Pode ajuizar ação no recesso forense?

Perguntado por: Kevin Carneiro de Valente  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (30 avaliações)

Recesso forense não impede ajuizamento de ação no TRT/RN - TST.

Pode protocolar ação no recesso forense?

Parágrafo único – Os pedidos formulados por meio eletrônico, a partir da zero hora do dia 20 de dezembro de 2019 até o dia 6 de janeiro de 2020, inclusive, só serão cadastrados e encaminhados ao Relator, sorteado ou prevento, após o final do recesso.

Pode protocolar processo durante o recesso?

Independentemente do recesso, fica determinada, também, a suspensão dos prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive, período no qual não serão realizadas audiências e sessões de julgamento, como previsto no art. 220 do Código de Processo Civil.

Quais prazos não suspendem no recesso forense?

No mesmo período, não se suspendem ou interrompem os prazos processuais de natureza penal, que seguem as normas da legislação processual específica. Quanto aos processos penais, no período compreendido entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, os prazos processuais iniciados antes do recesso judiciário fluirão normalmente.

O que suspende no recesso forense?

Art. 2º O recesso judiciário importa em suspensão não apenas do expediente forense, mas, igualmente, dos prazos processuais e da publicação de acórdãos, sentenças e decisões, bem como da intimação de partes ou de advogados, na primeira e segunda instâncias, exceto com relação às medidas consideradas urgentes.

Tudo sobre o Recesso Forense - o que tramita e o que fica parado neste período

38 questões relacionadas encontradas

O que é considerado urgente no recesso forense?

No Recesso Forense também não ocorrerão publicações dos despachos, decisões e julgamentos (sentenças, decisões monocráticas e acórdãos), nem intimações de partes e de advogados. Os prazos dos processos ficarão suspensos no período e não haverá expediente forense fora do regime de plantão.

Quando acaba o recesso forense 2022?

De acordo com o artigo 775-A da Consolidação das Leis do Trabalho, de 20 de dezembro 2021 até o dia 20 de janeiro de 2022, serão suspensos os prazos processuais, além de não serem realizadas audiências nem sessões de julgamento nesse período.

Quando volta o recesso do Fórum 2022?

STJ. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou que os prazos processuais – exceto nos processos criminais – ficarão suspensos a partir de 20 de dezembro e voltarão a fluir em 1º de fevereiro de 2022.

Quando a Justiça do Trabalho volta a funcionar em 2022?

Regional, a partir de 18 de janeiro de 2022 até 31 de janeiro de 2022. Parágrafo único. O expediente presencial fica permitido apenas às atividades consideradas como essenciais, descritas no art. 3º da Resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT nº 262, de 29 de maio de 2020.

Quando os prazos voltam a correr em 2022 TJSP?

1º. Parágrafo único. Permanecerão suspensos, até o dia 20 de janeiro de 2022, os prazos processuais, a realização de audiências e sessões de julgamento, a publicação de acórdãos, sentenças e decisões no Diário de Justiça Eletrônico, bem como a intimação de partes ou advogados.

Quais os processos que correm em férias judiciais?

Quais atos processuais posso praticar durante o Recesso Forense?
  • As citações, intimações e penhoras poderão realizar-se no período de férias forenses, onde as houver (art. 212, § 2º)
  • A tutela de urgência.

Como calcular prazo no recesso forense?

Além disso, o novo CPC dispõe que os prazos também devem ficar suspensos durante o recesso forense, isto é, de 20 de dezembro a 20 de janeiro. Também os prazos serão contados excluindo o dia do começo e acrescentando o dia do vencimento.

Qual o prazo do recesso forense?

A suspensão na contagem dos prazos processuais vale para todos os órgãos do Poder Judiciário do país e não se confunde com o recesso forense, que é de 20 de dezembro a 6 de janeiro, conforme previsto na Lei nº 5.010/1966.

Como calcular o prazo processual?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

Como contar prazo CPP?

No processo penal contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem. Como se vê, portanto, a contagem do prazo processual penal tem início na data da intimação das partes.

Como se conta o prazo?

Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. Considera-se, portanto, como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.

Quando começa a correr o prazo para a resposta do réu se citado durante o feriado ou durante as férias forenses?

O seu Parágrafo único norma que "o prazo para a resposta do réu só começará a correr no primeiro dia útil seguinte ao feriado ou às férias"; exemplificando: se houver uma penhora no período de férias, o prazo para os embargos começará a sua contagem a partir do primeiro dia útil após o término do período de férias.

Quando é o recesso forense de 2021?

A FMP ressalta que os órgãos judiciários estarão seguindo horário especial durante o recesso 2021-2022, conforme os Termos da Resolução nº 02/2014-Órgão Especial do Ato nº 05/2021-OE. O expediente forense fica suspenso no período de 20 de dezembro de 2021 a 06 de janeiro de 2022, de acordo com a aprovação do TJRS.

Quando acaba o recesso do Tj-sp?

Para informar sobre o regime de trabalho durante o plantão especial de recesso de final de ano, de 18 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo editou comunicados e portaria que regulamentam os regimes em primeira e segunda instâncias.

Como estão os prazos no Tj-sp?

O expediente no Tribunal de Justiça será retomado em 7/1, mas até 20/1 ficarão suspensos os prazos processuais e a publicação de acórdãos, sentenças e decisões, bem como a intimação de partes ou advogados, salvo quanto a medidas consideradas urgentes. Para mais informações, acesse a página do Plantão Judiciário.

Quando volta a contagem de prazo no Tj-sp?

116 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de São Paulo somente a partir do dia 21/01/2022 correm efetivamente os prazos processuais.

Quando foi suspenso os prazos processuais em SP?

07/12/2021 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Ato GP nº 14/2021, veiculado na edição do sábado (4/12) do Caderno Legislativo do Diário Oficial do Estado, comunicou aos jurisdicionados a suspensão dos prazos processuais no período de recesso da Corte.

Quais feriados foram antecipados pelo Tj-sp?

Dispõe sobre o funcionamento das unidades dos serviços extrajudiciais de notas e de registro durante a antecipação dos feriados municipais nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril de 2021.

Quando os Fóruns voltam a funcionar em SP em 2021?

A partir de 22 de fevereiro de 2021, ingressarão no Sistema Escalonado de Retorno ao Trabalho Presencial as comarcas do grupo 08. A partir do dia 22 de fevereiro de 2021, voltam a correr os prazos processuais para os processos físicos e o atendimento ao público.

Quanto ao prazo para resposta do réu no procedimento comum?

No procedimento ordinário, o prazo para oferecimento da resposta é de 15 dias. Obviamente que se aplicam aqui, alterando esse prazo, as regras do art. 188 (prazo em quádruplo para a Fazenda Pública e o Ministério Público e do art.

Artigo anterior
O que Platão falou sobre a morte?
Artigo seguinte
Quantos litros de água beber com febre?