Quais são os tipos de anestesia?

Perguntado por: Beatriz Bárbara de Pinheiro  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

Existem basicamente três tipos de anestesia: local, regional e geral. A anestesia regional é um procedimento anestésico que visa anestesiar apenas a porção do corpo a ser operada, e o paciente pode permanecer acordado ou sedado.

Quais são os 4 tipos de anestesia?

Existem basicamente quatro tipos de anestesia: local, plexular, geral e os bloqueios espinhais. Cada uma serve para um objetivo específico, e seja por questões de estética ou saúde, é sempre importante saber o que distingue uma da outra.

Quais os tipos de anestesia local explique cada uma?

A anestesia local promove bloqueio da sensibilidade em determinada região do corpo por meio do uso de medicações chamadas de anestésico local. O uso pode ser tópico (gel, spray ou pomadas) ou por infiltração (injeção da medicação na pele e subcutâneo).

Qual a anestesia mais segura?

A anestesia geral é a mais segura. Desde que bem assistidas pelo médico anestesista durante todo o procedimento, ambas são seguras.

Qual a melhor anestesia para cirurgia?

- Recomendamos a anestesia geral quando o procedimento cirúrgico é muito complexo e necessita que sejam anestesiadas várias regiões do corpo - ressalta o cirurgião plástico. A anestesia local é o procedimento anestésico mais comum, sendo usado para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo.

CONHEÇA OS TIPOS DE ANESTESIAS E SUAS INDICAÇÕES

36 questões relacionadas encontradas

Qual anestesia é melhor raqui ou geral?

Ambas são anestesias seguras, mas como todo procedimento cirurgico, existem seus riscos, prós e contras. A raqui anestesia por ex, têm maior risco de cefaleia pós procedimento e maior risco de retençao urinaria que a sedacao (geral).

Qual a diferença entre anestesia peridural e epidural?

A anestesia peridural, também chamada de anestesia epidural, é um tipo de anestesia que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo que inclui abdômen, costas e pernas, mas a pessoa ainda pode sentir o toque e a pressão.

Qual é a cirurgia mais arriscada do mundo?

A cirurgia é tão casca grossa que o nome dela é um palavrão quase impronunciável: hepatopancreatoduodenectomia (HPD). Trata-se da retirada do duodeno e de parte do pâncreas e do fígado ao mesmo tempo, no mesmo procedimento.

Porque a anestesia geral e perigosa?

Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios. Sua incidência está diretamente relacionada ao estado de saúde prévio do paciente. Muitas dessas complicações podem ser previsíveis e prevenidas através da entrevista pré-anestésica.

Qual anestesia e mais perigosa local ou geral?

O tempo de cirurgia é fator fundamental para indicação de anestesia geral. Também são fatores que fazem optar por essa técnica: a dor, o desconforto e hemorragia. O importante é salientar que ao contrário do que a grande maioria acredita a anestesia geral é mais segura e suas complicações são extremamente raras.

Quais os 3 tipos de anestesia?

Existem basicamente três tipos de anestesia: local, regional e geral. A anestesia regional é um procedimento anestésico que visa anestesiar apenas a porção do corpo a ser operada, e o paciente pode permanecer acordado ou sedado.

Quais os anestésicos locais?

A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.

Qual o nome da anestesia local?

PERIDURAL: é administrado anestésico local no espaço epidural, próximo à medula espinhal. Nesse tipo de anestesia também perde-se a sensibilidade dos membros inferiores e do abdômen.

Quais os três pontos no qual anestesia bloqueia a dor?

Anestesia - uma visão sobre seus tipos, usos e diferenças.
  • No local exato onde a injúria está ocorrendo, através do bloqueio dos receptores da dor presentes na pele;
  • Na medula espinhal, bloqueando um sinal doloroso vindo de um nervo periférico, impedindo que o mesmo continue seu trajeto e chegue ao cérebro;

O que é uma anestesia combinada?

“A anestesia combinada é a utilização das duas anestesias – ministrando a peridural junto com uma pequena dose de raquidiana. Os benefícios são a ação rápida da raqui, promovendo alívio da dor, e a ação prolongada da peridural. Esse tipo de conduta é conhecido como duplo bloqueio”, esclarece Dra.

O que acontece com o corpo quando tomamos anestesia geral?

Na anestesia geral, o anestésico age no cérebro, bloqueando o estímulo doloroso. A indução (paciente perde a consciência em poucos segundos) é feita através da administração do anestésico intravenoso e, a seguir, pode ser feita ou o não o processo de entubação na dependência do porte cirúrgico ou local a ser operado.

Quais as sequelas da anestesia geral?

Possíveis complicações

As complicações mais graves, como parada da respiração, parada cardíaca ou sequelas neurológicas, são raras, mas podem surgir em pessoas com a saúde muito debilitada, por desnutrição, doenças cardíacas, pulmonares ou renais, e que usam muitos medicamentos ou drogas ilícitas, por exemplo.

Quem não pode tomar anestesia geral?

Seu risco anestésico pode ser maior se você tem ou já teve alguma das seguintes condições:
  • Alergias à anestesia ou histórico de reações adversas à anestesia;
  • Diabetes;
  • Doença cardíaca (angina, doença valvar, insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco prévio);
  • Pressão alta;
  • Problemas renais;

Qual é a cirurgia que mais mata?

Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico que mais mata no Brasil.

Qual é a cirurgia mais dolorosa no ser humano?

Dentre os mais dolorosos, destacam-se as cirurgias abertas (colectomia, hernioplastia hiatal, coledocotomia, colostomia, gastrostomia), com 100% de dor, e a laparotomia com aproximadamente 60%.

Qual é a cirurgia mais demorada?

Foi uma operação de quatro dias para a remoção de 90 kg de líquido de um cisto ovariano que pesava 130 kg. O procedimento ocorreu em 1951, em Chicago, EUA. Como a paciente Gertrude Levandowski pesava 280 kg, os médicos drenaram o líquido do cisto lentamente para evitar possíveis riscos.

Quanto tempo dura o efeito de uma anestesia peridural?

Os efeitos da anestesia podem durar uma a duas horas após o nascimento do bebê, que é quando é retirado o cateter, e a mulher pode sentir dormência nos membros inferiores.

Para que serve a epidural?

A analgesia peridural é a modalidade utilizada com mais frequência durante o trabalho de parto. Suas principais vantagens incluem: o alívio efetivo da dor com baixa dose anestésica sem bloqueio motor significativo e a possibilidade de complemento analgésico em cateter.

O que é um peridural?

[ Medicina ] Que é feito com introdução de uma substância medicamentosa, geralmente um anestésico, no espaço entre as vértebras e a dura-máter (ex.: anestesia peridural, método peridural).

Qual o risco da anestesia raqui?

Anestesia raqui pode deixar sequelas? A substância em si não, mas a forma que é aplicada pode sim provocar sequelas. Se mal aplicada entre as vértebras pode ferir o nervo da coluna e causar dores crônicas na cabeça.

Artigo anterior
Quando os batimentos cardíacos são irregulares?
Artigo seguinte
O que é Terapia Sistêmica breve?