Quais são os riscos físico de enfermagem?

Perguntado por: Henrique Lopes de Pinto  |  Última atualização: 31. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

Riscos físicos: ruídos, vibrações, radiações, calor, frio, umidade, eletricidade, etc. Riscos químicos: poeiras, fumos, gases, vapores, medicamentos, desinfetantes, etc. Riscos biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitas, sangue, secreções, etc.

Quais são os riscos físicos na enfermagem?

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

Quais são os riscos físicos hospitalar?

Riscos físicos

De acordo com o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar da Anvisa, calor, ruído, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes e pressões anormais são os principais agentes físicos encontrados no ambiente hospitalar.

Quais são os tipos de risco que os profissionais de enfermagem estão expostos?

Os profissionais da área da Enfermagem estão mais expostos devido à execução de cuidados que envolvem risco de contaminação com material biológico, como a realização de curativos, passagem de sonda, o contato com materiais perfurocortantes, gazes contaminadas com sangue ou secreções e o contato direto com o paciente.

Como podemos classificar os riscos físicos?

Os agentes do grupo de riscos físicos incluem ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e demais tipo de energia aos quais os trabalhadores podem estar sendo expostos.

Tipos de riscos na enfermagem

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os cinco riscos físicos?

Ou seja, riscos físicos são os agentes causadores como ruídos, vibrações, temperatura, umidade, pressão, entre outros. (saberemos mais sobre cada um deles mais abaixo).

Como evitar riscos físicos na enfermagem?

As medidas de prevenção para este risco são:
  1. Redução do tempo de exposição do trabalhador à fonte da radiação;
  2. Uso de avental plumbífero (com chumbo para conter a radiação);
  3. Barreiras físicas entre o profissional e a fonte;
  4. Armazenamento e descarte adequado dos materiais.

O que é fator de risco na enfermagem?

Os EA são fatores que comprometem a assistência e apresentam potencial limitante ou incapacitante como consequência de um controle inadequado de riscos.

O que são fatores de risco na enfermagem?

Os fatores de risco podem ser classificados em não modificáveis (sexo, idade e herança genética) e modificáveis ou comportamentais (tabagismo, alimentação, inatividade física, excesso de peso, sexo inseguro, estresse, consumo de álcool e outras drogas).

Quais os principais riscos encontrados pelos profissionais de enfermagem segundo a nr32?

Riscos biológicos; Riscos químicos; Da radiação ionizante. A NR 32 abrange ainda a questão da obrigatoriedade da vacinação do profissional de enfermagem (tétano, hepatite e demais vacinas que estiverem contidas no PCMSO), com os reforços pertinentes, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Quais os principais riscos físicos existentes em ambiente de saúde?

Neste grupo, estão:
  • arranjo físico inadequado;
  • máquinas e equipamentos desprotegidos;
  • iluminação inapropriada;
  • eletricidade;
  • probabilidade de incêndio e explosão;
  • animais peçonhentos;
  • circunstâncias que podem provocar acidentes, etc.

Quais os 5 tipos de riscos encontrados no ambiente hospitalar?

No meio deles estão os agentes físicos, químicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos e psicológicos.

Quais os principais riscos ergonômicos na enfermagem?

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

O que é a NR 32 na enfermagem?

32.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Quais os principais acidentes de trabalho na área da enfermagem?

Fique por dentro!
  • Corte e laceração. Tal acidente de trabalho é observado na área da saúde durante o manuseio de instrumentos e materiais de forma inadequada ou sem o uso devido do equipamento de proteção individual. ...
  • Fraturas. ...
  • Contusão e esmagamento. ...
  • Distorção e tensão. ...
  • Lesão imediata. ...
  • Luvas. ...
  • Óculos de proteção. ...
  • Máscara.

Como fazer um diagnóstico de risco na enfermagem?

Como construir o Diagnóstico de Enfermagem

A base da construção do diagnóstico de enfermagem é um junção de raciocínio clínico e pensamento crítico, uma compreensão sobre esses dois pontos é fundamental para garantir que os diagnósticos reflitam de maneira fidedigna os problemas reais e potenciais do paciente.

Quais são os 3 tipos de riscos?

Desta forma, os riscos são classificados em riscos financeiros, riscos estratégicos, riscos operacionais e perigos.

Quais são os 4 fatores de risco?

Em geral, os fatores de risco podem ser classificadas nos seguintes grupos:
  • Comportamentais.
  • Fisiológicos.
  • Demográficos.
  • Ambientais.
  • Genéticos.

Quais são os tipos de agentes físicos?

1) Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc. 2) Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

São exemplos de riscos físicos exceto?

Resposta verificada por especialistas. Não é considerado um risco físico: poeiras minerais.

Qual a cor do risco químico?

O grupo vermelho lida com riscos químicos que podem afetar a saúde de diversas formas ao introduzir no organismo um ou mais componentes químicos que não são bem vindos ao corpo e que de acordo com a quantidade podem causar danos, podemos dar como exemplo bombeiros que têm que lidar com fumaça gerada pela queima de ...

O que é ergonomia em enfermagem?

Dentro desse contexto a ergonomia no campo da saúde, busca o conhecimento sobre o processo de trabalho com enfoque no sentido coletivo, sua organização e um olhar voltado para a qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho.

Quais são os riscos da NR 17?

Ao mencionar características psicofisiológicas, a NR 17 inclui situações como a de pressão psicológica, estresse, pressão por resultado, questões essas que também estão relacionadas a ergonomia.

Quais são os riscos químicos físicos e biológicos?

– Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele, etc. – Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Como identificar os riscos físicos no ambiente de trabalho?

Principais riscos físicos no ambiente de trabalho
  1. Temperatura. Estar exposto a variações de temperaturas extremas é um dos riscos físicos mais comuns nos ambientes laborais. ...
  2. Vibrações. As vibrações oferecem risco no ambiente laboral e podem ser do tipo localizadas ou agir no corpo inteiro do profissional. ...
  3. Umidade. ...
  4. Radiação.

Artigo anterior
Qual a importância dos vegetais e frutas na alimentação?
Artigo seguinte
Pode passar cal em tronco de árvore?