Quais as principais normas para a rotulagem de reagentes químicos?

Perguntado por: Júlia Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

Dessa forma, as informações relacionadas a um produto químico específico precisam estar regulamentadas por meio de normas técnicas.
...
A ficha de segurança
  • vermelho é inflamabilidade;
  • azul é risco à saúde;
  • amarelo é reatividade;
  • branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.

Quais são as 5 informações que são obrigatórias no rótulo dos produtos químicos?

a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.

Qual norma fala de produtos químicos?

A Norma Regulamentadora Nº 26 (NR-26) determina que esses agentes devem ser classificados quantos aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da ONU (Organização das Nações ...

O que deve constar no rótulo de um produto químico?

Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.

Como a NR 26 aborda a rotulagem de produtos químicos?

Rotulagem Preventiva

E com NR 26 e o Decreto federal 2.657/98, todos os produtos químicos devem ser classificados, rotulados e providos de Ficha com Dados de Segurança de Produto Químico (FISPQ). Ademais, deverá ser observada a NBR 14725 parte 3, de acordo com o GHS, para a rotulagem desses produtos.

Rotulagem de Produtos Químicos

20 questões relacionadas encontradas

Como realizar a rotulagem preventivas dos produtos?

A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos:
  1. Identificação e composição do produto químico;
  2. Pictograma(s) de perigo;
  3. Palavra de advertência;
  4. Frase(s) de perigo;
  5. Frase(s) de precaução;
  6. Informações suplementares.

O que estabelece a Norma Regulamentadora nº 26 do Ministério do trabalho?

A NR-26 prevê o uso de cores para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, sempre de acordo com o que for disposto em normas técnicas oficiais, como, por exemplo, as Normas Brasileiras (NBR) emitidas pela ...

Como fazer rótulos de produtos químicos?

O rótulo do produto químico deve ser confeccionado em material que resista às condições normais de uso, transporte e armazenamento dentro do prazo de validade do produto. Todas as informações de segurança constantes no rótulo de produto químico comercializado no mercado nacional devem ser redigidas no idioma nacional.

Quais as informações devem conter os rótulos de produtos perigosos?

Etiquetas para Produtos Perigosos

Deve fornecer informações sobre produtos químicos perigosos à segurança, saúde e meio ambiente. Deve disponibilizar um sistema simples de fácil entendimento e aplicação, nos diferentes locais onde é utilizado. Deve ser compatível com os critérios de classificação previstos pelo GHS.

O que é rotulagem de produtos químicos?

A rotulagem de produtos químicos é uma forma de descrever as informações de perigo químico, assim como realizar a identificação deste produto. Além disso, o rótulo também deve demonstrar as precauções necessárias a serem tomadas ao usar este produto.

Como a NR 32 aborda o risco químico?

As vias de entrada do agente químico no organismo são: digestiva, respiratória, mucosa, parenteral e cutânea. A NR-32 aborda esta situação nos seguintes itens: 32.3.1 Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.

O que se refere à NR 8?

8.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.

Como a norma NR 32 abrange os riscos químicos?

Riscos químicos; Da radiação ionizante. A NR 32 abrange ainda a questão da obrigatoriedade da vacinação do profissional de enfermagem (tétano, hepatite e demais vacinas que estiverem contidas no PCMSO), com os reforços pertinentes, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Quais informações você pode obter ao ler rótulos?

As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. Um exemplo é o glúten, que não pode ser consumido pelos portadores de doença celíaca.

Quais são as informações mais importantes no rótulo dos alimentos?

Independente de termos ou não algum problema de saúde, o rótulo nos informa a quantidade de sódio, açúcar, gordura conservantes, corantes, dentre outras informações importantes para o nosso organismo, e que devem ser consumidas controladamente em nossa alimentação diária.

Quais são as informações que toda embalagem deve ter?

Indicação da origem; Nome ou razão social e endereço do fabricante / importador; Lote e Prazo de validade; Instruções sobre o preparo e uso, quando necessário.

Quais informações constam no rótulo de risco?

Os rótulos mostram três informações fundamentais: o símbolo, o nome e a classe do risco. Além da famosa caveira, há círculos em chamas (peróxidos orgânicos), mãos feridas (substância corrosiva) e até um peixe agonizando (substância perigosa para o meio ambiente).

Quais as informações mínimas necessárias num rótulo de solução?

Toda solução química preparada em laboratórios, para seu próprio uso ou de uso de outro Setor, deve conter um rótulo com: nome da solução, produto principal, produto secundário, usuário, procedência, data e o Diagrama de Hommel devidamente preenchido.

São características do rótulo de risco?

Os rótulos de risco têm a forma de um quadrado, colocado num ângulo de 45° (forma de losango), podendo conter símbolos, figuras e/ou expressões emolduradas, referentes à classe/subclasse do produto perigoso.

Como é feita a rotulagem de produtos químicos e quais são?

Por isso, a legislação brasileira determina que os rótulos dos produtos químicos devem conter informações específicas, como identificação do produto, telefone de emergência do fornecedor, composição química, frases de precaução, palavras de advertência, entre outras.

Como saber se o produto é químico?

A classificação do produto químico ocorre por meio da identificação dos riscos que cada um oferece, dentro de três categorias macro:
  1. Perigos físicos: gases inflamáveis, produtos explosivos e corrosivos para metais, entre outros;
  2. Perigos para a saúde: sensibilização respiratória e toxicidade aguda, entre outros;

Como saber o Fispq de um produto?

Como temos acesso a FISPQ? O fabricante/fornecedor deve disponibilizar as fichas junto com o produto, pois trata-se de um documento obrigatório para a comercialização destes produtos. Ela é um direito de quem adquire o produto.

O que estabelece o PPRA?

O que é o PPRA, de acordo com a NR-09

A Norma Regulamentadora 9 é bem abrangente, ela estabelece que o PPRA compreenda todos os riscos relacionados aos agentes físicos, químicos e biológicos que constam no ambiente de trabalho.

Onde se aplica a NR 26?

Pode ser usada em corrimões, parapeitos, pisos, faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carga, diferenças de nível do piso, faixas de circulação, equipamentos de transporte e movimentação, vigas, postes, colunas e etc.

Quais os principais objetivos das cores na segurança do trabalho de acordo com a NR 26?

NR-26: o uso das cores para sinalizar
  • Vermelho: indica equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio;
  • Amarelo: usada para indicar “Cuidado!”, mas não dispensa o motivo da sinalização. ...
  • Branco: utilizada para sinalizar passarelas, corredores de circulação, zonas de segurança, localização de bebedouros etc.;

Artigo anterior
Qual foi o primeiro imposto cobrado no Brasil?
Artigo seguinte
Quais concursos posso prestar formada em Psicologia?