O que são KPIs operacionais?

Perguntado por: César Kevin Moura de Reis  |  Última atualização: 26. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho. Com eles, é possível mensurar processos operacionais e gerir o que está funcionando ou não na rotina da organização, visando seu sucesso e o de seus funcionários.

Quais são os indicadores operacionais?

Quais são os 4 indicadores?
  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Índices de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.

O que é KPIs exemplos?

Tipos de KPIs

São KPIs que fornecem uma visão abrangente sobre os objetivos macro da organização. Geralmente diretores e executivos monitoram um ou dois indicadores para entender a performance da organização em um determinado período de tempo. Exemplos: Retorno sobre Investimento (ROI), receita e market share.

O que é indicador de operação?

O Indicador de Presença Operação presencial é o campo que tem o objetivo de identificar a presença (ou não) do comprador usado sempre quando um comprador vai ate o estabelecimento comprar o produto.

O que é KPIs de produção?

Os KPIs de produtividade são métricas que possibilitam quantificar o que está sendo entregue, seja por um processo, por uma equipe ou por um colaborador. Para isso, a maioria destes indicadores utiliza a comparação entre o que foi entregue e os recursos consumidos (tempo, dinheiro, etc.).

KPI O QUE É? (Significado dos Indicadores-Chave de Performance Pro Seu Negócio Ter Sucesso)

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais KPIs?

Exemplos de KPIs que levam em conta a perspectiva de clientes
  • Quantidade de clientes.
  • Retenção de clientes.
  • Participação no mercado (market share)
  • Número de devoluções ou reclamações.
  • Quantidade de queixas e reclamações resolvidas.
  • Tempo usado para resolver cada reclamação.

Quais são os 5 indicadores de produtividade que toda empresa precisa ter?

Quais são os principais indicadores?
  • 1- Indicadores de qualidade. ...
  • 2- Indicadores de capacidade. ...
  • 3- Indicadores estratégicos. ...
  • 4- Indicadores de lucratividade. ...
  • 5- Indicadores de competitividade. ...
  • 6 - Indicadores de turnover.

Quais são os 4 indicadores?

Os 4 tipos de indicadores de desempenho são:
  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Índices de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.

Quais são os indicadores estratégicos?

Os indicadores estratégicos

São relacionados aos objetivos de longo prazo da organização; Utilizados pelo alto escalão da gestão para influenciar decisões de longo prazo; Não sofrem alterações frequentes; Exemplo: participação de mercado global e crescimento anual de receita.

Quais são os três tipos de indicadores?

indicadores de desempenho ou sinalizadores; indicadores organizacionais: que podem ser estratéticos ou táticos; indicadores gerenciais: que podem ser de insumo, de processo, de produto ou de impacto; indicadores de tendência versus de resultado.

Como elaborar um KPIs?

Como criar um KPI: passo a passo
  1. Defina quais processos serão monitorados. Os indicadores-chave estão diretamente ligados ao planejamento estratégico. ...
  2. Crie metas e objetivos. ...
  3. Defina indicadores SMART. ...
  4. Estabeleça a metodologia de coleta e análise de dados. ...
  5. Acompanhe resultados.

Quais os objetivos dos KPIs?

Em essência, os KPIs são os objetivos principais pelos quais uma organização se esforça e como eles medem seu sucesso, enquanto as métricas são as medidas usadas para acompanhar o progresso em direção a esses objetivos.

Como fazer um KPI no Excel?

Criar um KPI
  1. No Data View, clique na tabela que contém a medida que servirá como a medida Base. ...
  2. Verifique se a Área de Cálculo aparece. ...
  3. Na Área de Cálculo, clique com o botão direito do mouse no campo calculado que servirá como a medida base (valor) e clique em Criar KPI.

Quais são os 5 indicadores de desempenho?

10 principais indicadores de desempenho organizacional
  1. Lucratividade. O primeiro indicador de desempenho é a lucratividade. ...
  2. Produtividade. ...
  3. Qualidade. ...
  4. Estratégia. ...
  5. Eficiência. ...
  6. Custos fixos. ...
  7. Faturamento. ...
  8. Recebimento.

Quais são os KPIs de vendas?

Os KPIs de vendas, ou indicadores-chave de performance, são usados para avaliar o desempenho da área dentro de uma empresa e funcionam como base para a tomada de decisões embasadas para as ações dentro do setor.

Qual a importância dos indicadores para a operação?

Em essência, os indicadores têm a missão de comunicar, de forma simples e por meio da quantificação, os resultados diretos de determinado processo ou operação. A partir deles, o gestor tem segurança na avaliação de atividades e mais agilidade para empreender os eventuais ajustes que se fizerem necessários.

O que não caracteriza um bom KPI?

O que não caracteriza um bom KPI? Relevância. Um dos maiores erros na escolha dos KPIs é optar por indicadores de vaidade, ou seja, números que não mostram nenhum resultado mas que fazem a equipe de Marketing ficar feliz.

O que é um indicador de eficiência?

Indicador de Eficácia

A eficácia mede o grau de cumprimento das metas. Ou seja, o objetivo é a realização e não os recursos gastos para chegar a tal resultado. Sendo assim, indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido, estando diretamente relacionados à satisfação dos clientes.

Como fazer um planejamento de indicadores?

Como criar indicadores para a empresa? 5 passos práticos
  1. Estabeleça os objetivos da empresa.
  2. Defina quais aspectos estratégicos serão observados.
  3. Liste os indicadores que serão medidos.
  4. Crie metas para seus KPIs.
  5. Monitore os indicadores periodicamente e faça ajustes.

Quais são os 7 principais indicadores de qualidade?

7 principais tipos de indicadores de qualidade
  1. Indicador de eficiência. ...
  2. Indicador de eficácia. ...
  3. Indicador de efetividade. ...
  4. Indicador de atendimento. ...
  5. Indicadores de qualidade de satisfação. ...
  6. Indicador de segurança. ...
  7. Indicador de turnover.

Quais os melhores indicadores para uma empresa?

Confira abaixo, apresentamos alguns dos principais indicadores de desempenho empresarial:
  • Margem de lucro/ Faturamento: ...
  • Retorno sobre o investimento (ROI) ...
  • Indicadores de satisfação do cliente. ...
  • Satisfação do cliente – NPS. ...
  • Taxa de rotatividade/Turnover. ...
  • Taxa de Conversão. ...
  • Indicador de competitividade. ...
  • Conclusão.

Quais são os indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho constituem o conjunto de medidas que uma empresa usa para avaliar sua performance ao longo do tempo. Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.

Como calcular KPI de produtividade?

Para fazer o cálculo de produtividade se baseando no tempo médio para realizar uma atividade, como por exemplo o tempo de um atendimento, usa-se a seguinte fórmula: índice de produtividade = número de clientes atendidos / horas trabalhadas no período.

Como medir a produtividade de uma equipe?

Como medir a produtividade da sua equipe
  1. Trabalhe com metas para o time. Mesmo que os colaboradores sejam aplicados e competentes, é necessário indicar aonde a organização pretende chegar. ...
  2. Use critérios de fácil mensuração. ...
  3. Elabore relatórios para medir a produtividade.

São exemplos de indicadores de resultados?

São exemplos de indicadores de resultados?
  • Indicadores de lucratividade. ...
  • ROI. ...
  • Valor do Ticket Médio. ...
  • Conversão em Vendas. ...
  • Faturamento por pessoa. ...
  • Produtividade. ...
  • Rotatividade ou Taxa de Turnover.

Artigo anterior
O que acontece se der Dramin para cachorro?
Artigo seguinte
Qual a vantagem e desvantagem do Grand Siena?