Quais as funções do Osteoclasto?

Perguntado por: Verónica Castro  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Os osteoclastos são células responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea. Essa célula destaca-se por ser grande, apresentar vários núcleos e apresentar mobilidade.

Quais são as funções dos osteoclastos?

Os osteoclastos são células grandes, móveis, multinucleadas (apresentam cerca de 50 núcleos) e responsáveis pelo processo de reabsorção óssea.

Quais as principais características e função dos osteoclastos?

O osteoclasto é uma célula que compõe a matriz óssea, bastante grande em comparação à outras células, multinucleada, e que está envolvida na reabsorção e remodelagem do tecido ósseo. Possui um citoplasma rico em lisossomos, além de apresentar numerosas mitocôndrias e um complexo de Golgi altamente desenvolvido.

Qual é a função dos osteoblastos?

Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.

Qual a função dos osteoclastos nos processos de fratura óssea?

Os osteoclastos são recrutados para a superfície (processo chamado de ativação) e reabsorvem uma quantidade de mineral, criando uma cavidade - lacuna de Howship - no osso trabecular.

OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS E OSTEOCLASTOS - CÉLUAS DO TECIDO ÓSSEO | Biologia com Samuel Cunha

29 questões relacionadas encontradas

Como é feita a reabsorção óssea pelos osteoclastos?

Durante a reabsorção, a estrutura óssea é dissolvida e digerida pelos ácidos e enzimas produzidos pelos osteoclastos. Conforme explica o ortopedista Vinícius Magno, esse processo de remodelação óssea possibilita que os ossos se adaptem às necessidades do corpo de cada indivíduo.

Como os osteoclastos podem promover a redução da massa óssea?

Esses agentes orais diminuem a remodelação óssea ao se anexarem prontamente à parte mineral do osso, onde ficam aguardando que os osteoclastos venham se ligar à superfície do osso. Assim que isso ocorre, os bisfofonatos se difundem dentro dos osteoclastos e induzem essas células à autodestruição.

Como acontece a ação dos osteoblastos?

Os osteoblastos estão envolvidos no processo de formação óssea mas, também, na manutenção deste tecido, assegurando a reparação de danos e lesões, mantendo a integridade óssea. A sua atuação é posterior à dos osteoclastos, que reabsorvem a matriz óssea pré-existente, ocorrendo a síntese de novo pelos osteoblastos.

Qual é a função do osteócitos?

Os osteócitos são essenciais para a manutenção da matriz óssea e sua morte é responsável pela reabsorção da matriz. Osteoblastos são células responsáveis pela síntese da matriz óssea. Essas células são capazes de armazenar fosfato de cálcio, fazendo parta de mineralização da matriz.

O que são osteoblastos osteoclastos e osteócitos?

Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.

Quais são as principais funções dos ossos?

O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.

Onde ficam os osteoclastos?

Os osteoclastos estão presentes na superfície de ossos quando há remodelação óssea por isso quando estão ativos repousam diretamente na área de osso a ser reabsorvida. Partes dos osteoclastos ficam localizadas em depressões, denominadas lacunas de Howship (lacuna de reabsorção).

O que é uma diáfise?

A diáfise corresponde à porção mediana e maior dos ossos longos, tendo o aspeto de um cilindro oco. Graças a este tipo de estrutura, os ossos longos apresentam uma grande resistência mecânica.

Quais são as células responsáveis pela regeneração óssea?

As células maiores e cheias de núcleos são chamadas de osteoclastos. Elas são responsáveis pela reabsorção do tecido ósseo destruído pelo trauma. Os osteoblastos são menores e contem um só núcleo.

Qual é a função dos osteoblastos e osteoclastos?

Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.

Como ocorre o processo de atividade química dos osteoclastos?

A superfície ativa dos osteoclastos fica voltada para a matriz óssea, num local de adesão no qual há secreção de colagenase e enzimas que digerem os componentes orgânicos da matriz óssea e dissolvem cristais de sais de cálcio. Citocinas e hormônios (calcitonina e paratormônio) controlam a atividade dos osteoclastos.

Como acontece o processo de Osteogenese?

As células osteoprogenitoras trazidas para o osso em desenvolvimento através dos botões osteogênicos dividem-se, formando mais células osteoprogenitoras. Algumas dessas células se diferenciarão em osteoblastos que continuarão a formar matriz óssea na superfície da cartilagem calcificada.

Qual seria a atividade física mais adequada para estimular a hipertrofia óssea?

Uma das opções para gerar ganho de massa magra é a musculação que, comprovadamente, é uma atividade bastante eficaz também no ganho de massa óssea, além de oferecer menos riscos de lesões do que alguns esportes, como futebol, tênis e basquete.

Quais hormônios interferem na função óssea?

Sistemicamente, a função das células ósseas é alterada principalmente pelos hormônios reguladores do metabo- lismo de cálcio: PTH, vitamina D e calcitonina(10). Outros hormônios também interferem no metabolismo ósseo, entre eles GH, glicocorticóides, hormônios tireoidia- nos e sexuais(10).

Como os hormônios atuam sobre os ossos?

Este hormônio causa um aumento no número de osteoclastos e reabsorção da matriz óssea, com liberação de fosfato de Ca e aumento da calcemia. A concentração de (PO4)3- não aumenta no sangue, porque o próprio paratormônio acelera a excreção renal dos íons fosfato.

Como ocorre o processo de reabsorção óssea?

A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo.

Como ocorre o mecanismo de reabsorção óssea como esse processo é controlado?

O processo de diferenciação das células da linha osteoclástica está muito controlado pelas células da linha osteoblástica, através de um eixo de regulação comum, vulgarmente conhecido por RANKL/RANK/OPG. O equilíbrio entre formação e reabsorção óssea está na dependência das flutuações locais do rácio RANKL/OPG.

Qual o processo de remodelação óssea?

A remodelação óssea é definida como um processo de aposição no qual há remoção localizada do osso antigo (reabsorção) e substituição por osso recentemente formado(23, 41).

O que significa epífise e diáfise?

A epífise, por outro lado, é o nome das pontas dos ossos longos. Um setor cartilaginoso separa as epífises da diáfise (o corpo) dos ossos enquanto o indivíduo está crescendo.

Quais ossos tem diáfise?

Ossos longos

Esses ossos são constituídos de uma diáfise, um corpo formado por tecido ósseo compacto, e epífases, que são as extremidades em tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero, rádio, ulna, fíbula e falanges.

Artigo anterior
Como desidratar casca da maçã?
Artigo seguinte
Quantos algarismos tem de 1 a 250?