O que são adaptações crônicas?

Perguntado por: Sérgio Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)

As adaptações crônicas são aquelas que resultam da exposição sistemática a sessões de exercícios, representando as alterações morfofuncionais que diferenciam um indivíduo fisicamente treinado de um não treinado.

O que são adaptações agudas e adaptações crônicas?

As adaptações são classificadas como agudas e crônicas (RONDO E BRUM, 2003). Segundo Brum et al. (2004) nos exercícios estáticos, as adaptações agudas têm compatibilidade com a elevação da frequência cardíaca, pausa ou até mesmo diminuição do volume sistólico e um menor acréscimo do débito cardíaco.

O que são adaptações crônicas do exercício físico?

ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física. Exemplos: bradicardia, hipertrofia muscular, aumento massa magra, aumento da potência aeróbia, aumento da densidade mineral óssea.

O que é um efeito crônico?

Efeitos fisiológicos crônicos - também denominados como adaptações, são aqueles que resultam da exposição freqüente e regular às sessões de exercícios, representado os aspectos morfo-funcionais que diferem um indivíduo fisicamente treinado, de um outro sedentário .

Qual a diferença entre mudanças crônicas e mudanças agudas?

Em uma reação aguda, o exercício geralmente resulta em uma resposta imediata na variável examinada. A mudança crônica tem a ver com a reação do corpo ao estímulo repetido de exercício durante um programa de treino.

Sistema Cardiovascular - Respostas Agudas e Crônicas ao Exercício

36 questões relacionadas encontradas

O que é efeito agudo e crônico?

Este, para reparar os “danos” causados pelo exercício, estimula ou suprime diversas substâncias produzidas pelo nosso corpo e essas substâncias, uma vez suprimidas ou produzidas para atingir um tecido alvo, gerarão efeitos agudos, que se estimulados repetidamente, se tornarão crônicos.

O que são respostas agudas e crônicas?

As respostas agudas imediatas são as que ocorrem nos períodos pré-imediato e pós-imediato rápido, até alguns minutos após o término do exercício (3), como as elevações na freqüência cardíaca, na pressão arterial e na temperatura corporal.

Quais os efeitos agudos e crônicos do exercício físico?

Após análise crítica dos artigos, observamos que o exercício físico aeróbio, agudo e crônico, reduz a pressão arterial de repouso em indivíduos pré-hipertensos. Contudo, são necessárias maiores investigações acerca dos fatores que influenciam a redução pressórica nessa população.

O que são efeitos metabólicos?

Efeitos metabólicos. A síndrome metabólica é caracterizada por um somatório de distúrbios, sendo diagnosticada quando estão presentes pelo menos três dos seguintes fatores: hipertensão arterial, resistência a insulina, hiperinsulinemia, intolerância a glicose, diabetes tipo 2, obesidade central e dislipidemia (1).

Qual o efeito crônico do exercício na pressão arterial e frequência cardíaca?

Em resumo, o treinamento físico de baixa intensidade diminui a hiper- tensão arterial porque provoca redu- ção no débito cardíaco, o que pode ser explicado pela diminuição da freqüên- cia cardíaca de repouso. Além disso, esta alteração na freqüência cardíaca é devida a uma diminuição no tônus simpático no coração.

Quais as principais adaptações crônicas cardíacas ao treinamento aeróbio?

384, 2010) diz que “as adaptações cardiovasculares causadas pelo exercício aeróbio dinâmico se dão em sua maioria pelo aumento da atividade nervosa simpática e pela redução da parassimpática, que ocorrem principalmente por causa da ativação do comando central e de macanorreceptores musculares e articulares, essas ...

Quais são as adaptações fisiológicas?

ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA é: “Uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré-definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO”.

O que é adaptações positivas?

1) ADAPTAÇÕES CRÔNICAS POSITIVAS: são as adaptações crônicas que estão associadas as alterações morfofuncionais que SÃO BENÉFICAS para as pessoas. ... 2) ADAPTAÇÕES CRÔNICAS NEGATIVAS: são as adaptações crônicas que estão associadas as alterações morfofuncionais que NÃO SÃO BENÉFICAS para as pessoas.

Como ocorre o processo de adaptação?

Adaptação é o resultado do processo de seleção natural e pode ser entendida como a capacidade que um ser vivo tem de sobreviver e se reproduzir no ambiente em que vive. As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra.

Quais os efeitos metabólicos da atividade física?

Os principais efeitos fisiológicos e metabólicos proporcionados pelo exercício físico, tanto agudo quanto crônico, de uma maneira geral são: aumento da massa muscular esquelética, ganho de força, propriocepção, diminuição dos estoques de gordura, aumento do gasto calórico, aumento da taxa metabólica de repouso, aumento ...

Quais são as vias metabólicas?

As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.

Qual é o principal efeito metabólico do treinamento físico aeróbico?

Além de aumentar o consumo máximo de oxigênio, o treinamento aeróbico aumenta também a atividade das enzimas oxidativas, os estoques de glicogênio intramuscular, a densidade e capacidade mitocondrial dos músculos, melhora a capacidade de difusão pulmonar, o débito cardíaco, a densidade capilar e o controle da saturação ...

O que são considerados efeitos agudos do exercício?

Exemplos de efeitos agudos incluem sudorese, aumento da freqüência cardíaca, da ventilação pulmonar, da sensibilidade à insulina e da secreção de catecolamina, em como a redução da atividade parassimpática e do fluxo sangüíneo esplâncnico.

Qual a diferença entre efeitos agudos do exercício e efeitos agudos imediatos do exercício?

Os efeitos agudos, denominados respostas, são os que acontecem em associação direta com a sessão de exercício; os efeitos agudos imediatos são os que ocorrem nos períodos peri e pós-imediato do exercício físico, como elevação da freqüência cardíaca, da ventilação pulmonar e sudorese; já os efeitos agudos tardios ...

O que é agudo imediato?

o agudos imediatos: são observados nos períodos pré-imediato, per e pós-imediato do exercício físico, caracterizados pelos aumentos de frequência cardíaca, ventilação e sudorese normalmente associados ao esforço.

Qual tipo de exercício é mais indicado para pacientes hipertensos descompensados?

Recomendações para os hipertensos

O exercício aeróbico é o mais indicado até por ter sido mais estudado pelos cientistas. Pelo visto, ele é especialmente benéfico para domar a pressão. Além disso, é o que mais facilita o controle da hipertensão durante a execução.

São respostas agudas durante o exercício físico em temperaturas elevadas?

Esse fenômeno é chamado de aclimatação. A resposta de aclimatação será maior se houver exposição combinada ao calor e ao exercício, causando maior elevação da temperatura interna e sudorese mais profunda.

Quais são as respostas adversas do exercício?

Já é fato que treinar demais e descansar pouco causa problemas como insônia, enfraquecimento da imunidade e dores musculares.

O que são efeitos antropométricos?

Os benefícios adquiridos podem ser divididos em: efeitos antropométricos e neuromusculares (diminuição da gordura corporal, incremento da massa muscular, incremento da força muscular, incremento da densidade óssea, fortalecimento do tecido conetivo e incremento da flexibilidade), efeitos metabólicos (aumento do volume ...

O que é uma atividade aeróbica?

Os exercícios aeróbicos são aqueles que precisam do O² (Oxigênio) para produzir energia. A principal característica desse tipo de exercício é a intensidade baixa ou moderada e a duração longa. São exercícios mais leves e mais prolongados, onde o que faz a diferença é a duração dos movimentos, não a intensidade.

Artigo anterior
Quanto tempo dura o efeito de um ebó?
Artigo seguinte
Qual socket da 1 geração?