Como funciona o arresto de bens?

Perguntado por: Matias Lucas Cruz Mendes Gaspar  |  Última atualização: 2. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

O arresto visa precisamente garantir que os bens do devedor, uma vez apreendidos, permaneçem na sua esfera jurídica até ao momento da respetiva penhora. O arresto abrange todos os bens e direitos de conteúdo patrimonial suscetíveis de conversão em penhora de bens.

Quando ocorre o arresto de bens?

O arresto é uma medida judicial de apreensão de vários bens de um devedor para garantir um futuro pagamento da dívida. Geralmente, é aplicado no início do processo de execução.

Qual é o procedimento do arresto?

Realizado antes da citação, o arresto é uma medida praticada no início dos processos, por meio da constrição de bens do patrimônio do devedor, assegurando a futura penhora. Por outro lado, a penhora de bens acontece após a citação do devedor.

O que acontece depois do arresto?

Feito o arresto, compete ao oficial de justiça nos dez dias (úteis) seguintes procurar o executado duas vezes em dias distintos. Se o oficial suspeitar de ocultação, realizará a citação do executado com hora certa, certificando com detalhes o ocorrido (art. 830, § 1º).

Quais bens podem ser arrestados?

No Brasil, alguns dos bens passíveis de penhora incluem imóveis, veículos, saldos em contas bancárias, joias e até mesmo direitos como créditos, recebíveis, participações societárias e ações de empresas. Além destes, estoques, mercadorias e até o faturamento de empresas também podem ser alvo desse processo.

O que é arresto executivo e como ele pode te ajudar em uma execução

28 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 bens que nunca podem ser penhorados?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados. Certos bens também podem ser declarados pelo executado, de forma voluntária, para que não sejam penhorados.

O que prevalece arresto ou penhora?

II- O arresto é uma pré-penhora e seus efeitos, para fins de prelação vigoram desde a sua implementação; vale dizer; convertido em penhora, seus efeitos retroagem e quem primeiro arrestou tem a preferência sobre a posterior penhora de outro credor.

Quando o arresto vira penhora?

Formalizado o ato, o exequente deverá solicitar a citação por edital do executado, caso o mesmo não compareça espontaneamente ou não seja cabível a citação por hora certa. Posteriormente, o arresto será convertido em penhora.

Quando o arresto se converte em penhora?

Com a citação, qualquer que seja sua modalidade, se não houver o pagamento da quantia exequenda, o arresto será convertido em penhora ( CPC , art. 654 ).

O que acontece se o oficial de justiça não encontra?

O que acontece se o oficial de justiça não encontrar a testemunha? No caso de a testemunha ser intimada e não comparecer, a lei diz que "o juiz suspenderá os trabalhos e mandará conduzi-la ou adiará o julgamento para o primeiro dia desimpedido".

O que fazer se o devedor não tem bens?

Quando o executado não possuir bens penhoráveis, o juiz suspenderá a execução pelo prazo de 1 (um) ano, durante o qual não se suspenderá a prescrição. Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, não poderá o juiz ordenar o arquivamento dos autos.

Quem faz o arresto?

Arresto é um procedimento determinado pelo juiz, visando a garantia de futura execução judicial.

Quanto tempo demora um processo de penhora de bens?

O tempo médio de um processo de penhora pode variar consideravelmente de acordo com diversos fatores, como a complexidade do caso, a quantidade de bens envolvidos, a celeridade do Poder Judiciário, entre outros. Em alguns casos, a penhora pode ser rápida e efetivada em poucos meses.

Qual a diferença entre arresto e bloqueio?

Pois é, e são mesmo, entretanto, a principal distinção entre eles está justamente no momento da execução de cada ação, o arresto ocorre no início do processo, e a penhora no final.

Quais são as espécies de arresto?

Há, portanto, que se distinguir, no CPP, dois tipos de arresto. Este, que é tido como uma medida precautelar, e aquele outro, previsto no art. 137, que é subsidiário e atinge bens móveis, inclusive valores.

Qual penhora Prevalece?

Respondemos: a preferência para receber a primeira fatia do patrimônio do devedor é determinada pela primeira penhora efetivada.

O que fazer quando não se encontra o endereço do executado?

Número de Telefone. Se você tem o número de telefone do devedor, pode tentar entrar em contato diretamente com ele para obter seu endereço. Caso o telefone esteja desativado ou a pessoa não atenda, você pode tentar fazer uma busca na internet, usando o número de telefone como termo de busca.

O que é ação cautelar de arresto?

Consiste no risco de que, devido à duração do processo principal, o patrimônio exeqüível do devedor seja dissipado, tornando eventual sucesso do credor no processo de tutela satisfativa inútil. 12. A efetivação do arresto dá-se com a apreensão e o depósito judicial do bem.

Como reverter um arresto?

Deve ser apresentado mandado judicial expedido pelo juízo do feito, com assinatura do MM Juiz devidamente autenticada, dirigido ao oficial de Registro de Imóveis, determinando o cancelamento da penhora/arresto, do qual conste o trânsito em julgado da decisão ou que dela não cabe mais recurso.

Quanto tempo dura penhora judicial?

Resposta: O bloqueio judicial de dinheiro só ocorre com pedido específico e obrigatoriamente judicial. Assim que o Juiz determina o bloqueio, é feita uma ordem que dura o dia inteiro (24 horas) ou que poderá durar até 30 (trinta) dias seguidos - chamada "Teimosinha".

O que significa arrestar bens?

No Processo Civil, o arresto de bens é uma providência cautelar que permite a apreensão judicial dos bens do devedor, a decretar mediante solicitação do credor que tenha justo receio de perder a garantia patrimonial do seu crédito.

Quando o executado não possuir bens penhoráveis o juiz suspenderá o processo pelo prazo de 1 ano?

§ 2º Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, o juiz ordenará o arquivamento dos autos. Correspondente no CPC/1973 Art.

Quais os limites da penhora?

STJ: limite de penhora até 40 salários mínimos pode se estender à conta-corrente - JOTA.

O que acontece quando o devedor não tem bens para penhora?

O que acontece se o réu não tiver bens penhoráveis? Após fazer a avaliação de tudo o que há em posse do réu e não for possível identificar nenhum recurso passível de penhora, o juiz realiza a suspensão da execução por um ano.

O que acontece quando não há bens para penhorar?

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III , CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

Artigo anterior
O que faz um auxiliar de serviços de educação básica ASB?
Artigo seguinte
Qual a matéria-prima do leite de caixinha?