Qual é o hospedeiro intermediário?

Perguntado por: Joel Monteiro  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada.

Quais são os seus hospedeiros intermediários?

Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada. Como exemplo, o caramujo é o hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. ... O parasita não evolui neste hospedeiro. Esse hospedeiro não é imprescindível para completar o ciclo vital.

Qual é o hospedeiro intermediário da malária?

Na Malária, o HOSPEDEIRO DEFINITIVO é o mosquito Anopheles, pois a reprodução sexuada (produção de gametas) ocorre em seu organismo e,consequentemente, o ser humano age como HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO, no qual ocorre a reprodução assexuada do parasita (esquizogonia).

Qual é o hospedeiro intermediário da esquistossomose?

Hospedeiro intermediário

Os caramujos gastrópodes aquáticos, pertencentes à família Planorbidae e gênero Biomphalaria, são os organismos que possibilitam a reprodução assexuada do helminto.

Qual a função do hospedeiro definitivo?

Hospedeiro definitivo é o que aloja o parasita em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada e o hospedeiro intermediário é aquele que aloja o parasita em sua fase de larvária ou de reprodução assexuada.

Parasitologia 7 - FONTE DE INFECÇÃO, HOSPEDEIRO DEFINITIVO E HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de hospedeiros?

Chama-se ao ser humano ou animal que acolhe bactérias, vírus ou parasitas. Chama-se hospedeiro primário aquele onde se desenvolve a maior parte da sua existência e, sobretudo, o seu crescimento. Por outro lado, é chamado de hospedeiro secundário ao que abriga o parasita apenas numa fase inicial do seu crescimento.

O que é Heteroxeno e Monoxeno?

Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. ... Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.

Quem são os hospedeiros intermediários do S mansoni no Brasil?

Hospedeiro intermediário

Os planorbí- deos são caramujos pulmonados e hermafroditas, que habitam coleções de água doce, com pouca correnteza ou parada. No Brasil, as espécies Biomphalaria glabrata, Biomphalaria straminea e Biomphalaria tena- gophila estão envolvidas na disseminação da esquistossomose.

Qual é o nome do verme que pode viver nas veias do fígado e do intestino do ser humano?

haematobium, sendo que somente o primeiro encontrou condições de se proliferar. É uma doença grave causada por verme do gênero Schistosoma, que se instala nas veias do fígado e do intestino das pessoas. No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistoma mansoni.

Quais são as formas parasitárias da esquistossomose?

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.

Em qual dessas doenças parasitárias O ser humano é o hospedeiro intermediário?

Hospedeiro intermediário – Parasitas

Um dos exemplos é a malária. Esta doença é causada por um protozoário, que tem no homem seu hospedeiro intermediário.

Quem é o hospedeiro intermediário da toxoplasmose?

O gato é o único hospedeiro definitivo urbano. Outros felídeos são responsáveis por manter o ciclo em áreas silvestres. Os hospedeiros intermediários, nos quais o parasita realiza somente a reprodução assexuada, são todos os outros animais, domésticos ou silvestres, e o homem.

Como ocorre o ciclo da malária desde o vetor até o hospedeiro intermediário?

O ciclo de vida do Plasmodium envolve os seres humanos e mosquitos do gênero Anopheles. Uma pessoa contamina-se quando uma fêmea do mosquito infectada pica o ser humano e injeta o protozoário na forma de esporozoíto. Os esporozoítos seguem em direção ao fígado, onde infectam os hepatócitos.

O que é vetor intermediário?

É o hospedeiro definitivo que sucumbe às doenças parasitárias. Os hospedeiros intermediários também podem ser chamados de vetores, principalmente quando o objeto de estudo é a doença causada e não o parasita em si. ... É no vetor biológico que o patógeno passa parte do seu ciclo de vida.

Qual o verme que ataca o fígado?

A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.

Qual o tipo de ciclo da esquistossomose?

Ciclo de transmissão da esquistossomose

Um indivíduo doente inicia o ciclo de transmissão ao eliminar suas fezes contendo ovos do parasita. Esses ovos, em ambiente aquático, absorvem água e rompem a casa, liberando uma forma larval do Schistosoma mansoni denominada miracídio.

Quais as fases da esquistossomose?

A esquistossomose apresenta duas fases: aguda e crônica.

Qual a epidemiologia da esquistossomose?

No Brasil, a esquistossomose é uma doença endêmica de grande importância na saúde pública, com cerca de 43 milhões de pessoas vivendo em áreas de risco de infecção e 7 milhões infectadas.

O que é a dermatite Cercariana?

Dermatite cercariana – corresponde à fase de penetração das larvas (cercárias) através da pele. Varia desde quadro assintomático até apresentação de quadro clínico de dermatite urticariforme, com erupção papular, eritema, edema e prurido, podendo durar até 5 dias após a infecção.

Qual a diferença entre Monoxeno e Heteroxeno?

Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio). Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.

O que é um parasita Heteroxeno?

Heteroxenos ou digenéticos → são os parasitas que necessitam de pelo menos dois hospedeiros para completarem o seu ciclo evolutivo (esquistossomo e o tripanossomo).

Como se classificam os parasitos?

Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam:
  1. Ectoparasitas atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro;
  2. Endoparasitas vivem no interior do corpo do hospedeiro;
  3. Hemoparasita parasita que vive na corrente sanguínea.

O que vem a ser hospedeiro?

O que é hospedeiro

Hospedeiro é o nome dado a um organismo, independentemente de seu grupo, que atua como “moradia temporária” para outro organismo. Aqui, podemos relacionar esse conceito a vários outros temas da ecologia e das interações entre os seres vivos: mutualismo, comensalismo e parasitismo!

O que é hospedeiro definitivo exemplos?

Hospedeiro definitivo: é o que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada. Ex.: o hospedeiro definitivo do Plasmodium é o Anopheles; os hospedeiros definitivos do S. mansoni são os humanos.

O que é hospedeiro primário e secundário?

O hospedeiro primário ou definitivo é aquele em que o agente chega à maturidade ou passa por sua fase sexuada. O secundário ou intermediário é aquele que se encontra em fase larvária ou assexuada.

Artigo anterior
Com quantos meses o bebe vira na barriga da mãe?
Artigo seguinte
O que jusante?