Qual o sentido do corpo para a Educação Física?
Perguntado por: Luana Pires | Última atualização: 14. März 2022Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)
O corpo, para a Educação Física, significa a união do ser cognitivo com o ser movimento. ... A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área da educação, em especial da Educação Física.
Qual a relação entre o corpo e a Educação Física?
O grupo entende o corpo apenas em seu caráter biológico (conjunto de órgãos, ossos, músculos, etc.) e a Educação Física para a maioria desses estudantes é esporte. A relação existente entre corpo e Educação Física, foi relacionada ao movimento, o qual ajudaria a desenvolver o corpo.
Qual é a importância do corpo para Educação Física?
O corpo tem vinculações muito estreitas com a Educação Física não só por estar vinculado ao movimento, mas também por se apresentar no âmbito acadêmico/científico da mesma como objeto de estudo a partir das mais variadas problemáticas abarcando as mais variadas ciências.
Como é tratado o corpo na Educação Física?
O dualismo ainda é evidente no âmbito da Educação Física escolar. O corpo é dividido e tratado como uma máquina produtiva, um objeto que apenas reproduz inúmeras vezes e automaticamente um dado movimento. ... Palavras chave: Educação Física, Corporeidade e Motricidade Humana.
Qual corpo que a Educação Física trabalha?
A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento.
O que é EDUCAÇÃO FÍSICA? | Ciência do Corpo S01E01
Quanto é o salário de um professor de Educação Física?
No início da carreira, um professor de Educação Física ganha cerca de R$ 1.500. Entretanto, com o passar do tempo, ele pode chegar a ganhar até R$ 3.300. Assim, a média salarial nessa área fica em torno de R$ 2.250 por mês.
Quais são os componentes curriculares da Educação Física?
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos: Esportes, Jogos, Lutas e Ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas e Conhecimentos sobre o próprio corpo.
Como o corpo era tratado antigamente?
Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.
O que é concepção do corpo?
A concepção de corpo não se separa da corporeidade. A corporeidade é o estado ou qualidade de ser corpóreo, de ser material, seria toda e qualquer organização de ordem material e de ordem cultural. Todavia, corporeidade é o que constitui um corpo, realidade existencial e humana (SANTIN, 2008, p. 103).
Qual a concepção de corpo na atualidade e como ela influencia nas aulas de Educação Física?
O movimento e, conseqüentemente, o corpo, constituem a matéria-prima da Educação Física. O curso de graduação é um espaço importante para a construção da fundamentação teórico-prática que subsidiará a atuação do professor. ... Tradicionalmente, o corpo tem sido visto na Educação Física de forma fragmentada.
Qual a importância do conhecimento corporal?
O conhecimento do corpo é fundamental para que os estudantes tenham compreensão em relação ao seu corpo e até mesmo em elação as mudanças corporais conforme o tempo (COSTA, 2012).
Qual a importância da diversidade de corpos nas práticas esportivas?
A importância do esporte para a inclusão
A prática esportiva estimula diversas partes do corpo humano. ... No caso dos alunos com deficiência, essa limitação pode estar mais evidenciada, mas o envolvimento com os colegas na prática esportiva fortalece a motivação para buscar a superação.
Qual a relação entre corpo e saúde?
Um corpo saudável, mais que não ser portador de doenças, deve ser um corpo existencial, aberto ao mundo, não como um conjunto de potencialidades já determinadas, mas um permanente poder vir a ser, numa relação de convivência na existência sempre em busca de superações (JOSGRILBERG, 2000).
Qual a relação do corpo com a sociedade?
O corpo é algo primordial para interagirmos na sociedade, pois dependendo da forma que ele se encontra somos muito bem visto por determinados grupos sociais, isto é, se ele estiver em “forma ideal” de acordo com o padrão que a mídia tenta nos influenciar, caso contrario se não estivermos nesse padrão estético somos ...
Qual a sua concepção de corpo ideal?
O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.
O que significa a palavra concepções?
Concepção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de conceber ou gerar um ser no útero. Também pode ser um sinônimo de compreensão, percepção ou conceito.
Como era a concepção de corpo na Pré-história?
Na pré-história, nossos antepassados, moradores das cavernas, preocupavam-se apenas em sobreviver, sendo o corpo a arma de melhor embate, tanto na busca por comida (a caça) quanto para lhes possibilitar mais um dia de vida, ao obter forças suficientes para correr dos incontáveis predadores.
Como o ser humano era visto durante a Idade Média?
A mobilidade das pessoas durante a Idade Média foi intensa, o homem medieval vivia em constante deslocamento de uma região para a outra. Apenas para citar como exemplo, cavaleiros, mercadores, monges e peregrinos delineiam essa sociedade in via.
Como era visto o corpo na idade moderna?
Retornando ao conceito de corpo belo da Grécia, na era moderna o corpo passa a ser visto como refinado, esbelto. Havia disciplina e controle sob o corpo e cuidados relacionados à sua manutenção.
Como eram vistos o corpo e alma do homem medieval?
Na Idade Média, sob o ponto de vista moral da religião cristã, depois do pecado original cometido por Adão e Eva, o corpo humano passou a ser visto como depravado, responsável pela perdição da alma. ... era condenado por enclausurar a alma, impedindo-a de galgar os céus.
Para que a Educação Física é destinada como componente curricular?
O componente curricular da Educação Física, para Bracht (1999), contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, cabendo a ela ser uma prática de intervenção que tematiza as manifestações da nossa cultura corporal de movimento com uma intenção pedagógica, ...
Quais são as categorias da Educação Física na BNCC?
- UNIDADE TEMÁTICA 1: BRINCADEIRAS E JOGOS.
- UNIDADE TEMÁTICA 2: ESPORTES.
- UNIDADE TEMÁTICA 3: GINÁSTICAS.
- UNIDADE TEMÁTICA 4: DANÇAS.
- UNIDADE TEMÁTICA 5: LUTAS.
- UNIDADE TEMÁTICA 6: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.
O que é currículo para Educação Física?
A análise do currículo em Educação Física pressupõe uma definição de currículo. O eixo curricular delimita o que a escola pretende explicar aos alunos e até onde a reflexão pedagógica se realiza. A partir dele pode se delinear o quadro curricular, ou seja, a listar conteúdos ou atividades curriculares.
Quanto é a hora aula de um professor de educação física?
Um profissional de educação física que trabalha em academia pode chegar a ganhar até R$ 5 mil pode mês. Além da contratação direta com academias, tem-se popularizado a atividade de personal trainers, para os quais a média salarial varia de acordo com a região – de R$ 50,00 a R$ 200,00 a hora/aula.
Qual é o salário de um personal trainer?
No cargo de Personal Trainer se inicia ganhando R$ 1.565,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.669,00. A média salarial para Personal Trainer no Brasil é de R$ 2.500,00. A formação mais comum é de Graduação em Educação Física.
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