Quais são as indicações da nutrição parenteral?
Perguntado por: Gonçalo Moreira Antunes | Última atualização: 17. März 2022Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)
- Interferência de doença de base em ingestão, digestão ou a absorção dos alimentos;
- Estados hipermetabólicos como grandes queimados, pacientes sépticos, politraumatismo extenso, pancreatite aguda, fístulas intestinais de alto débito;
Quais as indicações para nutrição parenteral?
A terapia nutricional parenteral (TNP) é indicada para prevenir ou tratar a desnutrição em pacientes que não apresentam funcionamento adequado do trato gastrointestinal e que não podem receber alimentação por via oral ou enteral.
São contra indicações da nutrição parenteral?
- história de alergia a ovos ou a emulsões lipídicas intravenosas;
- disfunção hepática importante;
- hipertrigliceridemia, hiperlipidemia;
- infarto agudo do miocárdio;
- veias periféricas inadequadas;
São indicações de nutrição parenteral exceto?
3a Questão (Ref.:201503752021) Pontos: 0,1 / 0,1 (UFPB, 2015 / RESIDÊNCAI MULTIPROFISSIONAL) São indicações para terapia de nutrição parenteral, exceto: Trato gastrointestinal funcionante Obstrução intestinal Íleo paralítico prolongado Fístula enterocutânea de alto débito Síndroem do intestino curto.
Quais são os tipos de nutrição parenteral?
- Nutrição parenteral parcial: são administrados apenas alguns tipos de nutrientes e vitaminas através da veia;
- Nutrição parenteral total (NPT): são administrados todos os tipos de nutrientes e vitaminas através da veia.
Aspectos da nutrição parenteral
Qual a indicação de duração mínima terapia Nutricional Parenteral?
A nutrição parenteral periférica (NPP) é a via em que a solução alimentar é administrada diretamente por uma veia periférica, utilizada quando a NP terá curta duração (até 15 dias), pois não é suficiente para atingir as necessidades nutricionais diárias do paciente.
Quando não é indicada a nutrição enteral?
Considerar a nutrição enteral para pacientes que apresentam trato gastrintestinal funcionante e não podem ingerir, por via oral, nutrientes suficientes porque eles não conseguem ou não desejam se alimentar por via oral.
Quais as possíveis complicações da nutrição parenteral?
As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse. ...
São Contra-indicações para a TNE?
As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, ...
Quando está indicada a nutrição parenteral para a criança enferma?
De forma geral, a NP deve ser instituída quando há intolerância da via oral-enteral; disfunção prolongada do trato gastrintestinal (TGI), com contraindicação à via enteral; e necessidade de complementar a oferta calórico/proteica em pacientes com via enteral limitada.
Quando o paciente pode precisar de dieta enteral ou parenteral?
Caso o intestino esteja inapto para a dieta enteral, temos a terceira alternativa para a nutrição do paciente, utilizando a via parenteral. Saindo do processo normal de alimentação por via enteral, a dieta será administrada diretamente por meio da corrente sanguínea.
São consideradas complicações mecânicas da TNE?
As complicações mecânicas e operacionais estão relacionadas ao aparato técnico e operacional da Terapia Nutricional Enteral. Entre elas estão a obstrução da sonda, deslocamento da sonda, erosões e necrose nasal. A administração inadequada durante o manuseio da dieta enteral também pode ser outra causa.
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral?
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral: estase gástrica.
Quais as vantagens e desvantagens da Terapia de nutrição parenteral?
Em geral, a NP melhora as condições nutricionais e se mostra benéfica em pacientes com desnutrição moderada a grave, e pacientes moderadamente desnutridos com cirurgia do trato gastrintestinal superior. No entanto, efeitos benéficos da NP não são demonstrados em pacientes nutridos ou levemente desnutridos (2,4).
Quais são as complicações infecciosas mais frequentes durante o uso de NP?
As complicações com conseqüentes danos potencialmente irreversíveis, de maior gravidade e difícil reversão são os acidentes de punção, infecções relacionadas ao cateter e alterações hepáticas, e as menos freqüentes são as alterações metabólicas ósseas (3).
Em quais situações clínicas e Doenças A nutrição enteral é indicada?
- Prematuros com menos de 24 semanas;
- Síndrome de dificuldade respiratória;
- Malformações do trato gastrointestinal;
- Traumatismo na cabeça;
- Síndrome do intestino curto;
- Pancreatite aguda em fase de recuperação;
O que é nutrição enteral e em que situação é indicada?
A nutrição enteral consiste em um tipo de tratamento que serve para administrar a alimentação de pessoas que não conseguem comer pela via oral. Neste caso, os nutrientes são induzidos por uma sonda (que pode estar acoplada no nariz ou na região do abdômen).
Quais as vantagens e desvantagens da nutrição enteral?
A terapia de nutrição enteral tem como benefícios: • Reduzir o estresse metabólico, • Melhorar o balanço nitrogenado e o controle glicêmico, • Aumentar fluxo sanguíneo visceral, a resistência anastomótica e a síntese de proteínas viscerais, • Melhorar a função da barreira da mucosa intestinal e • Fornecer maior ...
Qual a validade da nutrição parenteral?
A nutrição parenteral individualizada é um produto extemporâneo, portanto, ela tem validade de 24h até o momento da instalação para administração, sendo administrada em mais 24h, isso totaliza 48h de validade total.
Quais são os critérios para indicação da nutrição enteral e da nutrição parenteral?
5.4 Indicação da Terapia Nutricional Enteral e Parenteral
A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia.
O que é nutrição parenteral prolongada?
Apesar de ser um conceito controverso na literatura, em geral é considerado nutrição parenteral prolongada aquela que perdura por mais de 3 semanas e, nestes casos, ela estará associada a riscos adicionais aos recém-nascidos que devem ser minimizados, tais como: insuficiência intestinal pela impossibilidade do uso da ...
Quais as vias de administração da nutrição parenteral?
A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa. A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.
Qual o risco da interrupção abrupta do suporte nutricional parenteral?
Qualquer tipo de manipulação da NP, seja periférica ou central, aumenta as chances de contaminação do cateter. A contaminação de cateteres venosos centrais é a principal causa de infecção sanguínea, levando ao aumento das taxas de mortalidade.
Qual a diferença entre nutrição enteral e parenteral?
Nutrição enteral: quando o paciente não consegue se alimentar por via oral (boca), a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno. ... Nutrição parenteral: é a alimentação administrada por via endovenosa.
Quais são as complicações mecânicas relacionadas a sonda enteral?
Quando se fala em complicações mecânicas: posicionamento incorreto da sonda, sinusite, ulcerações e entupimento da sonda. Com relação às complicações metabólicas: Hiperglicemia, hipoglicemia, dislipidemias, disfunções eletrolíticas, disfunção hepática entre outras.
Como limpar Zirconia esverdeada?
O que as maritacas gostam?