O que são comportas de uma barragem?

Perguntado por: Benjamim Pereira Coelho  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

O que é Comporta:
Espécie de porta metálica que regula o escoamento de um líquido: as represas e açudes são dotados de comportas.

O que são comportas de água?

São comportas que permitem acumular água nos reservatórios, permitindo uma descarga pelo vertedouro, quando as chuvas intensas elevam o nível das águas. Estas comportas são do tipo setor, e são acionadas por um guincho, permitindo a passagem da água, sobre o vertedor, conforme a ilustração.

Quais os tipos de comportas?

  • COMPORTA BASCULANTE.
  • COMPORTA BASCULANTE VISTA DE. JUSANTE.
  • COMPORTA SEGMENTO COM. BASCULANTE.
  • COMPORTA CILINDRICA.
  • COMPORTA ENSECADEIRA.
  • TABULEIRO INFERIOR DE COMPORTA. LAGARTA.

Como funcionam as comportas?

Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior.

Qual a função das comportas nas usinas hidrelétricas?

Equipamentos para usinas hidrelétricas

Comporta deslizante sobre guias, cuja função básica é criar uma zona seca para proteger o setor no qual se realizam trabalhos de manutenção ou obras de infraestrutura. Comporta de setor que varia em função do número de lados que fazem a vedação.

VEJA O QUE ACONTECE QUANDO UMA ENORME BARRAGEM É ABERTA!

36 questões relacionadas encontradas

O que significa abrir comportas?

As comportas são abertas quando a represa atinge o nível máximo de capacidade e há risco de transbordamento do reservatório ou rompimento de barragem.

O que é Stop Log barragem?

A Stop Log Permite abertura parcial ou total, são também empregadas para regular e dividir vazões na distribuição da água em decantadores e tanques de aeração em processos de tratamento de água ou esgotos.

O que são e para que servem as eclusas?

– Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde existem barreiras. Ela atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno.

Para que são construídas as eclusas?

Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que consiste numa construção que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). Eclusas são construidas, geralmente, para superar as diferenças do nivel da água nas barragens das usinas hidrelétricas.

Quais são os critérios para a construção de uma eclusa?

A eclusa nada mais é que uma grande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio entra, os portões são fechados. Quando a embarcação passa do ponto mais baixo para o mais alto, a água entra e eleva o navio. Quando o caminho é o inverso, a água escoa e a embarcação desce.

Para que serve o vertedouro?

O vertedouro tem a função descarregar toda a água não utilizada para geração. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Tem eclusas no Brasil?

Atualmente existem oito eclusas sob a responsabilidade do DNIT. Dessas, quatro ficam no Rio Grande do Sul (Fandango, Amarópolis, Dom Marco e Bom Retiro do Sul), duas em São Paulo (Três Irmãos e Jupiá), uma no Pará (Tucuruí) e uma na Bahia (Sobradinho).

O que é eclusa em condomínio?

A eclusa é um sistema de segurança de duas barreiras, geralmente constituído por dois portões que tem como objetivo proporcionar um processo individual de acesso e saída do condomínio.

O que é o sistema de eclusas em rios e por que ele é utilizado na hidrovia Tietê-paraná?

Um sistema de eclusas viabiliza a passagem pelos desníveis das muitas represas existentes nos dois rios. A hidrovia possui uma extensão de 2.400 km, sendo 1.600 km no rio Paraná e 800 km no rio Tietê. ... A hidrovia integra um grande sistema de transporte multimodal do Corredor Sudeste de Logística.

O que é eclusa na arquitetura?

Uma eclusa de ar é um dispositivo que permite a passagem de pessoas e objetos entre um recipiente sob pressão e seu entorno reduzindo a alteração de pressão no recipiente e sua perda de ar. A eclusa consiste numa pequena câmara com duas portas herméticas em série que não se abrem simultaneamente.

Onde encontramos eclusas?

  • Acre.
  • Alagoas.
  • Amapá
  • Amazonas.
  • Bahia.
  • Ceará
  • Espírito Santo.
  • Goiás e Distrito Federal.

Qual é a maior eclusa do Brasil?

Eclusa da Usina de Tucuruí. Responsável por 10% da capacidade energética instalada no Brasil, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí possui a maior eclusa do País e garante um sistema de transporte de cargas e pessoas ao longo de 2 mil quilômetros em época de cheia do Rio Tocantins.

Como escreve comportas?

comportascomportas | n. f. pl.

Como está o reservatório de Três Maria?

O nível do reservatório, ainda de acordo com a Cemig, segue em ascensão ao longo da semana, o que já era esperado, porque rios que deságuam na represa ainda sofrem o reflexo das chuvas do início de janeiro.

Qual a diferença entre eclusa e clausura?

A clausura ou eclusa para condomínio é um espaço entre portões, para segurança e controle de entradas e saídas de visitantes ou entregadores. Ou seja, quando a pessoa adentra à eclusa, o segundo portão só é aberto quando o primeiro estiver fechado.

Para que serve a clausura?

O sistema de clausura serve para barrar a invasão de pessoas e veículos suspeitos. O intuito é retê-los para medidas de checagem e verificação, e, se for o caso, acionar a polícia.

O que é Clausura em condomínio?

A clausura é um sistema de segurança de duas barreiras, geralmente constituído por dois portões. ... Assim que o visitante é autorizado a entrar ou um morador chega em seu condomínio, tanto no caso da garagem quando na entrada de pedestres, os primeiros portões são abertos.

Tem eclusas no rio de Janeiro?

A Barragem Eclusa secciona o Canal São Gonçalo a uma distancia de 15 km da Lagoa dos Patos e 61 km da Lagoa Mirim. A Barragem Eclusa foi construída no ano de 1977, com objetivo de impedir a entrada de águas salgadas na Lagoa Mirim, a partir de um plano de desenvolvimento binacional entre Uruguai e Brasil (FAO 1972).

Tem eclusas em Minas Gerais?

O sistema de transposição da Eclusa de Sobradinho voltou a funcionar na última quinta-feira (25), permitindo a retomada da navegação no trecho do Rio São Francisco que liga as cidades de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA), distantes cerca de 1.371 quilômetros.

Artigo anterior
Qual o sentido do corpo para a Educação Física?
Artigo seguinte
Em que investir com 150 reais?