O que é interposição de recurso em concurso público?

Perguntado por: Andreia Domingues de Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

O recurso administrativo em concurso público, como o próprio nome já diz, é uma forma de contestação administrativa, seja em relação ao edital, na correção da prova, na elaboração ou resposta de uma questão.

O que é interpor recurso em concurso?

O recurso administrativo é uma maneira de o candidato se opor, dentro das regras do edital, a um juízo de valor realizado pela banca que eventualmente o prejudique.

Como interpor recurso em concurso público?

Meios para interposição de recurso em concurso público e apresentação de impugnação. A regra é que os recursos sejam feitos por meio de sistema próprio e as impugnações por e-mail. No entanto, apesar de ser cada vez mais incomum, ainda existe uma minoria que lança mão do papel.

Qual o prazo para entrar com recurso em concurso público?

Contudo, a legislação relativa aos concursos públicos, aprovada em 2003, determina que o edital deve conter a regulamentação da elaboração, apresentação, julgamento, decisão e resultado dos recursos. Além disso, prevê que o prazo para o recurso administrativo no concurso público não pode ser inferior a 3 dias.

Como funciona recurso de prova de concurso?

Ele é um instrumento que você pode usar para solicitar que a banca organizadora do concurso altere o gabarito no caso de questões que estão com respostas oficiais erradas. Para isso, é preciso você checar a literatura e confirmar: sim, eu acertei a resposta e a banca errou.

Aprova Informa 08 - Como fazer recursos em concursos públicos

39 questões relacionadas encontradas

O que escrever no recurso?

Como redigir um bom recurso para concursos públicos
  1. Formule justificativas claras.
  2. Apresente fundamentação teórica e legal, sempre que possível.
  3. Use tom respeitoso e neutro.
  4. O resultado valerá para todos.
  5. Busque auxílio na preparação de recursos com o VIPJUS.

Como funciona recurso?

Recurso é um meio de impugnação voluntário, previsto em lei, através do qual a parte ou quem esteja legitimado a intervir na causa provoca o reexame das decisões judiciais para, no mesmo processo, reformar, invalidar, esclarecer ou integrar uma decisão judicial pelo próprio magistrado que as proferiu ou por algum órgão ...

Como entrar com recurso judicial em concurso?

Para entrar com uma ação judicial, é imprescindível que você conte com o auxílio de um especialista em causas envolvendo concursos públicos, pois ele vai lhe orientar sobre os passos durante todo o processo.

Como entrar com recurso contra uma questão de concurso?

Quando entrar com ação judicial para a anulação de questões dos concursos? Caso o recurso administrativo seja negado ou, ainda, resulte em um parecer negativo para você, mesmo que o erro persista, ainda é possível entrar com ação judicial para pedir a anulação de questões em concursos públicos.

Como entrar com recurso em processo seletivo?

Orientações á elaboração do seu recurso:

O candidato deve ser claro, conciso e direto em seu recurso, pois a banca possuirá centenas de recursos para analisar. Nesse sentido, faça citações de doutrina e jurisprudência de forma objetiva.

Como fazer um pedido de recurso?

Como escrever um recurso eficaz
  1. Deixe as emoções de fora.
  2. Ater-se aos fatos.
  3. Faça uma refutação ponto a ponto.
  4. Reserve algum tempo para explicar novamente os principais pontos.
  5. Acima de tudo, seja respeitoso.

O que é a interposição de recurso?

A interposição de recurso nada mais é do que levar determinada(s) matéria(s) ao conhecimento dos julgadores que compõem a instância superior para reapreciação, ou seja, para nova análise do mérito, que pode envolver questões de fato, de direito ou de ambos simultaneamente.

Quais são os critérios para se anular uma questão de concurso?

Segundo o STF e o STJ, só é admitida anulação judicial de questões de concurso público quando flagrante a ilegalidade, por desrespeito às regras do edital, ou havendo erro grosseiro.

O que fazer quando se passa no concurso e não é chamada?

O que fazer se passei no concurso e não fui chamado? De início, caso você identifique alguma irregularidade relativa à sua nomeação, você pode notificar o RH ou o setor responsável pela gestão de pessoas do órgão sobre a preterição ocorrida.

Como entrar com uma ação judicial contra a prefeitura?

Para mover uma ação judicial contra o governo é importante procurar por orientações profissionais. Geralmente, os indivíduos contratam um advogado para dar seguimento ao pedido. É possível abrir um processo contra o governo por diversos motivos.

Onde recorrer à Justiça?

Além do mais, também é possível recorrer ao site da Justiça Federal do seu estado, especialmente para entrar com uma ação gratuita e sem necessidade de acionar Advogado ou Defensor Público. Esse serviço é conhecido como “atermação” e está disponível nos endereços eletrônicos dos TRFs.

Quanto tempo demora para sair o recurso?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Quando um processo está em recurso?

É aqui que entra o recurso. A sentença foi pronunciada? Inicia-se, então, a fase recursal, em que a parte prejudicada no caso pode apresentar recurso ao 2º grau de jurisdição, que será examinado pelo respectivo Tribunal superior. Ou seja, é o momento de recorrer à decisão.

Quando o advogado entra com recurso?

O recurso é um instrumento do Direito que visa pedir que um processo seja reexaminado. Geralmente é apresentado pela parte perdedora da causa, que deseja recorrer da decisão por acreditar que pode revertê-la.

O que escrever no recurso de multa?

299/2008 do CONTRAN, sua defesa de autuação ou recurso deve conter as seguintes informações: I - nome do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação ou pela aplicação da penalidade de multa; II - nome, endereço completo com CEP, número de telefone, número do documento de identificação, CPF/CNPJ do ...

O que escrever no pedido de recurso do INSS?

Enfim, resumidamente o recurso deve conter:
  1. o nome do órgão ao qual é endereçado. ...
  2. dados de identificação do segurado, endereço completo;
  3. motivo do recurso (ao que se refere, se indeferimento, cessação ou suspensão);
  4. razões do recurso (motivos que sustentam o direito, provas documentais, exames, atestados, etc.).

O que é fundamentar um recurso?

A fundamentação do recurso tem que buscar ser o mais objetiva possível. A depender da disciplina, como nas áreas do direito, é importante citar o dispositivo legal e também a interpretação dada pelo STF ou pelo STJ, que fundamente bem aquele recurso.

O que é preciso para anular um concurso?

A resposta é sim! Entretanto, você precisa estar com provas consistentes e suficientes para essa ação, para assim iniciar esse processo de anulação. Então, neste caso, o candidato irá entrar com o recurso junto à organização responsável pela aplicação do exame, de maneira que as irregularidades sejam comprovadas.

Como funciona a anulação de questões?

Nessa decisão, a equipe considera que determinada questão não tem uma única opção correta dentre as apresentadas. Desse modo, considera-se a questão como imprestável. Logo, ela é retirada do exame, mas a pontuação referente a ela é distribuída para todos os candidatos como se houvessem acertado.

Como fazer um recurso para anular questão de concurso?

Fazer um recurso é direito adquirido pelos candidatos e deve ser utilizado sempre que for necessário.
...
5 dicas práticas para fazer recurso de prova
  1. Seja respeitoso. ...
  2. Utilize argumentos sólidos. ...
  3. Vá direto ao ponto. ...
  4. Seja o próprio autor do seu recurso. ...
  5. Escreva e reescreva.

Artigo anterior
Quanto ganha um Químico Industrial na Petrobras?
Artigo seguinte
Como saber CV do motor elétrico?