O que Platão falou sobre a morte?
Perguntado por: Kelly Freitas Coelho | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)
"Para Platão, a morte define todos os momentos em que estamos acordados, e talvez também nossas horas de sono."
O que Sócrates falava sobre a morte?
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?” (PLATÃO, 1980, p. 18).
O que Sócrates disse pouco antes de morrer?
“... Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus....!” Sócrates, citado em Platão.
O que é a morte para a filosofia?
Em seu sentido filosófico, a morte sempre é entendida ou discutida como finitude ou cessação da existência humana. A consciência da finitude da vida incorpora, como consequência, a reflexão sobre a existência.
O que é o que é a morte?
substantivo feminino Óbito ou falecimento; cessação completa da vida, da existência. Extinção; falta de existência ou ausência definitiva de alguma coisa: morte de uma espécie; morte da esperança; morte de uma planta. [Figurado] Sofrimento excessivo; pesar ou angústia: a perda do filho foi a morte para ele.
Platão - Biografia de Platão - Filosofia Clássica
Qual é o conceito de morte?
O termo morte é usado em vários sentidos. Metaforicamente, morte pode significar o fim, o desaparecimento. ... O conceito de morte pode ser encarado do ponto de vista religioso ou filosófico, contudo, os critérios de morte são indicadores biológicos da irreversibilidade de um processo, pelos meios actualmente conhecidos.
Porque Sócrates não tinha medo da morte?
É exatamente nessa disposição que Sócrates se encontra, seja no julgamento – onde ele é condenado –, seja na proximidade e até mesmo na hora de tomar o veneno. ... Você defende que Sócrates não temia a morte porque não sabia o que havia depois dela.
Qual é o principal legado de Sócrates?
Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstractas admitem uma análise racional.
Qual pensador morreu envenenado?
Ao que parece, a execução foi uma opção do próprio filósofo, visto que evitá-la através de concessões pareceria reconhecer a sua culpa. Após ficar preso por 30 dias, Sócrates ingeriu o veneno, a cicuta, falecendo aos 71 anos de idade. Um relato comovente de sua morte encontra-se na obra Fédon, de Platão.
Como Sócrates se preparou para a morte?
3 Sócrates preparou-se para a morte rejeitando os excessos do comer, do beber e do sexo, sem se deslumbrar com riqueza e honras e buscando sempre a sabedoria. ... É preciso ter em vista o esforço para conhecer-se melhor e aprender a não ter medo da morte.
O que motivou a morte do filósofo Sócrates?
Por perturbar a ordem vigente, esse foi o real motivo da condenação e da sentença de Sócrates. Em 399 a.C., o filósofo recebeu o cálice contendo cicuta, o veneno utilizado para sua execução. Ele mesmo bebeu o conteúdo do cálice e, poucos minutos depois, morreu.
Quando e onde Platão morreu?
Quando em 529, o imperador romano Justiniano mandou fechar a Academia, junto com outras escolas não cristãs, a doutrina platônica já tinha sido amplamente difundida. Platão faleceu em Atenas, Grécia, no ano de 347 a.C.
Qual era o pensamento de Platão?
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. ... O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.
Em que consiste o principal legado de Platão?
Está entre os principais filósofos gregos, cuja influência inspirou toda a Civilização Ocidental. Em sua obra, destacam-se a Teoria das Ideias ou Teoria das Formas e sua filosofia política no livro “A República”, no qual se encontra o mito da caverna.
Qual o principal legado deixado por Aristóteles?
Aristóteles, filósofo grego antigo, modificou o pensamento filosófico de sua época. O elemento de seu legado que principalmente influenciou a produção filosófica foi a sua classificação sistemática do conhecimento, que antes era composto por um emaranhado de saberes de áreas diferentes.
O que defendia o Sócrates?
Defendia a verdade e era contrário ao relativismo; Foi acusado de corromper os jovens e negar os deuses; Foi julgado e condenado à morte.
Por que segundo Epicuro não precisamos ter medo da morte?
Para Epicuro não devemos temer a morte, porque ela nada significa a nós. Um dia todos nós chegaremos ao fim de nossas vidas e, por crer que nossa passagem aqui é breve, precisaríamos aproveitar o melhor do que nos é proporcionado.
Qual o melhor conceito de morte?
A morte é o termo da vida devido à impossibilidade orgânica de manter o processo homeostático. Trata-se do final de um organismo vivo que havia sido criado a partir do seu nascimento. O conceito de morte, no entanto, foi sofrendo alterações ao longo do tempo.
O que é a morte na Bíblia?
“A morte é como um sono, não há lembranças, não há emoções e nem sentimos e sofrimento em que partiu, assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono”. João 11:11,13.
O que é a morte reflexão?
A morte é compreendida de uma forma universal como fim de um processo físico-biológico. Sendo vista na contemporaneidade como algo assustador, que deve ser desviada a todo o momento. A morte não pertence mais à pessoa, tira-se a sua responsabilidade e depois a sua consciência. ...
O que é a morte para você?
A morte é tratada como algo triste e doloroso. ... Isso significa encarar que, assim como outros processos – como o nascimento – a morte é um estágio da vida, o qual sabemos que virá implacavelmente para todos nós. É o momento em que a vida se cansa, se esgota, até o adormecimento total.
O que acontece durante a morte?
A morte é definida como o ponto em que o coração não bate mais, e o fluxo de sangue para o coração é interrompido. ... “Assim que isso acontece, o sangue não circula mais no cérebro, o que significa que as funções cerebrais são interrompidas quase instantaneamente, e você perde todos os seus reflexos.”
Qual é o deus da morte?
Na mitologia grega, Tânatos tem uma família muito especial. É filho da Noite. E irmão gêmeo de Hipnos, o deus do sono.
Quais as três dimensões da metapsicologia freudiana diferencie as?
Pode ajuizar ação no recesso forense?