Quais as três dimensões da metapsicologia freudiana diferencie as?

Perguntado por: Victória Garcia de Simões  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Em Psicanálise esse esforço recebeu o nome de Metapsicologia que compreende necessariamente três aspectos: tópico, dinâmico e econômico. dualismo pulsional e da Pulsão de Morte em Além do Princípio do Prazer (1920) iniciando um processo teórico denominado segunda tópica.

Quais são os conceitos da metapsicologia freudiana?

A Metapsicologia é a teoria desenvolvida por Freud para descrever a organização e o funcionamento do psiquismo. Teoria topográfica: Compreende o psiquismo a partir de lugares ocupados por cada instância psíquica.

Quais os principais conceitos da metapsicologia primeira tópica?

A metapsicologia freudiana compõe-se, então, dos seguintes textos: Uma introdução ao narcisismo, As pulsões e seus destinos, O recalcamento, O inconsciente e Luto e melancolia. Eles explicitam a concepção de Freud da chamada primeira tópica, em que o modelo econômico tem uma ênfase especial.

Quais os principais conceitos da metapsicologia segunda tópica?

O cerne da metapsicologia nessa segunda tópica é o capítulo seguinte, O eu e o isso (1923), onde são destacados os dois sentidos de inconsciente presentes no texto (latente e recalcado) e o Eu é compreendido como emergente do Isso, como o desenvolvimento de uma projeção de uma superfície do corpo (nota ao pé da página ...

Quais são os três termos da psicanálise?

Quais os três usos do termo Psicanálise?
  • 1° uso: Um estudo sobre o ser humano.
  • 2° uso: Análise da ciência e cultura.
  • 3° uso: Método de análise e terapia do sujeito/paciente.
  • Análise imutável da realidade.
  • Determinante, mas não limitante.
  • Benefícios da terapia. ...
  • Aplicação e transformação.

O que é a metapsicologia freudiana? | Christian Dunker | Falando nIsso 105

35 questões relacionadas encontradas

Qual é o tripé da psicanálise?

Freud enuncia com isso o já conhecido tripé - análise pessoal, supervisão e estudo teórico - que tem sustentado a formação dos psicanalistas nas diferentes instituições, acrescentando mais adiante que: " ... Cabe afirmar que a Universidade só pode se beneficiar com a assimilação da psicanálise em seus planos de estudo" ...

Qual a principal característica da psicanálise *?

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

Quais são as 3 divisões da segunda tópica?

A Segunda Tópica de Freud: teoria estrutural
  • ID;
  • EGO;
  • e SUPEREGO.

O que define a 2ª tópica freudiana?

Na segunda tópica, Freud estabeleceu a sua clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como "modelo estrutural" ou "dinâmico", tendo em vista que a palavra "estrutura" significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente.

Quais os motivos que levaram Sigmund Freud a elaborar os artigos da metapsicologia?

O que obrigou Freud a fazer mudanças significativas na sua teoria metapsicológica, inicialmente apresentada no capítulo 7 de A interpretação dos sonhos, foram os problemas clínicos que não podiam ser tratados de maneira adequada por esse primeiro modelo.

Quais os 3 tópicos da 1º teoria do aparelho psíquico?

O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

Qual a primeira tópica para psicanálise?

A primeira tópica também é conhecida como “modelo topográfico”. É o conteúdo ausente da consciência em um dado momento. É o sistema que organiza os fenômenos psíquicos que não podem, em um dado momento, ficar acessíveis à consciência. Seus conteúdos são carregados de libido, a pulsão sexual.

Quais os conceitos fundamentais da psicanálise?

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Porque metapsicologia?

Entendida como "teoria dos processos psíquicos inconscientes", a Metapsicologia abriga em seu cerne a suposição da existência daquilo mesmo a que se voltam os esforços da clínica psicanalítica, daquilo que a caracteriza como tal: a suposição de uma atividade psíquica não perceptível.

Quais são os textos Metapsicologicos de Freud?

Os principais textos em que Freud trabalha numa perspectiva metapsicológica são: o Projeto de uma Psicologia (1895); A Interpretação dos Sonhos (1900), em especial o Capítulo VII; Formulações sobre os Dois Tipos do Acontecer Psíquico (1911); À Guisa de Page 3 3 Introdução ao Narcisismo (1914); O Inconsciente (1915); ...

Quem criou a metapsicologia?

O termo foi cunhado por Freud em seus estudos sobre as relações entre o inconsciente e a consciência para designar um conhecimento psicológico que considere as dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo, que se mostram nessas relações.

Como surgiu a segunda tópica?

Este foi um termo introduzido por Georg Groddeck em 1923 e conceituado por Sigmund Freud no mesmo ano, a partir do pronome alemão neutro da terceira pessoa do singular (Es), para designar uma das três instâncias da segunda tópica freudiana, ao lado do ego (eu) e do superego (supereu).

O que determina o nosso comportamento Segundo Freud?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

O que são as Topicas de Freud?

Freud organizou o aparelho psíquico em divisão, em que cada instância psíquica, com funções específicas estão interligadas entre si e ocupam um local na mente, daí surge o nome “tópica”, relacionado a lugar.

Quais as 3 estruturas do desenvolvimento psicológico a partir da psicanálise?

A relação entre os três conceitos de estruturas psíquicas

Portanto, estes três componentes (id, ego e superego) compõem o modelo de estruturas psíquicas. Se o tema abordado for de estruturas clínicas, então a Psicanálise afirma a existência de três delas: a neurose, a psicose e a perversão.

O que é o ID ego e superego?

Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.

Quais as formações do inconsciente Segundo Freud?

A teoria psicanalítica chama de formações do inconsciente os sintomas, os sonhos, os chistes, os atos falhos e as lembranças encobridoras. Essas formações são efeitos conhecidos dos processos psíquicos inconscientes.

Quais são as características da clínica psicanalítica?

A partir de uma fala concreta pode emergir o sujeito do inconsciente, entre o dito e o dizer, nunca resumido a um atributo. A técnica psicanalítica evoca o sujeito para que se possa operar sobre ele, pois supõe que há um saber do lado do sujeito que ultrapassa a qualificação consciente.

O que é contratransferência para a psicanálise?

Para Freud, a contratransferência define-se por ser a transferência do analista em relação ao paciente ou a resposta do analista à transferência do paciente, ou seja, a reação emocional, controlada, consciente e adequada do terapeuta ao paciente.

O que é supervisão na psicanálise?

497) referem-se à supervisão como sendo uma "psicanálise conduzida por um analista em formação e da qual presta contas, periodicamente, a um analista experimentado, que o guia na compreensão e direção do tratamento e o ajuda a tomar consciência de sua contratransferência".

Artigo anterior
O que comer para limpar o sangue?
Artigo seguinte
O que Platão falou sobre a morte?