O que diz o artigo 23?

Perguntado por: Santiago Costa de Sá  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

23 - Os menores de dezoito anos são penalmente irresponsáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.]

O que é o artigo 23?

23. Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. Art.

O que diz o artigo 22 do Código Penal?

22 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o carater criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

O que é o exercício regular do direito?

"É o desempenho de uma atividade ou a prática de uma conduta autorizada por lei, que torna lícito um fato típico. Se alguém exercita um direito, previsto e autorizado de algum modo pelo ordenamento jurídico, não pode ser punido, como se praticasse um delito.

O que exclui a culpabilidade do crime?

A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito consistem em causa excludentes da ilicitude. A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas excludentes da culpabilidade.

Código Penal Comentado - Art. 23

30 questões relacionadas encontradas

São causas que excluem a culpabilidade do crime exceto?

São hipóteses de exclusão da culpabilidade, EXCETO: a) inexigibilidade de conduta diversa na coação moral irresistível. b) erro inevitável sobre a ilicitude do fato. c) estado de necessidade.

O que exclui a punibilidade?

São elas: a morte do agente, a anistia, graça ou indulto, a abolitio criminis, a prescrição, a decadência ou a perempção, a renúncia ao direito de queixa ou o perdão aceito, a retratação do agente e o perdão judicial.

Quais os requisitos para o exercício regular de direito?

Possui 3 requisitos: 1º) Indispensabilidade (impossibilidade de recurso útil aos meios coercitivos normais); 2º) Proporcionalidade; 3º) Conhecimento da situação de fato justificante (subjetivo).

Qual a diferença entre exercício regular de direito estrito cumprimento dever legal?

O estrito cumprimento do dever legal e quando o agente está obrigado e dever a cumprir o mandamento legal, e o exercício regular de direito e o desempenho de uma atividade ou a prática de uma conduta autorizada por lei, classificada por lei como crime, com autorização prevista em lei.

O que é animus Corrigendi?

Animus corrigendi: intenção de corrigir (pode, em certos casos, afastar o crime de maus tratos. Configurado o excesso, entretanto, haverá o crime). Animus furandi: intenção de furtar (afasta, por exemplo, o crime de furto de uso que não é tipificado em nosso ordenamento).

Como funciona o artigo 22 para professores 2021?

O docente participa da atribuição em sua U.E. de origem e participa na D.E. para pegar as aulas do artigo 22. As aulas da U.E. de origem devem ser atribuidas como aulas em substituição, caso o titular seja bem sucedido na atribuição das aulas do artigo 22 e se afaste junto à outra U.E.

O que significa coação moral?

"A coação moral dá-se quando uma pessoa for alvo da ameaça de inflição de um mal grave e injusto. É preciso que tal ameaça seja revestida de seriedade.

O que é artigo 22 professores estado SP?

Artigo 22 é quando você opta por ficar emprestado à outra unidade escolar. Cuidado, uma vez feita a opção, você não pode ampliar jornada e nem pegar carga suplementar, fica só com as aulas da jornada escolhida, mesmo que não consiga ser emprestado.

O que significa coação moral irresistível?

22 do Código Penal, a coação moral irresistível trata-se de grave ameaça, onde a vontade do autor não é livre (vis compulsiva). Difere da coação física irresistível, onde não existe uma vontade e o agente não tem domínio da conduta (vis absoluta), neste caso exclui a ação, configurando atipicidade penal.

O que é uma excludente de ilicitude?

A exclusão da ilicitude se dá pela presença de certos elementos ou situações que afastam a ilegalidade de uma ação. É uma típica estratégia de defesa no direito, pela qual configura-se uma exceção à proibição legal.

O que é a tipicidade da conduta?

É a conformidade do fato praticado pelo agente com a descrição de cada espécie de infração contida na lei penal incriminadora. Assim, para um fato ser considerado típico precisa adequar-se (subsumir-se) a conduta abstratamente descrita na lei penal.

O que é exceder o estrito cumprimento do dever legal?

O excesso no estrito cumprimento do dever legal (causa de exclusão da ilicitude) leva ao abuso de autoridade ou crimes previstos no Código Penal , ou ambos, conforme as circunstâncias.

Quais são as excludentes de tipicidade?

Haverá excludente de tipicidade: a) na aplicação da coação física absoluta; b) na aplicação do princípio da insignificância; c) na aplicação do princípio da adequação social; d) na aplicação da teoria da tipicidade conglobante. O primeiro elemento do crime é o fato típico.

Quais são os elementos que excluem o dever de indenizar?

Cabe destacar quais são as causas que excluem a responsabilidade civil, são elas:
  • Estado de necessidade;
  • Legitima defesa;
  • Exercício regular do direito;
  • Estrito cumprimento do dever legal;
  • Culpa exclusiva da vitima;
  • Fato de terceiro;
  • Caso fortuito e força maior;

Qual a natureza jurídica dos Ofendiculos?

Por fim, na conclusão, defende-se que a natureza jurídica dos ofendículos é exercício regular de direito e não legítima defesa.

O que é a exigibilidade de conduta diversa?

A exigibilidade de conduta diversa deve ser vista como a possibilidade que se abre no sentido de se cobrar do agente uma postura diferente em relação ao fato típico e ilícito que perpetrou.

Quais são as causas de extinção da punibilidade?

Prescrição, decadência e perempção. Causa extintiva da punibilidade complexa é a prescrição, decadência e perempção, prevista no artigo 107, inciso IV, do Código Penal.

Quais são as causas de extinção de punibilidade?

Extinção de Punibilidade
  • morte do acusado;
  • anistia, graça ou indulto;
  • caso uma nova lei deixe de considerar o fato como crime.
  • prescrição, decadência ou perempção;
  • renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;
  • retratação do acusado, nos casos em que a lei a admite;

Qual o conceito de punibilidade?

Punibilidade é a consequência do crime, ou seja, quando se pratica o fato típico, ilícito e culpável aquele comportamento descrito na lei em abstrato é concretizado com o comportamento da pessoa depois de conenado o Estado poderá exercer essa pretensão.

São excludentes de culpabilidade do CP?

A excludente de culpabilidade é uma das situações onde o sujeito que cometeu um crime é afastado ou excluído da culpa de tê-lo cometido. Isso quer dizer que houve um ato ilícito e tipificado como tal no Código Penal, mas o agente que o cometeu não é responsável pela culpa de tê-lo cometido.

Artigo anterior
Como limpar e energizar a ametista?
Artigo seguinte
Como preencher NF eletrônica MEI?