O que o Monoetilenoglicol faz?

Perguntado por: Mateus Samuel Costa Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

É utilizado em diversas formulações de fluidos hidráulicos resistentes ao fogo, óleos para usinagem, polidores de superfícies, defensivos agrícolas, extração de solventes, além de ser muito utilizado como anticongelante.

Qual a função do Monoetilenoglicol?

O MEG (também conhecido como monoetilenoglicol ou etilenoglicol) garante que o sistema de arrefecimento trabalhe com temperatura e pressão adequadas.

Qual aditivo tem Monoetilenoglicol?

aditivo para radiadores 1 litro com monoetilenoglicol meg - Senior Quimica. aditivo para sistema de arrefecimento Sênior para radiadores, fabricado segundo os padrões da NBR 17595 da ABNT, com monoetilenoglicol como principio ativo.

O que é etilenoglicol e Monoetilenoglicol?

Etilenoglicol (monoetilenoglicol - MEG, nome IUPAC: etano-1, 2-diol) é um álcool com dois grupos -OH (grupo hidroxil ou hidroxila). É um composto químico largamente utilizado como anticongelante automotivo. Na sua forma pura, é um composto inodoro, incolor, xaroposo líquido com sabor doce.

O que é etilenoglicol e para que serve?

Descrição e usos

É produzido industrialmente a partir do etileno. Quando adicionado à água eleva o ponto de ebulição da mistura ao mesmo tempo que reduz o ponto de congelamento, por isso é utilizado como anticongelante em diversas aplicações, como aditivo para água em radiadores de veículos.

Qual a diferença? Monoetilenoglicol e Dietilenoglicol Prof Alexandre Oliveira

18 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor fluido de radiador?

Agora você já sabe que os melhores aditivos para radiador do mercado são:
  • DELPHI - Aditivo para Radiador Concentrado Orgânico.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life 5L.
  • KOUBE - Aditivo para Radiador Flex & Diesel.
  • AUTOSHINE - Aditivo para Radiador Long Life Tropical.
  • ACDELCO - Aditivo de Radiador Concentrado.

Qual é o melhor aditivo para o radiador?

Estas são as minhas 5 melhores marcas de aditivo para radiador (ordem aleatória)
  • ACDelco.
  • Paraflu.
  • Rad Cool Bardhal.
  • Power Clean.
  • STP.

Como saber qual aditivo usar?

Para determinar que tipo já está em seu veículo, você pode procurá-lo no manual do proprietário ou encontrar o aditivo mais comumente usado para a sua marca e modelo do carro. Também é possível dizer que tipo de aditivo está no carro pela cor. Mistura de produtos irá diminuir a vida útil do sistema de arrefecimento.

Qual a diferença entre aditivo rosa e verde?

Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis. Porém, isso não é uma regra e as cores podem variar de marca para marca. Portanto, é essencial ler o rótulo para identificar o tipo de fluido.

Qual a diferença das cores dos aditivos?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Qual a diferença entre aditivo orgânico e concentrado?

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente. Como o próprio nome do produto já diz em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas.

Pode colocar água junto com aditivo?

Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.

Pode misturar água com aditivo?

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

É preciso colocar água no radiador?

Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.

Qual a diferença do aditivo concentrado e diluído?

O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.

Qual o líquido de arrefecimento que devo utilizar no veículo?

Ela possui alta concentração de cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões nas partes metálicas. Por isso, é necessário utilizar água desmineralizada, diluída na proporção em que o fabricante do veículo recomenda com o aditivo.

Qual a quantidade de aditivo devo colocar no radiador?

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

O que é aditivo híbrido?

Aditivo Híbrido

Tecnologia essa que combina a longevidade do pacote de inibidores orgânicos com a eficiência dos compostos inorgânicos para proteção. Contém uma série de silicatos cuja função é impossibilitar a corrosão, também possui aditivos inibidores dos processos de oxidação e corrosão.

O que é envenenamento por anticongelante?

A ingestão desse anticongelante é perigosa porque, no corpo humano, ele sofre uma reação de oxidação que o transforma em ácido oxálico (C2H2O4). Aí é que começam os problemas. O ânion oxalato (C2O42-) combina-se com os íons cálcio do sangue, formando um precipitado.

Em que é usado o dietilenoglicol?

Usos. Como o etilenoglicol, uma solução de dietilenoglicol e água é usada como um anticongelante, pois ambos diminuem o ponto de fusão e aumentam o ponto de ebulição da solução, fazendo-a mais adequada para climas frios.

Qual é a menor massa de etilenoglicol que se ingerida seria fatal para uma pessoa de 65 kg?

A ingestão de grandes quantidades tanto de dietilenoglicol pode ser fatal. De acordo com o professor Claudio Donnici, a dose letal são 786 miligramas de etilenoglicol por quilo e de 1,0 a 1,63 mg/Kg de dietilenoglicol para humanos. "Isso significa que uma pessoa de 80 quilos tem que ingerir 80 gramas para ser fatal.

Para que serve o aditivo orgânico?

Aditivo orgânico

Como o próprio nome do produto já diz, em sua composição são utilizados apenas substâncias orgânicas. Deste modo, os principais benefícios estão na preservação do meio ambiente e também no tempo de duração do aditivo, que deve ser trocado em média, a cada 240 mil quilômetros rodados.

Qual a diferença de aditivo orgânico e inorgânico?

Como o próprio nome diz, os aditivos orgânicos são fabricados a partir de componentes de origem orgânica, ou seja, são biodegradáveis e não oferecem risco de poluição ao meio ambiente. Do mesmo modo que sua durabilidade é maior que o inorgânico, justamente devido as suas características orgânicas.

Artigo anterior
Como instalar o NFC no meu celular?
Artigo seguinte
Quais faculdades que não precisa de vestibular?