Tem vírgula depois do vocativo?

Perguntado por: Vanessa Rocha  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes. Outra curiosidade, pensando em análise sintática.

Tem vírgula depois de vocativo?

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário.

Como utilizar o vocativo?

O vocativo é um chamado, invocação ou apelo. Ele é usado quando o falante quer dialogar com o ouvinte, isto é, quando o falante chama, nomeia ou invoca a pessoa com quem deseja conversar. O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa.

Como foi empregada a vírgula nos Vocativos?

Esse termo também aparece destacado: se estiver no início da oração, haverá vírgula após o vocativo; se estiver no meio da oração, aparecerá entre vírgulas; se estiver ao final da oração, será antecedido por vírgula. Observe: “Rita, você não me ouviu?” “O problema, Rita, é que você não me ouve.”

Quando não usar vírgula no vocativo?

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.

VÍRGULA: 5 Dicas SIMPLES Sobre Como Usar a Vírgula (CONCURSOS E VESTIBULARES)

39 questões relacionadas encontradas

Tem vírgula depois de oi?

Tem vírgula depois de oi? Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório.

O que é vocativo de 5 exemplos em frases?

Exemplos de frases com vocativo
  • Não faça isso, meu amigo! ( Vocativo)
  • Senhor síndico, faremos ou não essa reunião? ( Vocativo)
  • Passar em provas, consurseiros, é necessário força de vontade e determinação! ( Vocativo)
  • Ó pátria amada, idolatrada, salve salve! ( Vocativo)

Como saber se é um vocativo?

O vocativo indica um chamamento e é denominado um termo acessório da oração. Quando pensamos no significado dessa palavra, entendemos o porquê dessa função sintática receber essa classificação.

Como saber qual é o vocativo da frase?

Vocativo: é o termo da oração que possui a função de chamar diretamente o interlocutor (função apelativa de 2ª pessoa).

Tem vírgula depois do bom dia?

1- "Bom dia, amor!" - O vocativo, que indica um chamado ou invocação, deve ser isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, deve-se usar vírgula depois.

Qual é a função de um vocativo em uma frase?

A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

Como se faz um vocativo?

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

Estou bem obrigada tem vírgula?

A vírgula que separa o vocativo do restante da oração é obrigatória em todos os casos. Veja alguns exemplos: Paula, vamos ao cinema? Obrigada, professora.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Qual é vocativo?

Aposto e vocativo são termos de uma oração. O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.

Qual é a diferença entre vocativo e aposto?

Aposto é um termo acessório da oração e acompanha substantivos, pronomes ou verbos. Portanto, depende de outro termo para completar o seu significado — diferentemente do vocativo, que é um termo independente e se configura em um chamamento ou invocação.

Para que serve a vírgula exemplo?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

O que é vocativo destinatário?

Destinatário – aqui deve ter a informação de para quem a carta é destinada, geralmente um vocativo. Nesse espaço o remetente se dirige ao receptor por meio de termos como: prezado ou prezado, querida ou querido, e tantos outros.

Quais são os 5 tipos de aposto?

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração.

Tem vírgula depois de ok?

O marcador conversacional pronto — ou «mas pronto» —, tal como acontece com outros, como «está claro», portanto, OK, etc., deverá, efetivamente, surgir entre vírgulas.

É correto usar vírgula depois do e?

Dicas de português

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

É correto escrever Prezado senhor?

Há 3 possibilidades de pontuação após o vocativo:

Prezado Senhor, [com vírgula]; Prezado Senhor: [com dois pontos]; e. Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica].

Para que serve o aposto?

O aposto é um termo acessório da oração, ou seja, não é essencial para o seu entendimento. Serve para especificar ou explicar outro elemento na oração. O núcleo do aposto deve ser formado por substantivo ou pronome substantivo.

Artigo anterior
Como colocar uma assinatura em um documento em PDF?
Artigo seguinte
Quem é o mais forte da Liga da Justiça?