O que acontece se não tirar a certidão de óbito?

Perguntado por: Raúl Pinto Alves  |  Última atualização: 25. April 2022
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De acordo com Izabella Maria de Rezende Oliveira, advogada do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil – MG), sem a certidão de óbito, não é possível atualmente realizar o sepultamento, seja em cemitérios públicos ou privados.

O que acontece com quem não tira atestado de óbito?

Passado esse prazo, os Estados podem cobrar multa sobre o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação). No Estado de Santa Catarina, a lei 13.136/04, prevê multa de 20% do valor do imposto para quem não abrir o inventário ou partilha dentro do prazo legal.

Qual o prazo para tirar certidão de óbito?

O prazo para fazer a solicitação da certidão de óbito é de até 15 dias da data do falecimento. O recomendado é que seja feito em até 24 horas. Passado este prazo legal, o documento só poderá ser emitido por meio de uma determinação judicial.

É crime não tirar certidão de óbito?

A imposição legal para proceder com as certidões está prevista em Lei nº 6015/1973, contudo, o juiz ponderou que na normativa, apesar de constar a obrigação, não há nenhuma consequência legal.

Como fazer para tirar certidão de óbito depois do prazo?

Para tirar a certidão de óbito será necessário apresentar no cartório a declaração de óbito, no modelo definido pelo Ministério da Saúde e com a assinatura de algum médico com registro no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Certidão de óbito incorreta

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Quanto custa para tirar 2 via de certidão de óbito?

“É possível imprimir em casa, mas vai valer apenas como uma cópia. O documento mesmo, para usar oficialmente, precisa ser impresso em cartório”, explica Vendramin. O valor do documento é de R$ 22,05, sem as taxas administrativas. No total, a certidão pode chegar a R$ 39,27.

Como obter certidão de óbito online?

Para pedir uma certidão de óbito online, tem de: aceder à página de pedido de certidão na plataforma Civil Online. autenticar-se com o certificado digital do Cartão do Cidadão, com cédula profissional (de advogada/o, notária/o e solicitador/a), ou fazer o pedido sem autenticação.

Qual a importância da certidão de óbito?

Esse documento é fundamental para comprovar o falecimento e indispensável no ato de solicitações de benefícios, como pensão por morte e seguro de vida. Além disso, ela é requerida para dar entrada em inventário ou acessar o direito de usufruto e possibilitar novo casamento à parte viúva.

Qual o valor de um atestado de óbito?

Muita gente nem sabe disso, mas a certidão de óbito somente poderá ser emitida de forma gratuita pelos cartórios de registros num prazo de até 15 dias após o falecimento. A medida faz parte das exigências do governo federal aos cartórios de registros.

Quem pode requerer certidão de óbito?

Quem pode tirar? O funcionário da agência funerária é quem encaminha os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil para solicitar a Certidão de Óbito. O documento deve ser retirado por um familiar. O registro de óbito, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997).

Pode sacar benefício de falecido?

Para o caso de o beneficiário falecido ter deixado dependentes, a liberação pode ser feita diretamente pelo aplicativo Meu INSS, ou mesmo pelo site. A liberação do resíduo será feita, após o dependente estar habilitado a receber a pensão por morte.

Para que serve a certidão de óbito para os filhos?

Certidão de óbito é um documento que atesta o falecimento de uma pessoa. Seu registro oficial é feito em cartório e é essencial para que a família possa dar prosseguimento a processos pós-morte, tais como o inventário.

O que aparece na certidão de óbito?

Na certidão, dentre outras informações, deve constar a hora e a data do falecimento, se a pessoa era casada e deixa filhos, com nome e idade de cada um, se deixa bens e herdeiros, se era eleitor, se a morte foi natural ou violenta e a causa conhecida.

Quais atestados de óbito são aceitos?

I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendentes (bisavós, avós e pais), descendentes (filhos, netos e bisnetos), irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.

Como consultar certidão de óbito pelo nome?

A consulta deve ser feita diretamente pela página da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do ícone de acesso rápido ou pela opção "Extrajudicial – Para o Cidadão".

Como descobrir óbito pelo nome?

Por fim, também há a opção de localização de registros pela plataforma www.falecidosnobrasil.org.br, mantido por associações de serviço funerário do Brasil, e que identificam registros pelo nome através do Cadastro Nacional de Falecidos.

Como consultar óbito pelo CPF?

No Portal de Cadastros foi implementada a tabela Pessoa Natural - Óbito, que permitirá ao usuário Receita Federal consultar as vinculações existentes entre Registro de Óbito e o CPF.

O que precisa para tirar segunda via de certidão de óbito?

Documentos necessários

- Informar o nome do falecido, filiação e data de óbito; - Informar o livro, folha e número do registro (se possível); - Informar o cartório onde foi feito o registro. OBSERVAÇÃO: IMPORTANTE LEMBRAR QUE O CIDADÃO NÃO RECEBE A CERTIDÃO EM SUA CASA, O DOCUMENTO SERÁ RETIRADO NO FAÇA FÁCIL.

Como são classificadas as mortes?

Morte violenta é aquela que decorre de violência, dos agentes traumáticos e lesivos. Traumas – as mortes violentas são por traumas, dá pra saber qual o tipo de violência, tipo de trauma que ocorreu para morte. Suicídio, homicídio e acidente – não é morte violenta. Isso é causa jurídica.

O que deve constar na certidão de óbito união estável?

Corregedor Geral da Justiça. [1] "Para constar do registro de óbito que o falecido vivia em união estável basta que o declarante afirme tal fato jurídico, não sendo necessário apresentar nem mencionar qualquer documento".

Quais parentes têm direito a luto?

08 (oito) dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para pai, mãe, cônjuge, companheiro, padrasto, madrasta, filhos e irmãos. 03 (três) dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para sogro, sogra, avós, netos, tios, sobrinhos, cunhados e primos de 1º grau. – Celetistas (CLT):

Qual via da declaração de óbito fica com a família?

A 1ª via (cor branca) e a 2ª via (cor amarela) deve ser entregue aos familiares para que seja feita a lavratura do óbito no Cartório.

Precisa do nome dos filhos na certidão de óbito?

80 da Lei 6.015/73 determina que os nomes dos filhos do falecido devem constar no assento de óbito, não fazendo qualquer distinção entre vivos e mortos.

Como conseguir a certidão de viúva?

Certidão de casamento "original" e atualizada com o óbito do cônjuge falecido. Apresentar certidão de nascimento original ou cópia do(a) noivo(a). Cópia autenticada da certidão de óbito do(a) companheiro(a) anterior do(a) noivo(a), além da cópia autenticada do respectivo inventário.

Qual documento comprova que a pessoa é viúva?

No caso dos viúvos, o documento que você deverá ter em mãos é a certidão de casamento atualizada com as anotações de viuvez.

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