O que não pode faltar em um plano de aula?

Perguntado por: Hugo Hélder Oliveira de Matias  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

Ele deve conter identificação da disciplina, carga horária, objetivos, cronograma de atividades (conteúdos), instrumentos de avaliação e bibliografia recomendada. Geralmente, ele é apresentado aos alunos ou seus responsáveis no início das aulas.

Quais são os elementos que devem constar no plano de aula?

Os elementos de um plano de aula são: tema/assunto; público-alvo; objetivo(s), cronograma; conteúdos; atividades/estratégias; recursos; avaliação; registro das atividades.

O que um bom plano de aula precisa ter?

Os principais componentes de um plano de aula incluem: objetivos de aprendizagem, recursos, estratégias de ensino, atividades, avaliação, estrutura da aula e observações finais.

O que tem que ter no plano de aula?

O conteúdo é o que você irá apresentar ao aluno para ajudá-lo no aprendizado. Não só a matéria em si, com os conceitos, mas exemplos e informações que se aproximem da realidade do aluno. Os conteúdos podem ser: Conceituais: O que o aluno deve aprender e conhecer enquanto conceitos.

Como montar um plano de aula passo a passo?

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC
  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

Os 3 erros ao anotar: quando, como, o que

30 questões relacionadas encontradas

Como se elabora um plano de aula?

Aprenda como fazer um plano de aula em 9 passos!
  1. Comece pelo que te inspira. ...
  2. Identifique e escolha o tema. ...
  3. Defina os objetivos. ...
  4. Defina o conteúdo. ...
  5. Estabeleça a metodologia. ...
  6. Elabore um cronograma de aulas. ...
  7. Pense nos recursos. ...
  8. Defina o tipo de avaliação.

Quais itens devem contemplar um bom plano de atividades?

Um bom plano de ação deve incluir: Uma descrição do objetivo a ser atingido. Tarefas e etapas que devem ser concluídas para alcançar o objetivo. Quem são os responsáveis por fazer cada atividade.

O que é objetivo geral de um plano de aula?

Objetivos gerais são aqueles que apresentam a ideia de um trabalho, indicando a finalidade de um estudo.

Quais as etapas e os aspectos considerados no plano de aula?

São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.

Quais os cinco pontos do plano de aula?

Claro, todo professor pode acrescentar os próprios detalhes, mas esses são os essenciais.
  • Tema. É algo específico dentro de uma disciplina que deve ser abordado na aula. ...
  • Duração. Em geral, existem turnos e períodos de aula. ...
  • Objetivos. ...
  • Conteúdo. ...
  • Metodologia. ...
  • Recursos. ...
  • Avaliação. ...
  • Referências.

O que a LDB diz sobre plano de aula?

(LDB 9.394/96). O Plano de Curso explicita os objetivos educacionais e perfis profissionais a serem desenvolvidos, como parâmetros para a organização da Instituição, dos cursos como um todo, das atividades programadas, servindo como referência das ações dos docentes e estudantes.

O que o professor deve considerar no seu planejamento?

Um bom planejamento deve descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.

Como deve ser o planejamento escolar de acordo com a Bncc?

Para a BNCC, documento norteador do currículo educacional nacional, tem-se estabelecido que o planejamento escolar deve ser feito de acordo com a realidade de cada instituição, respeitando seu contexto regional e social.

Quais verbos usar no objetivo de um plano de aula?

✔Capacitar – Ensinar; orientar; tornar ✔Acompanhar ✔Analisar ✔Apoiar ✔Articular ✔Discutir ✔Estimular ✔Incentivar ✔Iniciar ✔Operacionalizar ✔Planejar ✔Propor ✔Valorizar ✔Viabilizar Page 2 capaz. ✔Celebrar – Executar o que é exigido; conferir validade; concluir.

Quais são os itens mais importantes de um plano de ação?

Normalmente um plano de ação conta com os seguintes elementos:
  • objetivo;
  • descrição do problema ou situação;
  • metas e resultados esperados;
  • ações necessárias;
  • responsabilidades;
  • recursos necessários;
  • cronograma e sequência de atividades;
  • avaliação e monitoramento.

Quais itens deve contemplar um bom plano de atividades na escola?

No planejamento escolar são definidos e alinhados pontos como:
  • Projetos e programas pedagógicos que serão realizados durante o ano letivo;
  • Calendário escolar;
  • Horários das aulas de cada professor;
  • Formação das turmas;
  • Conteúdos extras que serão relevantes para a escola;

Qual o primeiro passo a ser dado para a elaboração do plano?

Qual o primeiro passo a ser dado para a elaboração do plano? O primeiro passo é definir os objetivos que você deseja alcançar. Eles estabelecem aonde você quer chegar. Esse é o ponto de partida para a elaboração de todo o plano de ação.

Quais etapas de um plano de aula?

Para elaborar o plano de aula, é necessário que seja construído o plano de ensino levando em consideração as suas fases: “preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação (fixação de exercícios, recapitulação, sistematização); aplicação e avaliação” (LIBÂNEO, ...

O que o professor instrutor deve avaliar para elaborar um plano de aula?

Com estas informações em mente, é possível pensar em um roteiro para um bom plano de aula:
  • Dados de Identificação. Seu nome, o nome do curso (muito importante se você leciona mais de uma disciplina) e que turmas irão ter essa aula.
  • Tema e objetivo.
  • Conteúdo. ...
  • Metodologia. ...
  • Recursos didáticos. ...
  • Cronograma. ...
  • Referências.

O que são as habilidades em um plano de aula?

As habilidades, por exemplo, são coisas que os alunos devem aprender a fazer, e que são desenvolvidas ao longo de cada etapa educacional. Elas são tangíveis, como por exemplo, aprender a ler e escrever. A partir disso, os alunos podem desenvolver as competências gerais apresentadas na BNCC.

Onde encontrar planos de aula prontos?

A Nova Escola, Fundação Lemann e o Google.org tem um projeto que disponibiliza mais de 6 mil planos de aula prontos e alinhados à BNCC.

Qual é a sequência didática?

Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.

Qual é a diferença entre planejamento e plano de aula?

O plano tem a função de nortear o funcionamento da escola durante todo o ano letivo, enquanto o planejamento diz respeito às ações cotidianas tomadas pelo educador para a execução da aula. O planejamento é a sequência do que será desenvolvido em um dia letivo.

É obrigatório o professor fazer plano de aula?

A implementação de um plano de aula conforme a BNCC é obrigatório em todas as escolas públicas e privadas do país. O documento normativo foi definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).

Artigo anterior
O que preciso fazer para ser autônomo?
Artigo seguinte
O que é cargo de função gratificada?