quais tenha direito incompatível com o ato constritivo, poderá requerer seu desfazimento ou sua inibição por meio de embargos de terceiro.

É possível transferir imóvel penhorado?

É possível. Desde que seja registrado na escritura pública que é de conhecimento do comprador e este está ciente que a dívida pode avançar sobre o imóvel adquirido.

Qual o prazo para impugnar a penhora?

525 do CPC/2015, transcorrido o prazo de 15 dias para pagamento, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.

Qual o prazo para pagamento da dívida após o cumprimento?

​Durante o prazo de 15 dias para a quitação voluntária da dívida (artigo 523 do Código de Processo Civil de 2015), o depósito feito pelo devedor só pode ser considerado efetivo pagamento – e não garantia do juízo para o oferecimento de impugnação – caso haja manifestação expressa do executado nesse sentido.

Quanto tempo o réu tem para pagar?

Nova execução: prazo de 15 dias para devedor pagar independe de intimação. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, uma vez transitada em julgado a sentença, é desnecessária a intimação pessoal do devedor para cumpri-la.

Como pagar uma penhora?

Isso porque, para ser quitada, o valor do bem penhorado deve ser superior ao valor da dívida. Nesse caso, o bem vai a leilão e o valor arrecadado serve para quitar a dívida. Caso o saldo seja superior ao necessário para a quitação, a diferença é devolvida ao devedor.

Quando a justiça pode penhorar um bem?

Pode-se penhorar parte desses valores ganhos, como salários, vencimentos, subsídios, soldos, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios caso o valor recebido exceda a sua necessidade de subsistência ou em situações em execuções de alimentos.

Como funciona penhora de bens por dívida?

A penhora de bens é um recurso legal usado para garantir que a dívida contraída será paga pelo devedor. Caso você deva a alguém e não quite a dívida, poderá ser acionado judicialmente e ter os bens penhorados. Isso significa que o bem fica retido como garantia pelo valor que se deve.

Qual a finalidade da penhora?

Em suma, a penhora tem a função de: individualização ou definição de um bem em garantia e apreensão do bem; depósito e conservação do bem, por meio da responsabilização do depositário fiel (aquele que assume a guarda do bem). atribuição do direito de preferência ao credor penhorante (art.

Artigo anterior
O que significa sonhar com móveis desmontados?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para tirar a carta de condução?