Como citar Freud luto e melancolia?

Perguntado por: Filipa Nicole Lima Araújo Esteves  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

Luto e Melancolia. Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1917 [1915]/1974.

O que Freud fala sobre luto?

Considerações acerca do Luto em Freud

Ao explicar o conceito em Luto e Melancolia, Freud (1915) o entende como uma reação à perda, não necessariamente de um ente querido, mas também, algo que tome as mesmas proporções, portanto um fenômeno mental natural e constante durante o desenvolvimento humano.

Como citar Freud ABNT?

Citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada. Exemplo: Freud (1898/1976) ou (Freud, 1898/1976). No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor, data e página citada.

Quando Freud escreveu luto e melancolia?

Destaca-se nesse conjunto a bela edição da Cosac Naify para "Luto e melancolia", um grande clássico escrito em 1915 (e publicado em 1917) cujo interesse só se renova, especialmente em tempos marcados por uma aparente profusão de quadros depressivos.

Quais são as principais diferenças apontadas por Freud entre luto e melancolia?

Para Freud, a melancolia pode, como o luto, ser uma reação à perda de um objeto amado, porém ele a coloca como uma perda de natureza mais ideal. ... Uma diferença presente entre luto e melancolia é o fato de que na melancolia, o ego se torna pobre e vazio, e no luto, esse processo ocorre com o mundo externo.

Freud | Luto e Melancolia | Dose Filosófica

17 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o luto e melancolia?

No luto há a perda de um objeto (ainda que seja um sujeito, uma pessoa), enquanto que na melancolia tem-se, segundo Freud, a perda do próprio eu do sujeito.

O que é a melancolia segundo Freud?

Para Freud (1917[1915]/2006) a melancolia é uma psiconeurose narcísica. Freud (1895/1996c), afirma que o afeto que corresponde à melancolia é o luto, o desejo de recuperar algo que foi perdido. Trata-se de uma perda pulsional, da perda da libido.

Quais são os 5 estágios do luto?

Os cinco estágios do luto descritos por ela:
  • Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro estágio: barganha. ...
  • Quarto estágio: depressão. ...
  • Quinto estágio: aceitação.

Qual volume está Luto e melancolia?

Sigmund Freud Obras Completas. Vol. 12. Tradução de Paulo César de Souza.

Em que consiste o trabalho de luto e a lamentação pelo que perdemos?

Enquanto o trabalho do luto culmina em uma renúncia ao objeto perdido, na melancolia este trabalho não pode ser realizado porque há uma impossibilidade de renunciar ao objeto que é possuidor de um aspecto idealizado do próprio eu. ... A melancolia pode ser entendida a partir do processo de identificação.

Como citar Freud Imago?

Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996. _________ (1924 [1923]) Neurose e Psicose.

Como citar Freud obras completas Companhia das Letras?

São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1914). Freud, S. (2014) Psicanálise e Psiquiatria.

Como citar psicologia das massas?

Obras completas - Psicologia das massas e análise do Eu e outros textos (1920-1923). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

O que a psicologia fala sobre o luto?

O luto é o processo emocional de vivenciar a ausência e o vazio causados por uma perda. Geralmente, é associado à angústia da perda de algum ente ou pessoa que morreu, mas também vivenciamos o luto em outros tipos de perda.

Como a psicologia vê o luto?

O luto é um estado de espírito de introspecção, tristeza profunda e, em algumas casos, negação. Com a partida de pessoas especiais, é normal sentirmos que a nossa própria vida não tem mais sentido. A sensação da perda e do vazio causado pela morte nos leva ao sentimento de luto.

Como Elaborar o luto psicanálise?

As 4 fases do luto para a Psicanálise
  1. 1 Desorientação, Torpor, Negação e Isolamento. Este é o momento em que a pessoa tenta se dar conta do que aconteceu. ...
  2. 2 Anseio e Busca da figura perdida. ...
  3. 3 Dor Profunda e Desespero. ...
  4. 4 Reorganização e Re-elaboração. ...
  5. 1 Negação e isolamento. ...
  6. 2 Raiva. ...
  7. 3 Barganha. ...
  8. 4 Depressão.

O que é narcisismo para a psicanálise?

Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo.

Qual a pior fase do luto?

A psicóloga Juliana acrescenta que uma das piores fases do luto é o primeiro ano após a perda, pois será o primeiro ano em que a pessoa enlutada passará os primeiros aniversários e as primeiras datas comemorativas sem a presença da outra. Essa pode ser a fase mais difícil.

O que significa barganha no luto?

A terceira etapa no modelo de Kübler-Ross se aplica aos casos em que o luto chega antes da morte em si, ainda que ela seja iminente. É conhecida como fase da barganha, ou da negociação. São acordos internos ou com Deus e divindades, como os santos. – Se eu melhorar, eu prometo fazer algo ou deixar de fazer.

O que não se deve fazer quando está de luto?

Viver o luto é essencial. Não esconda-o ou evite falar quando precisar. Escolha pessoas em quem confia para desabafar, chore toda vez que sentir vontade e, principalmente, não tente ignorar essa fase da sua vida. Ela é necessária para entender melhor a si mesmo e o complexo sentimento que a partida do sol traz.

O que significa melancolia resumo?

Na melancolia há uma apatia generalizada, ausência de ânimo, inércia e tédio. A pessoa não só deixa de se interessar por atividades de que antes gostava, como parece demonstrar uma tristeza intensa sem motivo —um quadro que pode, sim, migrar para a depressão.

O que é melancolia no romantismo?

No Romantismo, a melancolia era um estado emocional apreciado, pois representava uma experiência que enriquecia a alma. No âmbito da caracterologia, o tipo melancólico é um dos quatro tipos de personalidade, marcado por um temperamento pouco espontâneo, com muitas emoções negativas.

Como é uma pessoa melancólica?

A pessoa com temperamento melancólico é sensível e analítica. Um pensador profundo voltado para si, sendo muito exigente consigo mesmo e vivendo em constante autoanálise. Outras características marcantes são o perfeccionismo, altruísmo, criatividade e a cautela.

Quando o luto vira depressão?

A Depressão Reativa pode verificar-se após um incidente que envolva uma perda significativa (como uma morte, por exemplo). A pessoa deprimida apresenta um humor triste, apatia, desmotivação para a vida ou para a realização de tarefas diárias, etc.

Como citar Freud psicologia das massas?

FREUD, S. (1921). Psicologia das massas e análise do ego. In: FREUD, S.

Artigo anterior
Qual é a nomenclatura de HBr?
Artigo seguinte
Como Ryuma morreu?