Desertificadas o que e?

Perguntado por: Francisca Cátia Pinto Rocha  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

Desertificação é o fenômeno que corresponde ao empobrecimento e diminuição da umidade em solos arenosos, localizados em regiões de clima subúmido, árido e semiárido.

O que significa desertificadas?

1. Acto ou efeito de desertificar (ex.: política de combate à desertificação do interior). 2. Transformação de uma região em deserto devido a factores climáticos (ex.: a desertificação do solo é um problema ambiental).

O que seria uma área desertificada?

Na desertificação, os solos ficam áridos e inférteis, perdendo a capacidade produtiva. Desertificação é um fenômeno caracterizado pela transformação (natural ou antrópica) de uma área vegetativa em deserto.

Quais são alguns efeitos da desertificação?

Podemos destacar também a salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos, diminuição na fertilidade e produtividade do solo e redução das terras agricultáveis.

O que é desertificação causas e consequências?

A desertificação é considerado um grande problema ambiental, consequência do empobrecimento do solo. Esse processo acontece quando determinado solo fica árido, ou seja, se torna seco, com menos umidade e nutrientes. Por consequência, o solo desertificado fica completamente improdutivo para a agricultura.

O FENÔMENO DA DESERTIFICAÇÃO: PRINCIPAIS CAUSAS E ONDE OCORRE | Resumo de Geografia para o Enem

45 questões relacionadas encontradas

Como se dá o processo de desertificação?

O processo de desertificação pode ser resultado de atividades humanas ou de fatores naturais. A desertificação é caracterizada como o processo de degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes das atividades humanas ou de fatores naturais (variações climáticas).

Quais são as causas da desertificação do solo na África?

O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, segundo relatórios da ONU, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido, ocupando-as com o cultivo da monocultura.

Quais ações devemos tomar para reduzir o nível de desertificação?

Pode-se fazer irrigação de salvação, utilizar a água para sistemas simplificados de irrigação, e utilizar o calçadão para secagem de produtos como feijão, milho, goma e a casca e a maniva da mandioca que, passadas na forrageira, servem de alimento para os animais e para outros usos.

Quais ações humanas contribuem para diminuir o problema de desertificação?

  • Captação da água da chuva.
  • Aração em faixas.
  • Sulcamento pré-plantio.
  • Sulcamento pós-plantio.
  • Sulco barrado.
  • Aração e plantio no plano.

Como é o processo de desertificação do solo?

O processo de desertificação ocorre em regiões de baixa pluviosidade, envolvendo causas naturais e antrópicas. Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos.

O que é a salinização do solo?

O termo salinidade se refere à presença, no solo, de sais solúveis. Quando a concentração de sais se eleva ao ponto de prejudicar o rendimento econômico das culturas, diz-se que tal solo está salinizado.

O que é a Laterização?

[ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Confrontar: lateralização.

O que é lixiviação em Geografia?

Lixiviação do solo

Em sua definição geológica, a lixiviação é retratada como sendo “a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo ou depósito sedimentar pela ação de um fluido percolante”, isto é, que faz movimentos descendentes.

O que tem acelerado o processo de desertificação em todo mundo?

O acelerado desmatamento, queimadas e o uso intensivo e inadequado do solo são os principais fatores intensificadores da desertificação, os quais levam a uma considerável perda da biodiversidade. Assim, o solo fica desprotegido e será atingido pelas intempéries, as quais levam muitas vezes, ao problema da erosão.

É possível recuperar áreas desertificadas?

Existem várias técnicas de recuperação de áreas degradadas, tais como plantio em linhas, plantio alternado e sistemas agroflorestais. A escolha da técnica de recuperação implica na seleção de espécies que devem pertencer ao bioma da área a ser recuperada.

O que deve ser feito para evitar o processo de desertificação?

Para evitar a desertificação é preciso investir em preservação ambiental, utilizar técnicas agrícolas sustentáveis, promover a educação ambiental e diminuir as emissões de gases poluentes.

Como evitar a desertificação no Nordeste?

Um dos conselhos que traz é para o pequeno produtor evitar a degradação das terras sem perder sua fonte de renda é fazer um bom plano de manejo da caatinga. Quem extrai madeira, por exemplo, deve adotar técnicas conservacionistas, que lhe pemitam explorar economicamente a vegetação sem devastá-la.

Quais são as causas da desertificação do solo no continente?

As principais causas da desertificação são o desmatamento, o uso intensivo (sem pausas) do solo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações).

Quais os problemas sociais e ambientais que a desertificação pode causar?

Redução das terras agricultáveis e consequente diminuição da produção de alimentos. A extinção da vegetação, dos rios, fontes de evaporação, causam mudanças no clima. ... Outros impactos sociais como: fome, conflitos pela posse da terra e refugiados ambientais.

Quais as medidas tomadas para conter o avanço do processo de desertificação na África?

Para fazer com que todos os problemas, direta ou indiretamente relacionados à desertificação na África, sejam amenizados ou resolvidos, é necessário investimento em pesquisa de agricultura climaticamente inteligente e em sementes resistentes à seca.

Como e onde ocorre o processo de desertificação no Brasil?

A ocorrência da desertificação no Brasil concentra-se nas regiões Nordeste e Sul do país. ... No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante).

Como ocorre o processo de desertificação no Brasil?

O processo de desertificação no Brasil atinge, em maior medida, a região Nordeste e resulta da combinação entre o uso inapropriado do solo e baixos índices de precipitação. ... No Brasil, graças ao uso indevido do solo e ao clima árido de algumas regiões, esse problema ambiental vem tornando-se cada vez mais intenso.

O que é o processo de arenização?

Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema).

O que é lixiviação exemplo?

Na geologia, a lixiviação é um processo de deslocamento de minerais presentes na superfície do solo. ... Com a exposição desta área devido ao desmatamento, às queimadas e ao sobrepastoreio, a ação gradativa das chuvas dissolve os nutrientes que são hidrossolúveis e deixa o solo infértil para o plantio.

Qual a diferença de lixiviação e erosão?

Erosão. É um dos mais conhecidos tipos de degradação do solos. ... Em alguns casos, a lavagem excessiva da camada superficial pela água das chuvas – processo chamado de lixiviação ou erosão laminar – torna os solos mais ácidos ou improdutivos.

Artigo anterior
O que zumbi fez de importante?
Artigo seguinte
O que significa mujahidin?