O quê o espiritismo diz sobre gravidez?

Perguntado por: Raúl Ricardo Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

Gravidez segundo o espiritismo
A doutrina espírita nos ensina que a partir do momento em que a alma se une ao corpo começa a concepção. Entretanto, ela não se completa senão no momento do nascimento.

Quando o espírito vem para o bebê?

Algumas horas após a fecundação, isto é, entre 4 a 6 horas o espírito se liga pelos laços perispirituais ao corpo que vai se formar. Portanto, interromper a vida do futuro bebê é crime, pois impede o espírito reencarnante de voltar à Terra para progredir.

Quando o feto passa a ter alma espiritismo?

Para ele, a infusão da alma ocorria 40 dias após a concepção de fetos do sexo masculino e 90 dias após a concepção de fetos do sexo feminino, o estágio em que, segundo se sustentava, o movimento é sentido pela primeira vez dentro do útero e a gravidez era certa.

Quem são nossos filhos segundo o Espiritismo?

Os filhos na visão espírita são como um vaso vivo a ser preenchido com experiências, emoções e aprendizados. Os filhos são companheiros de evolução que são colocados temporariamente sob os cuidados dos pais. Aqui, a finalidade é ajudar ambos a concretizar o próprio desenvolvimento na vida terrena.

Como os filhos escolhem os pais?

Os encontros de reconciliação são realizados no plano espiritual com o monitoramento dos responsáveis pelo processo reencarnatório. Nessas reuniões, os futuros pais comparecem, em espírito, enquanto seus corpos estão adormecidos aqui na vida terrena.

Papo Espírita | #110 - A VISÃO ESPÍRITA DA GRAVIDEZ - Débora Moraes

25 questões relacionadas encontradas

É verdade que os filhos escolhem os pais?

Eles são considerados espíritos companheiros que são colocados em nossas vidas para nos fortalecer e ajudar em nossa evolução. Logo, a finalidade desse relacionamento está em ajudar mutuamente os espíritos dos pais e dos filhos de maneira a partilhar suas experiências terrestres para alcançar a evolução da alma.

É verdade que o filho escolhe a mãe?

Há uma coisa importante sobre ser uma mãe que você provavelmente não sabia, são as crianças que escolhem seus pais, sim, é verdade, seu filho escolheu você para estar em seu ventre, ligando sua alma à sua.

O quê o Espiritismo fala sobre a perda de um filho?

“Os Espíritos ainda não encontraram uma palavra para definir a dor de um coração de mãe quando perde um filho.” Essa frase é atribuída a Chico Xavier. O grande médium conheceu como poucos a realidade espiritual da vida.

Quando o espírito sabe que vai reencarnar?

Para o Espiritismo, carma caracteriza a situação na qual o espírito está enfrentando as conseqüências de atos seus que lhe provocaram um desequilíbrio muito intenso, tanto em qualidade como em quantidade, e que, pela sua intensidade, o espírito poderá levar toda uma encarnação, ou mais de uma, para recuperar seu ...

Porque um pai rejeita um filho espiritismo?

Existe a grande diferença entre o pai abandonar um filho e este, ainda assim, crescer saudável e ter a chance de passar pelas provações necessárias para a evolução, do que ceifar a vida de um ser, o impedindo de encarnar e passar pelas experiências que levou tempo planejando no plano espiritual.

Como nasce uma nova alma?

Trata-se do processo evangélico do “renascimento da água e do Espírito”, “o caminho de volta para o reino divino”, a partir do despertar do núcleo espiritual, que dá origem a uma nova consciência, uma nova alma. O processo de transfiguração ocupa um lugar central na visão gnóstica moderna.

Quais são os sinais de visão espiritual?

Você sabia que alguns problemas do dia a dia podem ter causa espiritual? Falta de paciência, irritação, fragilidade emocional, pensamentos negativos, bocejo excessivo e até dores em algumas regiões do corpo, quando descartadas as causas médicas, podem ser sinal de que você precisa de ajuda espiritual.

Quanto tempo o espírito fica no hospital espiritual?

Tudo é por força de frequência mental. Em suma, dependendo do grau de evolução do espírito, o indivíduo fica de 10 a 15 dias, em geral, imaginando que está encarnado e que está melhorando.

Quanto tempo leva para a alma sair do corpo após a morte?

A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo. O Zohar fala que a Tzelem/sombra da alma começa a deixar o corpo 30 dias antes da morte.

Quanto tempo leva para a pessoa acordar do seu desencarne?

A resposta é: depende. No mínimo 24 horas, 36 horas. Infelizmente, têm pessoas que demoram anos a fio. Morte física e desencarne não acontecem na mesma hora.

Quanto tempo uma pessoa leva para aceitar a perda de um filho?

Quando se trata de perdas mais graves, como a morte de um filho, uma migração forçada ou até uma amputação, a sensação é mais intensa e demorada. Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos.

Como lidar com a morte de um filho?

Crie ONGs com o objetivo de reduzir os riscos ou acolher familiares, escreva textos, diário ou um livro. O fato de ressignificar a perda, não implica em afirmar que os pais apagaram da memória o filho perdido ou que nunca mais sentirão saudade, pois o filho permanece vivo na memória e através da dor multiplicar o amor.

Porque uma mãe perde um filho?

A perda de um bebê é um processo de luto. Mesmo que seja alguém que ela não chegou a conhecer, é um ser pelo qual nutria sentimentos de amor e de esperança, por quem fazia planos e transformava a vida para sua chegada. Cada mulher reage de uma forma e precisa de seu próprio tempo para lidar com o luto.

Como Deus escolhe os pais?

Eles têm aquele sentimento de independência e auto-procura que é tão raro e tão necessário nos pais. Veja, a criança que vou dar a eles tem seu próprio mundo. Eles têm de fazê-lo seu mundo também, e isso não será fácil.” Deus sorri.

Porque nascemos em determinada família?

“NASCEMOS NA FAMILIA CERTA PARA CUMPRIR NOSSA MISSÃO DE VIDA. "Toda reencarnação é planejada.” A escolha dos pais com os quais o espírito vai encarnar (como filho) acontece justamente porque eles podem oferecer ao espírito a possibilidade de “ativar” determinados complexos de encarnações passadas.

Qual a missão dos filhos?

Os filhos involuntariamente nos ensinam muito, e os pais, no tempo certo, devem retornar a eles essas lições. Com os filhos aprendemos a desaprender tudo aquilo que achávamos sabido. Aprendemos novos-velhos valores (e o ouro da disciplina).

Porque eles vieram pra nós pelo amor?

Por uma razão muito simples: eles vieram para nós pelo amor. E eles nos elegeram como um guardião do seu mistério. Eles nos procuraram para algo que lá onde eles estavam não havia mais como conseguir. Eles descem à terra por meio de nós, recebem através de nós o dom da vida.

O que o espírito sente quando morre?

Wagner conta também que alguns espíritos ficam um tempo em locais de repouso para se refazerem da transição e libertação final do corpo e logo estão entre seus amigos e entes queridos, em locais cheios de paz e harmonia, prontos a continuarem seus processos de evolução pessoal e de ajuda a seus semelhantes.

Como é contado o tempo no plano espiritual?

O tempo é algo muito valioso na vida do espírito. Quando encarnados seguimos um cronograma estabelecido por nós e nossos mentores e podemos atingir o que nos propomos ou nos afastar de acordo com nosso livre arbítrio.

O que acontece com o espírito depois do enterro?

OS ESPÍRITOS NÃO FICAM NAS SEPULTURAS

Mas não é o lugar, objetos, flores e velas que realmente importam. O que importa é a intenção, a lembrança sincera, o amor e a oração. Túmulos suntuosos não importam e não fazem diferença para quem parte.

Artigo anterior
O que fazer para sair da crise no namoro?
Artigo seguinte
O que é palavra de sabedoria na Bíblia?