Quais os cuidados de enfermagem na reação transfusional?

Perguntado por: Daniela Cruz de Loureiro  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

O que fazer quando ocorrer estas reações?
  1. Interromper imediatamente a transfusão e comunicar o médico responsável pela transfusão;
  2. Manter acesso venoso com solução salina a 0,9%;
  3. Verificar sinais vitais e observar o estado cardiorrespiratório;
  4. Verificar todos os registros, formulários e identificação do receptor.

Quais as condutas de enfermagem diante de uma reação transfusional?

Sobre os cuidados que devem ser tomados diante das reações transfusionais imediatas, a resposta mais citada foi interromper a transfusão (93,10%), seguida de comunicar o médico (86,21%) e comunicar o banco de sangue (48,28%).

Quais são os cuidados de enfermagem na transfusão sanguínea?

Durante o decorrer do procedimento os cuidados de enfermagem são voltados a acompanhar e monitorar o estado do paciente de modo a poder reconhecer e intervir imediatamente e de maneira eficaz caso uma reação transfusional ocorra, sempre atentando para o estado físico inicial do paciente.

Quais os cuidados de enfermagem durante e após a hemotransfusão?

Os sinais e sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, náusea, vômito, hipotensão, dor torácica, mal estar. As intervenções recomendadas são: parar a transfusão, manter a veia aberta com soro fisiológico, notificar ao médico, monitorar sinais vitais e prescrever, por decisão do médico, antipiréticos.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Transfusão Sanguínea e os Cuidados de Enfermagem

18 questões relacionadas encontradas

Quais os cinco cuidados de enfermagem?

Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
  1. Higienização das mãos. ...
  2. Uso correto de dispositivos, sondas e medicamentos. ...
  3. Prevenção de quedas de pacientes. ...
  4. Cuidado com as lesões de pressão. ...
  5. Cirurgia efetiva. ...
  6. Comunicação efetiva e transparente.

O que é o cuidado?

substantivo masculino Demonstração de atenção; em que há cautela, prudência: cuidado ao atravessar esta rua! Aplicação e capricho ao realizar algo; zelo, esmero: trabalhava com cuidado. Atenção maior em relação a; preocupação: ele necessita de cuidados.

Quais os cuidados de enfermagem antes durante e depois da infusão destes hemoderivados?

Verifique os sinais vitais do paciente antes da transfusão, 15 minutos depois e após a conclusão da transfusão (de acordo com as normas da sua instituição); Caso o paciente apresente sibilos, dispneia, rubor ou dor torácica, interrompa a transfusão, troque o tubo e inicie a infusão lenta de soro fisiológico.

O que deve ser feito antes de realizar a hemotransfusão?

Perguntar ao paciente ou a algum parente que confirme seu nome; Conferir dados do rotulo e da bolsa; Deve ser checada coloração, aspecto, e data de validade do hemocomponente; Verificar compatibilidade ABO (realizar tipagem beira-leito).

Quais são as etapas da transfusão?

Conheça melhor as 5 etapas da doação de sangue:
  • 1ª - Cadastro do Doador. O processo de doação se inicia na recepção é realizado o cadastro do doador mediante a apresentação de documento oficial com foto.
  • 2ª - Triagem Hematológica. ...
  • 3ª - Triagem Clínica. ...
  • 4ª - Coleta de Sangue-Doação propriamente dita. ...
  • 5ª Lanche.

Quais os cuidados de enfermagem na administração de hemocomponentes?

A equipe de enfermagem precisa estar atenta a qualquer sinal de rejeição/reação durante a administração do hemocomponente ou hemoderivado, então deve ser registrado ao prontuário a hora de início e término da transfusão, origem e identificação das bolsas dos hemocomponentes, identificação do profissional responsável e ...

Quais seriam os métodos de segurança na transfusão de sangue?

Para garantir a segurança do paciente, após a coleta da bolsa de sangue total são realizados análises sorológicas que investiga a presença de vírus das seguintes doenças: HIV, Hepatites, B e C, Chagas, HTLV e Sífilis.

Como deve ser feito o processo de transfusão sanguínea corretamente?

Como é feita a transfusão de sangue? O sangue (ou seus componentes) é sempre infundido através de uma veia. O acesso a esta veia pode ser feito pela introdução de uma agulha ou cateter, realizado por um funcionário habilitado. Geralmente utiliza-se uma veia do braço ou da mão.

Quais são os exames Pré-transfusionais?

Os exames de rotina realizados antes de uma transfusão consistem em: tipagens ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e testes de compatibilidade. A compatibilidade do sistema ABO do doador e do paciente detecta a presença de anticorpos no soro do paciente, este reagirá com antígenos nos eritrócitos doadores.

Quanto tempo deve correr o plasma?

Cada unidade de plasma fresco congelado normalmente produz 10 a 20 mL de crioprecipitado. Deve ser administrado através de um equipo com filtro e o mais rápido possível (pelo menos 200 mL/h) e sua infusão deve estar completa até seis horas após o descongelamento.

Quais os cuidados de enfermagem na administração de drogas vasoativas?

Entre os cuidados de enfermagem à pacientes em uso de dragas vasoativas estão: estabelecer critérios de diluição das drogas por meio de protocolos institucionais; observar aspecto da solução antes e durante a administração; administrar em bomba de infusão; manter cuidados com o acesso venoso que deverá ser central; ...

O que é transfusão de hemoderivados?

A transfusão de concentrado de hemácias (CH) tem como objetivo restabelecer a capacidade de transporte de oxigênio e a massa eritrocitária, portanto, sua indicação está relacionada com o comprometimento da oferta de oxigênio aos tecidos, causada pelos níveis reduzidos de hemoglobina.

O que é cuidado para você?

Cuidado é a acção de cuidar (preservar, guardar, conservar, apoiar, tomar conta). O cuidado implica ajudar os outros, tentar promover o seu bem-estar e evitar que sofram de algum mal. Também é possível cuidar de objectos (como uma casa) para impedir que ocorram danos.

O que quer dizer aos cuidados?

é uma abreviatura usada também no início de correspondências, cartas, e-mails, encomendas, documentos,… para indicar quem é o destinatário. É, assim, sinônima da abreviatura A/C. Att.

O que é o cuidar do outro?

Ajudar, dar, entregar, contribuir, alimentar, estender a mão, escutar, proteger, acudir e abraçar. Todos estamos de acordo que é um ato de valentia e generosidade praticar cada uma dessas ações relacionadas ao cuidado com os outros, porque elas exigem algo de nós.

Quais são os cuidados de enfermagem no Pronto Atendimento?

Todo profissional que atua com urgência e emergência em enfermagem deve conhecer 5 pontos imprescindíveis:
  • Acolhimento e classificação de risco. ...
  • Suporte Básico e Avançado de Vida. ...
  • Atendimento à vítima de trauma. ...
  • Assistência ao Infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Encefálico.

Quais são as ações de enfermagem?

As ações de enfermagem da área técnica ou instrumental são rela- tivas a: — higiene corporal (questões 1 a 6); — manutenção da ordem e asseio ambiental (questões 7 a 10); — manutenção do conforto e integridade física (questões 11 a 18); — terapêutica (questões 19 a 24).

Quais são os princípios básicos de enfermagem?

Alguns princípios podem também ser deduzidos: — A enfermagem respeita e mantém a unicidade, autenticida- de e individualidade do Homem. — A enfermagem é prestado ao Homem e não à sua doença ou desequilíbrio. — Todo o cuidado de enfermagem é preventivo, curativo e de reabilitação.

Quais são os tipos de transfusão?

Existem dois tipos de transfusão de sangue: transfusão alogênica, que usa sangue doado por outras pessoas, e transfusão autóloga, que usa o sangue da própria pessoa.

Como ocorre uma transfusão sanguínea pelo fator RH?

Em transfusões, além do sistema ABO, também é analisado o sistema Rh, onde indivíduos Rh- podem doar sangue tanto para pessoas Rh- quanto para os RH+. Já o RH+ somente pode doar para outro RH+. Considerando esses dois sistemas, os indivíduos do tipo ORh-, são considerados doadores universais.

Artigo anterior
Quais são os principais atores políticos?
Artigo seguinte
Tem tubarões em Maragogi?