O que quer dizer a palavra edema?

Perguntado por: Marco Loureiro  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (68 avaliações)

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano. Existem diferentes tipos de edema, sendo que alguns podem ser mais graves, como o edema cerebral.

O que é edema E o que causa?

Edema é o intumescimento de tecidos moles decorrente do aumento de líquido intersticial. O líquido predominante é água, mas pode haver acúmulo de líquido rico em células e proteínas, se houver infecção ou obstrução linfática. O edema pode ser generalizado ou local (p. ex., limitado a um único membro ou a parte deste).

Quais são os três tipos de edema?

Conheça os vários tipos de edema
  • Idiopático - não tem causa conhecida;
  • Localizado - o acúmulo de líquido se dá em determinada área do corpo. ...
  • Generalizado - pode acometer todo o corpo;
  • Cerebral - os fluidos se concentram no cérebro, devido a alguma doença como a meningite;

O que é edema é perigoso?

Embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo, é mais comum nos membros inferiores, como resultado de problemas de circulação, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou lesão nos tecidos. Quando o edema é grave ou crônico, pode levar a complicações graves, incluindo úlceras, infecções e problemas de mobilidade.

O que fazer em caso de edema?

O tratamento do edema periférico depende do que causa o inchaço e pode envolver medicamentos e outros tipos de tratamento. Para aliviar o inchaço causado pelo edema periférico, o paciente deve fazer o uso de meias de compressão ou elevar os pés acima do nível da cabeça, para ajudar a drenagem.

EDEMA ÓSSEO | COMO E POR QUE OCORRE?

28 questões relacionadas encontradas

Quando um edema é preocupante?

É importante ficar atento à ocorrência de edemas já que eles podem ser um sinal de que algo não vai bem no corpo, surgindo até mesmo como um sintoma de insuficiência renal e também cardíaca.

Quais doenças causam edema?

Já as principais causas de edema generalizado são: insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão pulmonar, cirrose, doenças renais (síndrome nefrótica, síndrome nefrítica aguda, doença renal crônica), gestação (edema fisiológico e edema toxêmico), hipotireoidismo/ mixedema, desnutrição, edema iatrogênico (reposição ...

Quanto tempo leva para um edema desaparecer?

Por isso, um processo inflamatório é desenvolvido que leva ao edema. O tempo de duração do inchaço varia em cada caso, mas em geral é possível afirmar que costuma desaparecer entre duas a quatro semanas.

Quanto tempo demora para curar um edema?

Quanto tempo dura? Edema ósseo pode durar de alguns dias a alguns meses. Quando associada a lesão ligamentar como o ligamento cruzado anterior, por exemplo, melhora entre 2 a 3 semanas, período no qual o atleta deixa de sentir dor e pode evoluir com queixas de falseio.

Quanto tempo leva para sair um edema?

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Tem cura edema?

O edema pulmonar tem cura, mas é uma condição grave, portanto o paciente deve ir o mais rápido possível para o hospital.

Onde se localiza o edema?

O edema pode ser generalizado, quando ocorre por todo o corpo, ou localizado, quando se limita a uma região. Ele pode ocorrer em qualquer parte do nosso organismo, sendo comum na região de pernas e pés. Em alguns casos, o edema pode ocorrer nos pulmões, fígado e cérebro, sendo mais grave nessas ocasiões.

Qual o médico que cuida de edema?

Para tratar os problemas de circulação o especialista é o cirurgião vascular ou a angiologista e o mais importante é saber a causa exata para iniciar o tratamento, que pode ser feito com medicamentos em alguns casos com cirurgia.

O que é bom para desinchar o edema?

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo
  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Pratique atividades físicas. ...
  3. 3 Descanse as pernas para reduzir a retenção de líquido. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

Qual a diferença entre edema e inchaço?

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Qual a doença que incha os pés e as pernas?

Os pés inchados também podem ser sintomas de diversas doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes e artrite. Na maioria das vezes, essas situações levam ao acúmulo de fluidos nos tecidos e inchaços nos pés. Já em relação à artrite, inflamações nas articulações provocam o problema.

O que é um edema inflamatório?

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

O que pode causar edema nas pernas?

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Como tratar um edema na perna?

Como tratar?
  1. Pratique exercícios físicos;
  2. Eleve a parte inchada do corpo;
  3. Faça drenagem linfática;
  4. Use meias e luvas de pressão (sob orientação médica);
  5. Reduza o sal;
  6. Evite temperaturas extremas;
  7. Procure sempre um médico se houver edemas, dor no peito e/ou dificuldade para respirar.

Qual a doença que causa inchaço nos pés?

A causa mais comum dos pés inchados é a insuficiência venosa, que ocasiona a dificuldade de retorno do sangue aos vasos sanguíneos, gerando um acúmulo de líquido nos pés e tornozelos.

O que posso fazer para desinchar os pés?

Os inchaços nos pés costumam incomodar bastante e geralmente estão relacionados à retenção de líquidos, à falta de circulação ou ao sedentarismo. Para aliviar o incômodo e, assim, desinchar, uma das alternativas mais pensadas pelas pessoas é mergulhar os pés em água quente misturada com sal.

O que causa inchaço nos ossos?

Quando a cartilagem ao redor da articulação se desgasta, os ossos sofrem com maior atrito. Isso pode resultar em inchaço, dor e rigidez nas articulações. Essa forma inflamatória da artrite também é um distúrbio autoimune – um tipo de condição em que seu corpo ataca seus próprios tecidos saudáveis.

Qual o sintomas do edema?

O principal sintoma do edema é o inchaço da região afetada, porém caso o inchaço seja muito grande é possível notar outros sintomas como a pele mais brilhante e estirada. Caso o edema esteja nos pés ou pernas, ao caminhar, a pessoa pode sentir um leve ardor e formigamento.

Quando o inchaço dos pés é preocupante?

O inchaço pode não aparentar ser um problema grave de saúde, porém em alguns casos, pode ser também um alerta… Quando o inchaço persistir durante um longo período, pode ser sinal de má circulação mais séria nas pernas, torção, infecção, trombose, insuficiência cardíaca, entre outros.

É perigoso ficar com as pernas inchadas?

O inchaço nas pernas, também conhecido como edema das extremidades inferiores, é um problema que muitas vezes afeta a população mais velha. Esta situação pode ser incómoda, mas não necessariamente perigosa.

Artigo anterior
Como saber quem viu meu perfil no Google?
Artigo seguinte
Quais os tipos de aprendizado de máquina?