Como funciona a dissolução de uma sociedade?

Perguntado por: Jaime Diego Azevedo  |  Última atualização: 21. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

A dissolução da sociedade empresarial acontece quando dois ou mais sócios decidem deixar de fazer parte dela. A dissolução pode acontecer de diferentes formas. Em uma delas, o contrato social é desfeito de maneira voluntária. Em outras, as atividades continuam acontecendo, mesmo após a saída de um ou mais sócios.

Quais são as 4 fases da dissolução da sociedade?

Como se dá a dissolução de uma sociedade?
  • Morte;
  • Exclusão ou expulsão do sócio;
  • Declaração de falência ou insolvência civil do não empresário;
  • Dissolução extrajudicial;
  • Extinção de autorização para funcionar;
  • Causas previstas no contrato social.

Como ocorre a Dissolucao de uma sociedade?

A dissolução de sociedade é a deliberação dos sócios pela extinção da empresa, que pode ser parcial ou total e pode ocorrer por diversas razões, tanto de comum acordo entre os sócios, pela vontade de um sócio, se for ocorrer a dissolução parcial, por término do prazo da empresa, pelo falecimento ou impossibilidade de ...

Como é feita a dissolução?

A dissolução pode ocorrer nos seguintes cenários: resolução da sociedade empresária em relação ao sócio falecido, excluído ou que exerceu o direito de retirada ou recesso; e a apuração dos haveres do sócio falecido, excluído ou que exerceu o direito de retirada ou recesso; ou somente a resolução ou a apuração de ...

O que é preciso para desfazer uma sociedade?

Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária
  1. A certeza de que quer deixar a sociedade.
  2. Declare sua vontade aos outros sócios (art. 1.029 do Código Civil)
  3. Aguarde o prazo (art. 1.029 do Código Civil)
  4. Registre a alteração do contrato social.
  5. Receba o que investiu da devida forma.

SOCIETÁRIO - DISSOLUÇÃO DAS SOCIEDADES

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 principais fases da dissolução da sociedade?

Portanto, para a extinção da sociedade são necessárias três etapas: dissolução, liquidação e extinção.

Quanto tempo demora para desfazer sociedade?

Nesse sentido, uma vez comprovada a notificação do Sócio que deseja se retirar da Sociedade aos demais, contar-se-á o prazo de 60 (sessenta) dias previsto no Código Civil e será considerada a saída do Sócio, mesmo que o Contrato Social não venha a ser efetivamente consolidado com tal alteração em tempo hábil por ...

Quais são as etapas da dissolução?

Dissolução: soluto + solvente → solução.

Quanto custa para tirar o nome de um sócio de uma empresa?

Depende muito de local para local. Em média, pode se cobrar um valor correspondente a um salário mínimo, fora as taxas de registro.

Quem pode propor ação de dissolução de sociedade?

Os legitimados à propositura da ação de dissolução parcial de sociedade são: o espólio, os sucessores e a sociedade; o sócio que exerceu o direito de retirada ou recesso, além do sócio excluído.

Como dissolver um sócio?

A retirada do sócio somente pode ser feita mediante alteração contratual caso exista essa previsão no Contrato Social da sociedade limitada. Logo, os sócios majoritários não têm o poder de excluir o sócio minoritário sem que haja cláusula nesse sentido.

O que diz o artigo 1033 do Código Civil?

O Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) – Parágrafo Único e inciso IV do artigo 1033 – dispõe que todas as Sociedades Empresárias Limitadas (LTDAs) com falta de pluralidade de sócios (ou seja, com apenas um), não reconstituída no prazo de 180 dias, são caracterizadas em situação irregular.

Qual a diferença entre dissolução e extinção?

Resp. - A dissolução da pessoa jurídica é o ato pelo qual se manifesta a vontade ou se constata a obrigação de encerrar sua existência. Pode ser definido como o momento em que se decide a sua extinção, passando-se, imediatamente, à fase de liquidação.

O que acontece com os bens de uma pessoa jurídica em caso de extinção?

Resposta: Extinta a sociedade, esta deixou juridicamente de existir, sendo impossível, portanto, que ela figure como transmitente de qualquer bem, seja ele móvel ou imóvel.

O que o sócio retirante tem direito?

Direitos do Sócio Retirante

Primeiramente, ele tem o direito de promover a apuração de seus deveres. Isso significa que a saída do sócio implica no pagamento do valor representativo de sua participação na sociedade. Além disso, conforme o parágrafo único, ele tem o direito de ser excluído do registro da sociedade.

Sou obrigado a vender minha parte da sociedade?

Depende pra quem o sócio está vendendo. Se é pra outro sócio ou pra uma pessoa que não faz parte da sociedade. Além disso, a depender do tipo societário em que foi constituída a sociedade e do que está disposto no contrato ou estatuto social, os sócios poderão ou não vender suas participações a outra pessoa.

O que acontece quando um sócio sai da sociedade?

Resumindo: o sócio retirante da sociedade ficará responsável, solidária e conjuntamente com o cessionário, até dois anos após sua saída. Porém, só se considerará esses efeitos se houver a modificação no contrato social e após a averbação do ato pela Junta Comercial.

Sou sócio de uma empresa e quero sair?

5 passos para sair de uma sociedade
  • Tenha certeza da decisão de sair da sociedade;
  • Manifeste a sua vontade de retirada;
  • Aguarde no mínimo 60 (sessenta) dias após os outros sócios receberem o seu aviso;
  • Arquive a modificação do contrato social na Junta Comercial, dentro de 30 dias após a assinatura de todos os sócios;

Quais são os tipos de dissolução?

São eles: dissolução fracionada, filtração e decantação. Para separar os componentes de uma mistura, são empregados diferentes métodos, que se diferem quanto ao tipo de mistura (homogênea e heterogênea) e quanto à quantidade de componentes e seus estados físicos (sólido, líquido e gasoso).

Como dividir a empresa entre os sócios?

Como é feita a divisão de lucros entre sócios? A divisão de lucros deve seguir a porcentagem de participação (ou cotas) que cada sócio, acionista ou investidor possui no negócio. Portanto, se um sócio administrador detém 70% e outro 30%, todos estes percentuais devem ser considerados para o cálculo da divisão de lucro.

É possível excluir um sócio da sociedade?

É plenamente legal, no âmbito das sociedades contratuais, excluir sócio da sociedade. Esse instituto jurídico está previsto no artigo 1.030 (exclusão judicial) e no artigo 1.085 (exclusão extrajudicial) do código civil vigente.

Como contabilizar o montante pago a sócio que se retira da sociedade?

Questionamento: Pergunta: Como contabilizar o montante pago a sócio que se retira da sociedade? Portanto, a norma determina que o montante pago deve ser deduzido do Patrimônio Líquido mesmo que esse valor seja diferente do valor nominal de suas cotas.

Quem responde pela empresa extinta?

A pessoa jurídica extinta perde a capacidade processual, e necessariamente terá que ser substituída pelos sucessores. Trata-se de imputação direta da responsabilidade aos sócios, em virtude do ilícito praticado por eles na ocasião em que respondiam pela empresa, nos termos do artigo 1.080 do Código Civil.

Quem responde pela sociedade dissolvida?

Investidura do liquidante

Há a figura do liquidante que é nomeado no caso da dissolução tanto extrajudicial como judicial. Ele pode ser indicado pelo contrato social ou pela deliberação dos sócios. Sua função é apurar o patrimônio dos haveres, dívidas e demais balanços.

Quem responde pelas dívidas da empresa Baixada?

De acordo com o STJ (Supremo Tribunal de Justiça), quando um CNPJ é baixado junto à Receita Federal, é possível responsabilizar os sócios pelas dívidas em aberto da empresa. Isso inclui os débitos de encargos do CNPJ que foi encerrado.

Artigo anterior
Como fazer teste com Endo Ice?
Artigo seguinte
O que é uma doença transmissível?