O que não pode faltar em um plano de aula?
Perguntado por: Hugo Hélder Oliveira de Matias | Última atualização: 30. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)
Ele deve conter identificação da disciplina, carga horária, objetivos, cronograma de atividades (conteúdos), instrumentos de avaliação e bibliografia recomendada. Geralmente, ele é apresentado aos alunos ou seus responsáveis no início das aulas.
Quais são os elementos que devem constar no plano de aula?
Os elementos de um plano de aula são: tema/assunto; público-alvo; objetivo(s), cronograma; conteúdos; atividades/estratégias; recursos; avaliação; registro das atividades.
O que um bom plano de aula precisa ter?
Os principais componentes de um plano de aula incluem: objetivos de aprendizagem, recursos, estratégias de ensino, atividades, avaliação, estrutura da aula e observações finais.
O que tem que ter no plano de aula?
O conteúdo é o que você irá apresentar ao aluno para ajudá-lo no aprendizado. Não só a matéria em si, com os conceitos, mas exemplos e informações que se aproximem da realidade do aluno. Os conteúdos podem ser: Conceituais: O que o aluno deve aprender e conhecer enquanto conceitos.
Como montar um plano de aula passo a passo?
- Projetos.
- Sequências didáticas.
- Elabore o tema a partir da habilidade.
- Elenque os objetivos do Plano de Aula.
- Descreva as atividades detalhadamente.
- Levante os recursos necessários.
- Pense na forma de avaliação.
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Como se elabora um plano de aula?
- Comece pelo que te inspira. ...
- Identifique e escolha o tema. ...
- Defina os objetivos. ...
- Defina o conteúdo. ...
- Estabeleça a metodologia. ...
- Elabore um cronograma de aulas. ...
- Pense nos recursos. ...
- Defina o tipo de avaliação.
Quais itens devem contemplar um bom plano de atividades?
Um bom plano de ação deve incluir: Uma descrição do objetivo a ser atingido. Tarefas e etapas que devem ser concluídas para alcançar o objetivo. Quem são os responsáveis por fazer cada atividade.
O que é objetivo geral de um plano de aula?
Objetivos gerais são aqueles que apresentam a ideia de um trabalho, indicando a finalidade de um estudo.
Quais as etapas e os aspectos considerados no plano de aula?
São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.
Quais os cinco pontos do plano de aula?
- Tema. É algo específico dentro de uma disciplina que deve ser abordado na aula. ...
- Duração. Em geral, existem turnos e períodos de aula. ...
- Objetivos. ...
- Conteúdo. ...
- Metodologia. ...
- Recursos. ...
- Avaliação. ...
- Referências.
O que a LDB diz sobre plano de aula?
(LDB 9.394/96). O Plano de Curso explicita os objetivos educacionais e perfis profissionais a serem desenvolvidos, como parâmetros para a organização da Instituição, dos cursos como um todo, das atividades programadas, servindo como referência das ações dos docentes e estudantes.
O que o professor deve considerar no seu planejamento?
Um bom planejamento deve descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.
Como deve ser o planejamento escolar de acordo com a Bncc?
Para a BNCC, documento norteador do currículo educacional nacional, tem-se estabelecido que o planejamento escolar deve ser feito de acordo com a realidade de cada instituição, respeitando seu contexto regional e social.
Quais verbos usar no objetivo de um plano de aula?
✔Capacitar – Ensinar; orientar; tornar ✔Acompanhar ✔Analisar ✔Apoiar ✔Articular ✔Discutir ✔Estimular ✔Incentivar ✔Iniciar ✔Operacionalizar ✔Planejar ✔Propor ✔Valorizar ✔Viabilizar Page 2 capaz. ✔Celebrar – Executar o que é exigido; conferir validade; concluir.
Quais são os itens mais importantes de um plano de ação?
- objetivo;
- descrição do problema ou situação;
- metas e resultados esperados;
- ações necessárias;
- responsabilidades;
- recursos necessários;
- cronograma e sequência de atividades;
- avaliação e monitoramento.
Quais itens deve contemplar um bom plano de atividades na escola?
- Projetos e programas pedagógicos que serão realizados durante o ano letivo;
- Calendário escolar;
- Horários das aulas de cada professor;
- Formação das turmas;
- Conteúdos extras que serão relevantes para a escola;
Qual o primeiro passo a ser dado para a elaboração do plano?
Qual o primeiro passo a ser dado para a elaboração do plano? O primeiro passo é definir os objetivos que você deseja alcançar. Eles estabelecem aonde você quer chegar. Esse é o ponto de partida para a elaboração de todo o plano de ação.
Quais etapas de um plano de aula?
Para elaborar o plano de aula, é necessário que seja construído o plano de ensino levando em consideração as suas fases: “preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação (fixação de exercícios, recapitulação, sistematização); aplicação e avaliação” (LIBÂNEO, ...
O que o professor instrutor deve avaliar para elaborar um plano de aula?
- Dados de Identificação. Seu nome, o nome do curso (muito importante se você leciona mais de uma disciplina) e que turmas irão ter essa aula.
- Tema e objetivo.
- Conteúdo. ...
- Metodologia. ...
- Recursos didáticos. ...
- Cronograma. ...
- Referências.
O que são as habilidades em um plano de aula?
As habilidades, por exemplo, são coisas que os alunos devem aprender a fazer, e que são desenvolvidas ao longo de cada etapa educacional. Elas são tangíveis, como por exemplo, aprender a ler e escrever. A partir disso, os alunos podem desenvolver as competências gerais apresentadas na BNCC.
Onde encontrar planos de aula prontos?
A Nova Escola, Fundação Lemann e o Google.org tem um projeto que disponibiliza mais de 6 mil planos de aula prontos e alinhados à BNCC.
Qual é a sequência didática?
Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.
Qual é a diferença entre planejamento e plano de aula?
O plano tem a função de nortear o funcionamento da escola durante todo o ano letivo, enquanto o planejamento diz respeito às ações cotidianas tomadas pelo educador para a execução da aula. O planejamento é a sequência do que será desenvolvido em um dia letivo.
É obrigatório o professor fazer plano de aula?
A implementação de um plano de aula conforme a BNCC é obrigatório em todas as escolas públicas e privadas do país. O documento normativo foi definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).
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