O que são verbos transitivos e Intransitivos exemplos?

Perguntado por: Henrique Sebastião Cunha Abreu  |  Última atualização: 25. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

Enquanto os verbos intransitivos não precisam de complemento, os verbos transitivos precisam de complemento, que pode ou não ser acompanhado de preposição, de acordo com cada caso. Assim, os verbos transitivos apresentam um objeto, que explica a ação verbal. Verbo transitivo: Eu falei com ela sobre você.

O que é verbo transitivo é intransitivo e exemplos?

Choveu. O verbo “chover” é intransitivo, pois tem sentido completo sem precisar de outros complementos. Ouvi uma música muito animada. O verbo “ouvir” é transitivo, pois precisa estar acompanhado de um complemento para que seu sentido seja completo no enunciado.

Como saber se é transitivo ou intransitivo?

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Quais são os tipos de transitivos?

Tipos de transitividade verbal

Os verbos transitivos podem ser classificados de três formas diferentes, de acordo com a maneira como se ligam ao seu objeto: verbos transitivos diretos; verbos transitivos indiretos; verbos transitivos diretos e indiretos.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O que São Verbos Transitivos e Intransitivos? (Aprenda Transitividade Verbal)

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbos Intransitivos exemplos?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Qual a diferença entre o verbo transitivo direto e indireto?

Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

Sou é um verbo transitivo ou intransitivo?

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.

Como fazer a pergunta para o verbo?

Os verbos transitivos diretos necessitam de um objeto direto para completar o sentido da frase, não exigindo preposição obrigatória. O objeto direto responde às perguntas “o quê?” ou “quem?”, indicando, dessa forma, o elemento que sofre a ação verbal. Exemplo: Camila bebe água.

O que é ser verbo intransitivo?

Os verbos intransitivos são aqueles que não exigem complemento para ter seu sentido completo na oração. Ainda assim, eles podem vir acompanhados de outros termos no enunciado. Verbos intransitivos têm sentido completo, não precisando de complemento no enunciado.

Quando o verbo chegar é intransitivo?

Verbo chegar como verbo intransitivo

O verbo chegar é intransitivo, não necessitando de complementos verbais, com os seguintes sentidos: Quando indica a ação completa de ir a algum lugar. Ele ainda não chegou.

O que é um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

O que é direto e indireto?

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

O que é um verbo indireto?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Quando é verbo de ligação?

Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.

E é um verbo de ligação?

Verbo de ligação é o verbo que expressa um estado permanente, transitório ou aparente. Ele também pode apontar uma mudança ou continuação de estado. O termo que indica o estado ou a qualidade do sujeito é chamado de predicativo do sujeito.

Artigo anterior
Quais exercícios ajudam a ganhar peso?
Artigo seguinte
Como comprimir fotos para enviar por e mail?