O que causa bronquiolite no bebê?

Perguntado por: Cláudia Guerreiro de Cardoso  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)

Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade. Essa invasão propicia um excesso de muco nos tubinhos por onde o ar passa, comprometendo a captação de oxigênio. Entre os sintomas, o bebê fica com dificuldade para respirar.

Como se pega bronquiolite em bebê?

Além dele, o rinovírus, parainfluenza, bocavírus, adenovírus, influenza, coronavírus, metapneumovírus e as bactérias Mycoplasma e Bordetella também são transmissores. A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato.

Qual a causa de bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. ​É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.

Como evitar bronquiolite em bebês?

Como evitar que a bronquiolite volte a surgir
  1. Evitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;
  2. Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;
  3. Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;

Quantas vezes um bebê pode ter bronquiolite?

O alerta permanece para os maiores porque a bronquiolite não produz imunidade, o que significa que o mesmo paciente pode ter a infecção mais de uma vez. Os mesmos vírus que causam sintomas leves em adultos e crianças maiores podem causar bronquiolite em menores de um ano de idade.

CRIANÇA COM BRONQUIOLITE: O QUE É? QUAIS OS SINTOMAS?

39 questões relacionadas encontradas

Quando a bronquiolite e preocupante?

A bronquiolite normalmente melhora de 3 a 7 dias, entretanto, se a criança ou bebê estiver apresentando muita dificuldade para respirar, afundamento dos músculos da costela ou boca e dedos roxos, recomenda-se procurar rapidamente um atendimento médico de um hospital.

Como saber se a bronquiolite está piorando?

À medida que a bronquiolite piora, outros sintomas podem surgir, incluindo:
  1. Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos)
  2. Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana.

Quem transmite bronquiolite?

A bronquiolite é uma doença contagiosa. Uma criança contrai o vírus causador da mesma forma que contrairia o vírus do resfriado e da gripe – no ar, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar.

Quem pegou bronquiolite pega de novo?

MITO. A bronquiolite é habitualmente causada pelo vírus respiratório sincicial ( VSR ). No entanto, outro vírus respiratório, como o adenovírus, por exemplo, pode também ser o microrganismo causador. Por isso, crianças que já tiveram bronquiolite por um agente infeccioso específico pode ter de novo por outro.

Quanto tempo dura a bronquiolite em bebê?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Como se pega a doença bronquite?

A causa mais comum da bronquite, principalmente da bronquite aguda, são as infecções por vírus, como gripes e resfriados, ou infecções por bactérias, menos comuns, podendo provocar irritação e inflamação nos brônquios que aumentam de volume e produzem mais catarro, o que diminui fluxo de ar nos pulmões, dificultando a ...

Qual exame detecta bronquiolite?

O diagnóstico da bronquiolite é baseado na história e exame clínico. Exames laboratoriais podem ser solicitados para identificação do vírus (imunofluorescência direta ou indireta de secreção nasal, PCR, kits de detecção viral).

Como é o chiado da bronquiolite?

É caracterizada por chiado no peito, tosse e falta de ar, que vem associada em 90% dos casos a uma infecção causada por vírus. Essa síndrome afeta bebês de até 24 meses de vida. Os principais sintomas são falta de ar, tosse, desconforto respiratório e chiado no peito.

Qual a diferença de bronquiolite e bronquite?

A bronquiolite é uma doença aguda que acomete os bebês mais pequenos – abaixo de dois anos. Vírus similares ao de gripe atingem as vias respiratórias em um lugar chamado bronquíolo. Já a bronquite é uma doença crônica – inflamação no pulmão – causada principalmente pela asma.

Como saber se meu filho está com cansaço?

Irritabilidade. Cansaço para comer ou beber. Dificuldade em dormir.

Tem vacina para bronquiolite?

O pediatra enfatiza que não há vacina específica para a causa viral da bronquiolite, mas existem formas de preveni-la. “A vacina da gripe pode diminuir os sintomas mais graves da doença, embora a influenza seja responsável pela minoria dos casos.

Quantos dias de internado para bronquiolite?

Pacientes com doença grave devem ser hospitalizados. Aqueles com insuficiência respiratória, necessidade de suporte ventilatório ou instabilidade hemodinâmica (causada pela infecção viral ou doença bacteriana secundária) devem ser internados em ambiente de terapia intensiva pediátrica.

Qual o pior dia da bronquiolite?

Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos. Essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço.

Como saber se a bronquite está melhorando?

A bronquite aguda é um processo inflamatório agudo (ou seja, pontual) dos brônquios, em geral, associado a um processo infeccioso viral ou bacteriano. A bronquite aguda, também chamada de resfriado torácico, geralmente melhora em uma semana a 10 dias, sem efeitos duradouros, embora a tosse possa durar semanas.

É grave bronquiolite?

A doença pode ser desde muito leve, com secreção nasal e tosse discreta, até grave, com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Para ter ideia, 5% das crianças com bronquiolite necessitam de internação e, dessas, 2% vão à óbito.

Qual o pico da bronquiolite?

O pico dos sintomas costuma ocorrer entre 5 a 7 dias. A recuperação completa geralmente se dá em 1 ou 2 semanas, mas pode demorar até 4 semanas em alguns casos. Os casos mais graves são aqueles em que o bebê apresenta dificuldade respiratória, principalmente quando há sinais de esforço para respirar.

Qual o valor normal da respiração por minuto?

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

Como saber se o pulmão do bebê está cheio?

Sintomas de pneumonia no bebê
  1. Febre acima de 38ºC que demora para baixar;
  2. Respiração curta, rápida e ofegante;
  3. Tosse forte e com secreção;
  4. Choro fácil;
  5. Dificuldade para dormir;
  6. Olhos com remelas e secreções;
  7. Vômitos e diarreia;
  8. Movimentos das costelas ao respirar.

Como saber se meu bebê está chiando?

Ainda, o chiado no peito se caracteriza por um som semelhante a um assobio contínuo que é facilmente percebido durante a ausculta. Esse barulho é provocado pelas contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.

Como perceber falta de ar em bebê?

dificuldades na alimentação, como recusa da mamada, sugar pouco ou presença de vômitos frequentes; alterações na respiração, que é o sinal mais importante da doença, e caracterizando-se por respiração ruidosa, gemido, ausência de movimentos respiratórios ou pausa respiratória.

Artigo anterior
O que aconteceu no período Permiano?
Artigo seguinte
Para que serve uma servidão?