Quem pode mover uma ação regressiva?

Perguntado por: Débora Lara Cruz Reis Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

Ao Estado é atribuído o dever-poder de propor a ação regressiva contra seu agente que praticou ou se omitiu dando ensejo à condenação judicial para reparação do dano causado (JUSTEN FILHO, 2014, p. 1365).

Quem pode ajuizar ação de regresso?

O artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal estabelece que as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou ...

Em quais hipóteses cabe o direito de regresso?

O direito de regresso deve ocorrer pelo exercício de uma ação própria, após o trânsito em julgado da ação movida por quem sofreu o dano e a consequente condenação em indenização, pois o objetivo da ação é justamente o de a Administração ter ressarcido o seu prejuízo decorrente da indenização, em virtude de atos ...

Em quais casos e contra quem uma ação regressiva pode ser interposta?

Há possibilidade de ajuizamento de ação regressiva contra os herdeiros ou sucessores do agente causador do danos, conforme diz, expressamente, a Lei nº 8.112/90 (dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais), no art.

Como funciona a ação regressiva?

É fundada no direito de uma pessoa (direito de regresso) de haver de outrem importância por si despendida ou paga no cumprimento de obrigação, cuja responsabilidade direta e principal a ele pertencia.

Direito Civil - Aula #125 - Ação Regressiva (É isso!)

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos exigidos para o exercício da ação regressiva?

Para o êxito desta ação exigem-se dois requisitos: primeiro, que a Administração já tenha sido condenada a indenizar a vítima do dano sofrido; segundo, que se comprove a culpa do funcionário no evento danoso.

Qual o prazo prescricional para ação de regresso?

A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

Qual o fundamento legal da ação regressiva?

Ação regressiva na Legislação

934 do Código Civil, o qual traz o seguinte texto: “Art. 934. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz”.

O que é direito de regresso na Administração pública?

Na definição de direito de regresso: Previsão constitucional direta, titularizada por qualquer pessoa jurídica exercente de função administrativa, da competência pública de determinar, frente aos agentes públicos responsáveis, a recomposição dos prejuízos imputados ao patrimônio do sujeito administrativo.

O que é uma ação regressiva do INSS?

AÇÕES REGRESSIVAS - PREVIDÊNCIA SOCIAL

Considera-se ação regressiva previdenciária a ação que tenha por objeto o ressarcimento ao INSS de despesas previdenciárias determinadas pela ocorrência de atos ilícitos.

Quais são os requisitos que ensejam o cabimento para que a Administração Pública ingresse com uma ação de regresso contra o agente público?

Assim, somente após ter sido condenada a indenizar a vítima é que a Administração poderá ajuizar ação regressiva em face do causador do dano, devendo comprovar o dolo ou culpa. Em se tratando de uma ação cível, poderá ser estendida aos sucessores do agente, caso este venha a falecer, respeitando-se o limite da herança.

O que é direito de regresso no direito empresarial?

Trata-se da assunção do risco da atividade empresarial, pois, a faturizadora arca com as consequências de sua atividade de administração dos créditos cedidos pelo faturizado.

O que é a responsabilidade civil objetiva?

A responsabilidade civil objetiva caracteriza-se com a demonstração de três requisitos: conduta (ação ou omissão), dano e nexo de causalidade, não sendo exigido, portanto, a demonstração da culpa do agente.

O que é o direito de regresso?

O direito de regresso

Esse direito determina que quem pagou a indenização de alguém em nome de outra pessoa pode cobrar reembolso do verdadeiro culpado. Ou seja, de quem causou o dano.

Qual o prazo de prescrição para que o Estado possa exercer seu direito de regresso contra o agente público responsável pelo dano?

Prescreve em 5 anos.

Qual o prazo prescricional para a ação de responsabilidade contra o Estado e a ação regressiva apresente uma definição sobre prescrição?

PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. 1. O prazo prescricional da pretensão reparatória contra o Estado, seja federal, estadual ou municipal é de cinco anos, nos termos do artigo 1º do Decreto nº 20.910/32.

Qual a finalidade da denunciação da lide?

Denunciação da lide - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É a forma de intervenção de terceiros, por meio da qual o autor ou o réu chamam a juízo terceira pessoa, que seja garante do seu direito, para resguardá-lo acaso de ser vencido a demanda em que se encontram.

Qual a diferença entre responsabilidade objetiva e subjetiva?

Responsabilidade civil: subjetiva X objetiva

A diferença é que na responsabilidade civil subjetiva a vítima precisa provar a culpa do agente, enquanto que na responsabilidade civil objetiva não há necessidade comprobatória de culpa.

Qual o prazo limite prescrição para se requer a indenização de um seguro segundo o Código Civil?

O prazo prescricional para que o segurado busque indenização frente à seguradora é de 1 (um) ano, contado da comunicação da negativa do pagamento da indenização, nos termos do art. 206, § 1º, do Código Civil.

Qual ação para reaver valores pagos?

A ação de repetição de indébito refere-se ao pleito de devolução do valor pago indevidamente. Por exemplo, se um cliente compra um computador no comércio eletrônico por R$1500, mas são cobrados R$1800 no seu cartão de crédito.

Quanto tempo prescreve seguro de vida?

Morte: três anos

Este é o prazo de prescrição do seguro de vida que foi contratado. Neste caso, o prazo estipulado é de três anos. No caso de falecimento do segurado, o prazo começa a ser contado a partir da data de falecimento do segurado e não a partir da data em que o beneficiário comunica o óbito.

Quando é aplicada a responsabilidade civil objetiva?

A responsabilidade objetiva, ou responsabilidade sem culpa, somente pode ser aplicada quando existe lei expressa que autorize. Portanto, na ausência de lei expressa, a responsabilidade pelo ato ilícito será subjetiva, pois esta é a regra geral no direito brasileiro.

Quando há responsabilidade civil objetiva?

A responsabilidade objetiva no Código Civil

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. “

O que é responsabilidade civil subjetiva?

A responsabilidade subjetiva é o dever de indenizar os danos causados diante de uma ação ou omissão, dolosa ou culposa. Para memorizar, lembre-se de que os quatro elementos devem estar presentes: culpa ou dolo, ato ilícito, dano, nexo de causalidade. No Código Civil, a responsabilidade subjetiva é a regra.

O que é sem direito de regresso?

As operações podem ser efetuadas com direito de regresso, quando os créditos não liquidados pelos devedores são debitados na conta corrente da empresa cedente; ou sem direito de regresso, quando os créditos deverão ser liquidados pelos devedores de acordo com as condições previamente contratadas diretamente ao CCB ...

Artigo anterior
O que é análise SWOT exemplo?
Artigo seguinte
Para que serve água do caroço de abacate?