Pode trazer fatos novos na apelação?

Perguntado por: Vítor Vicente de Pinto  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Note-se um importante detalhe: o art. 1.014 do CPC não trata da alegação de fatos novos (supervenientes). Estes podem ser veiculados, na apelação ou outro momento, porque o art. 493 do CPC assim autoriza expressamente.

Pode alegar fato novo na apelação?

- Para que a parte possa argüir fatos novos em sede de apelação, sem ofender ao princípio do duplo grau de jurisdição, deve a parte comprovar que deixou de apresentar os documentos em primeira instância por motivo de força maior. Inteligência do art. 517 do CPC.

Pode juntar novas provas na apelação?

A juntada de documentos com a apelação é possível, desde que respeitado o contraditório e inocorrente a má-fé, com fulcro no art. 397 do CPC .

Pode alegar fato novo em recurso?

A parte só pode alegar fatos novos no recurso inominado em duas hipóteses: a) se o fato é superveniente à propositura da ação, e é capaz de influir na solução da lide; e b) se a parte provar que deixou de suscitar a questão de fato anterior à constituição da demanda por motivo de força maior.

Quando alegar fato novo?

Processo Civil e Trabalhista.

Outro detalhe importante é que o fato novo deve ser apresentado na primeira oportunidade que se tem para fazê-lo, sob o risco de preclusão do direito, como aconteceu no julgamento de um recurso na esfera trabalhista (Processo no TST: RR - 228700-64.2001.5.02.0461 - Fase Atual.

PROCESSO CIVIL II - Recurso de Apelação

41 questões relacionadas encontradas

Como alegar fato novo?

Sob este foco, concluímos que a alegação de fato novo ou prova superveniente deve ser apresentada diretamente ao julgador do processo na instância em que se encontra, inclusive no STJ ou STF, sendo certo que, seja lá qual for o grau de jurisdição, observar-se-á sempre o contraditório e aplicar-se-á o direito da forma ...

Como apresentar fato novo no processo?

Quando ocorre algum fato novo (ou superveniente) no curso de uma demanda judicial, capaz de produzir efeitos diretos para a justa e adequada composição do litígio, a parte interessada deve informar sua ocorrência ao juiz ou ao Tribunal na primeira oportunidade que tiver.

Como alegar fato superveniente?

O fato superveniente a ser considerado pelo julgador deve guardar pertinência com a causa de pedir e pedido constantes na petição inicial, não servindo de fundamento para alterar os limites da demanda fixados após a estabilização da relação jurídico-processual.

Pode alegar fato novo em embargos de declaração?

1. O fato novo, que pode influenciar no resultado da lide, pode ser alegado ainda em sede de Embargos de Declaração. Precedentes: REsp 1.071.891/SP, Rel.

O que é considerado fato superveniente?

Além deste conceito genérico, podemos afirmar ainda que fato superveniente é aquele que ocorre depois, que sobrevém que é sobreveniente. Assim, os eventos e acontecimentos influentes no resultado do processo e trazidos para os autos após a estabilização da demanda consistem em fatos supervenientes.

É necessário juntar documentos na apelação?

Não é absoluta a exigência de juntar documentos na inicial ou na contestação. A juntada de documentos em sede de apelação é possível, tendo a outra parte a oportunidade de sobre eles manifestar-se em contra-razões. PROCESSUAL CIVIL. ... 397 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

Quais documentos juntar em apelação?

Recurso de Apelação: Requisitos e cuidados na elaboração
  • CABIMENTO.
  • PRAZO.
  • DESTINATÁRIO E QUALIFICAÇÃO DAS PARTES.
  • CUSTAS PROCESSUAIS.
  • DOS PEDIDOS.
  • DATA E ASSINATURA DO ADVOGADO.
  • PROCURAÇÃO.
  • EFEITOS.

Até quando posso juntar provas no processo?

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

O que pode ser pedido na apelação?

As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. Pode acontecer de a parte deixar de suscitar determinada questão de fato no curso do processo.

É possível ajuizar novamente ação judicial por estes mesmos fatos?

ConJur - Justiça não pode julgar o mesmo processo em duas ações.

Pode fazer pedido novo na réplica?

PEDIDO NOVO EM RÉPLICA. IMPOSSIBILIDADE. ARTIGO 264 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL . ... NOS TERMOS DO ARTIGO 264 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL , É DEFESO AO AUTOR MODIFICAR O PEDIDO OU A CAUSA DE PEDIR APÓS A CITAÇÃO, SEM O CONSENTIMENTO DO RÉU.

O que é considerado prova nova?

Assim, 'nova' é a prova já existente, e não aquela que surgiu posteriormente”, inferindo, por conseguinte, que a prescrição do inciso sub análise não concede suporte jurídico à tese autoral de que um inquérito policial, instaurado posteriormente ao trânsito em julgado da decisão judicial contestada, poderia servir de ...

É permitido ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida?

- É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado. Parágrafo único - A decisão deve ser certa, ainda que resolva relação jurídica condicional.

Como responder aos embargos de declaração?

As Contrarrazões aos Embargos de Declaração devem ser apresentadas no prazo de 05 dias, conforme dispõe o art. 1.023, § 2º do CPC. Logo, a presente manifestação protocolada nesta data é tempestiva, visto que a ciência foi tomada em XX/XX/XXXX.

O que é fato superveniente em contrato administrativo?

O fato superveniente necessita ser imprevisto e extraordinário, vez que a teoria não se aplica aos casos corriqueiros do diaadia. Além desses requisitos, o fato imprevisto deve alterar a balança econômica do contrato, acarretando a um ou a ambos os contratantes onerosidade excessiva.

Quais são os elementos essenciais da sentença?

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.

Quando ocorre a perda do objeto da ação?

O processo ou o recurso será extinto sempre que algum evento ulterior venha a prejudicar a solução de questão pendente, privando-a de relevância atual, de modo que se tornaria meramente hipotética a decisão a seu respeito.

O que são alegações de fato?

CONCEITO. Matéria de fato: as partes devem demonstrar que estão certas através de todos os meios de prova possíveis. Matéria de direito: o juiz decidirá quem está certo de acordo com os documentos juntados e com a sua interpretação e aplicação da lei.

O que é a inovação recursal?

Por inovação recursal, podemos entender que se trata de um evento em que a parte, em sede recursal, utiliza-se de argumentos não trazidos e/ou discutidos em primeira instância. Tal situação de fato, ofende, principalmente, os Princípios da Ampla Defesa, Contraditório e Duplo Grau de Jurisdição.

O que é direito superveniente?

DIREITO SUPERVENIENTE - ART. 462 DO CPC . ... 462 do CPC impõe ao Magistrado decidir a causa de acordo com o panorama fático da lide quando da entrega da prestação jurisdicional, devendo levar em consideração fatos supervenientes, isto é, não existentes quando da propositura da ação.

Artigo anterior
Qual o prazo para pagar um boleto vencido?
Artigo seguinte
Como ser professor de Universidade nos Estados Unidos?