O que o atendimento educacional especializado AEE deverá permitir ao aluno com deficiência intelectual?
Perguntado por: Helena Juliana Jesus Magalhães | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)
O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não-saber”, ou de “recusa de saber” para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.
Qual é o objetivo do atendimento educacional especializado AEE?
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Quais os atendimentos escolares indicados para a pessoa com deficiência intelectual?
Dentre alguns exemplos de AEE estão o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para surdos, ensino do Braille para deficientes visuais, a comunicação alternativa para deficientes intelectuais, entre outros.
O que é necessário para que a acolhida e a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual sejam efetivadas na escola?
Além de receber a matrícula de alunos com necessidades especiais de educação, as escolas precisam oferecer um projeto pedagógico inclusivo. As mudanças são necessárias, dentre elas a eliminação de barreiras arquitetônicas, a introdução de recursos e tecnologias assistivas e a oferta de profissionais do ensino especial.
O que são necessidades educacionais especiais e a quem se destina o AEE Atendimento educacional Especializado )?
O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.
Aula - Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O que são necessidades educacionais?
São necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são, necessariamente, portadores de deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.
Qual a diferença entre educação especial e atendimento educacional especializado?
Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno.
Por que é preciso refletir o acolhimento de estudantes com deficiência?
Uma Educação inclusiva deve olhar para o cada aluno de forma individualizada e colaborativa, considerando suas habilidades e dificuldades de aprendizagem. ... Observando como acontece o acolhimento aos alunos com deficiência e de que maneira eles desenvolvem suas atividades no ambiente escolar, pude aprender muito.
O que precisa ser destacado para incluir alunos com deficiência?
Um ponto importante que precisa ser destacado para incluir alunos com deficiência está na qualificação da equipe de profissionais escolares e dos recursos pedagógicos.
O que fazer para facilitar o acesso e a aprendizagem dos alunos com deficiência vinculados à escola comum?
- Conheça as necessidades de cada aluno. ...
- Promova campanhas de inclusão escolar. ...
- Faça avaliações individuais. ...
- Invista em tecnologia.
Como trabalhar com alunos com deficiência intelectual?
- Vôlei sentado. ...
- Jogo de passes. ...
- Montar o robô com formas geométricas. ...
- Escrever o próprio nome com pregadores. ...
- Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
- Canção nos palitos de picolé ...
- Memorização de letra e imagem.
Quanto às práticas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual?
As práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor dos alunos com deficiência devem estar embasadas em princípios de significação, não podem ser desenvolvidas ao acaso, por tentativa ou erro, mas sim com ações significativas para a vida do aluno e interligadas com a comunicação, da maneira mais adequada entre os ...
Como o atendimento educacional especializado pode contribuir com a inclusão de alunos com deficiência intelectual?
atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.”.
Quais são os objetivos da educação especial?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
Quais são os 4 eixos principais do AEE?
O plano tem quatro eixos: educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde.
Quais são os objetivos da educação inclusiva?
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
O que é preciso ser feito para uma inclusão apropriada?
É importante combatermos expressões que tentem atenuar as diferenças, tais como: “pessoas como capacidades especiais”, “pessoas especiais “e as mais famosas de todas: pessoas com necessidades especiais”. As diferenças têm de ser valorizadas, respeitando-se as necessidades de cada pessoa. Não usar o termo portador.
O que podemos fazer para incluir pessoas com deficiência na sociedade?
- 1 – Inclusão nas escolas. É extremamente importante criar um ambiente preparado estruturalmente e acolhedor para receber as pessoas com deficiência. ...
- 2 – Emprego para todos. ...
- 3 – PcD também consome. ...
- 4 – Representatividade importa. ...
- 5 – Empatia sempre.
Quais seriam as práticas mais adequadas para incluir o aluno?
Enfim, para incluir o aluno em condições adequadas na escola regular e no ensino comum, é preciso que haja acesso ao currículo com as devidas adaptações curriculares, e que esse currículo seja flexível e dinâmico, com envolvimento de todos os profissionais da educação e que o professor busque e receba uma formação ...
Qual é a importância da aprendizagem significativa?
A aprendizagem significativa é aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente.
Qual a importância de portadores de necessidades especiais no ensino básico regular?
Acima de tudo, o maior ganho que uma criança com deficiência tem ao poder ingressar no ensino regular é a interação com os demais alunos. Ela amplia suas referências, ganha uma nova versão de mundo, consegue interagir com diversas pessoas, passa a conhecer novas realidades.
O que o professor deve fazer ao receber um aluno com deficiência?
Elaborando atividades em que ele possa ser naturalmente incluído. De posse de informações sobre as características do aluno e sua deficiência, o professor pode aplicar, com o auxílio do profissional de apoio, atividades em que o estudante seja incluído. Assim, serão exploradas suas potencialidades e a inclusão na turma ...
O que é plano de atendimento educacional especializado?
a) O Plano de Atendimento Educacional Especializado é o planejamento das intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas no turno contrário ao da escolarização do aluno.
Quais são os tipos de necessidades educativas especiais?
- as dificuldades de aprendizagem específicas;
- os problemas de comunicação;
- a deficiência intelectual (deficiência mental);
- as perturbações emocionais e de comportamento;
- a multideficiência;
- a deficiência auditiva;
- a deficiência físico-motora;
- os problemas de saúde;
Qual o papel da educação inclusiva no processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual?
A Educação Inclusiva, entendida sob a dimensão curricular, significa que o aluno com necessidades especiais deve fazer parte da classe regular, aprendendo as mesmas coisas que os outros – mesmo que de modos diferentes – cabendo ao professor fazer as necessárias adaptações (UNESCO, s/ d ).
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