Em que ano e qual resolução que regulamenta o Código de Ética do Assistente Social?

Perguntado por: Rita Luísa Coelho Rocha  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

Código de Ética do/a Assistente Social
Aprovado em 13 de Março de 1993. Com as alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS nº290/94, 293/94, 333/96 e 594/11.

Qual resolução que regulamenta o Código de Ética do assistente social?

Brasil. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão.

Qual o ano do Código de Ética do Serviço Social?

Há 28 anos, no dia 13 de março, a Resolução CFESS nº 273/93 instituiu o Código de Ética Profissional da/o Assistente Social, documento que norteia as ações e a atuação das (dos) Assistentes Sociais em todo o Brasil. O documento foi uma reformulação do Código de Ética de 1986.

Em que ano foi ano instituído o Código de Ética do assistente social pela resolução CFESS nº 273 de 13 de março?

Código de ética do Asssistente Social

A resolução CFESS no. 273/93 de 13 de março de 1993 institui o código de ética profissional e dá outras providências. Clique aqui para obter o código de ética completo.

São princípios do Código de Ética do assistente social de 1993?

O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL - LEI 8662/93 (RESUMIDO) PARTE 1

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios do Código de Ética do assistente social?

11 princípios fundamentais do Código de Ética do assistente social.

Quais os princípios do assistente social?

Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

Qual é o Código de Ética de 1993?

O Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993 é uma dessas normas que prevê, no exercício da profissão, nesse caso o do assistente social, direitos, deveres e vedações (proibições). ... Palavras – Chave: direitos. deveres. assistentes sociais.

Qual era a perspectiva do Código de Ética de 1965?

O Código de Ética de 1965 apresenta pinceladas de renovação profissional, em um momento de modernização conservadora incorporando princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, em uma forma de pensar liberal.

Que evento importante ocorreu em agosto de 1991 e também foi responsável por alterações significativas no Código de Ética culminando no código de 1986?

3/3 Que evento importante ocorreu em agosto de 1991 e também foi responsável por alterações significativas no Código de Ética, culminando no Código de 1986: A necessidade da revisão do Código de 1986 vinha sendo sentida nos organismos profissionais desde do início dos anos noventa.

Quantos Códigos de ética do Serviço Social já teve?

É válido considerar uma breve análise da trajetória das mudanças obtendo os Códigos de Ética do Serviço Social de 1947, 1965, 1975 e 1986 como parâmetros metodológicos para assim, visualizar o cenário atual, de predominância dos valores do Código de Ética de 1993, dando destaque à liberdade, e, como se constitui o ...

Como citar o Código de Ética do Serviço Social?

REFERENCIAS: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

Quais são os códigos de ética?

Os códigos mais conhecidos no Brasil são os de medicina, enfermagem, psicologia e o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Cada um deles especifica o papel dessas profissões na sociedade e a importância do respeito a dignidade humana no exercício de cada um desses trabalhos tão importantes.

O que diz o Código de Ética do Serviço Social?

Documento que se mantém atual e necessário para enfrentarmos a conjuntura de desmontes das políticas sociais e redução de direitos, e reafirmarmos nossos princípios fundamentais, bem como o reconhecimento dos direitos e responsabilidades das/os profissionais e as implicações das relações estabelecidas a partir do ...

Quais as características do Código de Ética de 1986?

Assim, esse código também rompe com a neutralidade presente na intervenção profissional, supondo que toda ação está direcionada ética e politicamente, portanto, é incapaz de ser neutra. ... Além disso, ele institui o seu compromisso com a classe trabalhadora e suas lutas.

Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social?

3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.

Quais são os princípios e valores do Serviço Social?

2º - Constituem direitos do assistente social: a) garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código; b) livre exercício das atividades inerentes à Profissão; c) participação na elaboração e gerenciamento das políticas ...

Quais são as competências do assistente social?

As atribuições dos assistentes sociais
  • Análise, diagnóstico e proposição de políticas sociais;
  • Assessoria e consultoria de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais;
  • Elaboração de pareceres sociais;
  • Ensino e pesquisa em instituições de ensino superior;

Quantos princípios são previstos no Código de Ética?

Poucas categorias profissionais no país têm um código de ética próprio. Dessas categorias, são raras as que se pautam tanto por ele em seu exercício profissional como as assistentes sociais.

Quais os princípios do projeto ético-político do Serviço Social?

O projeto ético-político no Serviço Social tem como núcleo a liberdade como valor ético central, compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, a defesa intransigente dos direitos humanos, bem como, a defesa radical da democracia e da cidadania.

Quais os princípios fundamentais da Ética profissional?

Princípios orientados para a prática profissional

Compromisso com o aprendizado contínuo e com a capacitação. Evitar conflitos de interesse. Advogar pela profissão. Respeito e equidade com os públicos.

Quais são os códigos de ética da Enfermagem?

O exercício da profissão de Enfermagem deve ser feito com “justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”. As relações devem ser baseadas no direito, na solidariedade e no respeito às diversidades.

O que são os códigos de ética profissionais?

O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. ... “O presente código contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem.

Quais são os exemplos de ética?

Exemplos de Ética
  • A responsabilidade com a sociedade a partir das práticas profissionais;
  • A valorização das relações humanas;
  • O respeito aos valores que sustentam a comunidade;
  • A reflexão permanente sobre o próprio papel do profissional.

Como fazer referência da política nacional de assistência social?

Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004; Norma Operacional Básica – NOB/Suas. Brasília: ministério do desen volvimento Social e Combate à Fome – Secretaria Nacional de as sistência Social, 2005.

Artigo anterior
Qual o melhor livro de superação?
Artigo seguinte
Quais as teorias da ação?