O quê jurados fazem?

Perguntado por: Teresa Isabela Pacheco de Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

Os jurados são membros da sociedade que participam dos julgamentos realizados no Tribunal do Júri. Os jurados são responsáveis por julgar os crimes dolosos contra vida, consumados ou tentados, ou qualquer outro crime que tenha conexão com um crime doloso contra a vida.

O que faz o corpo de Júri?

No Brasil, o corpo de jurados é composto por sete pessoas (formam o Conselho de Sentença), de diferentes classes sociais, mediante sorteio de uma lista geral. Quando no exercício da função, seu voto é soberano e sigiloso, decidindo a questão por íntima convicção.

Quais são os crimes que vão ao Tribunal do Júri?

Somente 5 crimes - e eventuais crimes conexos a eles - previstos no Código Penal (CP) podem ser julgados pelo júri:
  • Homicídio (artigo 121, CP);
  • Induzimento, instigação ou auxílio por terceiro ao suicídio (art. 122, CP);
  • Infanticídio (artigo 123, CP);
  • Aborto, que pode ser: a. ...
  • Crimes conexos.

Como funciona os jurados?

Os jurados podem fazer perguntas por intermédio do juiz. O réu possui o direito constitucional de ficar em silêncio. As partes podem pedir pelo reconhecimento de pessoas e coisas e esclarecimentos podem ser feitos por peritos. Após os depoimentos, começam os debates entre a acusação e defesa.

Quais os deveres de um jurado?

O jurado, no exercício da função ou a pretexto de exercê-la, será responsável criminalmente nos mesmos termos em que o são os juízes togados (Art. 445). Aos suplentes, quando convocados, serão aplicáveis os dispositivos referentes às dispensas, faltas e escusas e à equiparação de responsabilidade penal prevista no art.

Tribunal do Júri - Orientações para jurados

41 questões relacionadas encontradas

O que um jurado não pode fazer?

Também não podem compor o mesmo júri marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

Quais os direitos e vantagens de ser jurado?

A função de jurado constitui um serviço público relevante e é essencial para a Justiça. Por isso, os que cumprem essa função têm direito a alguns benefícios: Preferência, em igualdade de condições, em licitações e concursos públicos. Ser detido em prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

O que ganha para ser jurado?

Para desvendar esse segredo, a coluna foi atrás dessa informação e descobriu que cada jurado ganha algo em torno de 20 mil reais mensais durante seis meses.

O que acontece no Tribunal do Júri?

O Tribunal do Júri é composto por um juiz presidente e vinte e cinco jurados, dos quais sete serão sorteados para compor o conselho de sentença e que terão o encargo de afirmar ou negar a existência do fato criminoso atribuído a uma pessoa. Assim, é o cidadão, sob juramento, quem decide sobre o crime.

Quantas pessoas são convocadas para o Tribunal do Júri?

2º O Tribunal do Juri compõe-se de um juiz de direito, que é o seu presidente e de vinte e um jurados, sorteados dentre os alistados, sete dos quais constituirão o conselho de sentença em cada sessão de julgamento.

São delitos julgados e processados perante o Tribunal do Júri?

Em regra, só os crimes dolosos contra a vida são julgados pelo Tribunal do Júri; 2. A regra acima comporta exceções, que são os crimes que são cometidos no mesmo contexto que um doloso contra a vida; 3.

São crimes julgados pelo Tribunal do Júri exceto?

Competência, desaforamento, alegações finais, absolvição sumária, impronúncia, pronúncia, desclassificação e sentença. O Tribunal do Júri é competente para julgar os determinados crimes, EXCETO: a) homicídio qualificado e aborto.

Quais os crimes da competência do Tribunal do Júri qual a sua composição e quais seus princípios?

Os crimes dolosos contra a vida que devem ser julgados pelo Tribunal do Júri são: Homicídio (artigo 121 do CPP), Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio (artigo 122 do CPP), Infanticídio (artigo 123 do CPP) e aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento e aborto provocado por terceiro (artigos 124 e ...

O que leva uma pessoa a júri popular?

Quando é utilizado o Júri Popular? O júri popular é previsto para um único conjunto de crimes, que são os crimes dolosos contra a vida, sejam eles tentados ou consumados. Em outras palavras, são os crimes intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio.

O que o juiz fala no final de um julgamento?

Levantem-se todos, por favor, para o juramento do Conselho de Sentença. Senhores Jurados, levantem o braço direito. Em nome da lei, concito-vos a examinar esta causa com imparcialidade e a proferir a vossa decisão, de acordo com a vossa consciência e os ditames da Justiça.

Onde dormem os jurados?

Se o júri passar de um dia para outro, os jurados fazem as refeições no Fórum e são encaminhados para dormir em hotéis, determinados pelo Judiciário e supervisionados por oficiais de justiça.

Quanto ganha o júri popular?

Vantagens de fazer parte do júri popular

Mesmo não remunerada, a função de jurado garante os benefícios previstos no Código de Processo Penal. Veja quais são os dez principais: Não ter desconto no salário por falta ao trabalho para comparecer às sessões do júri.

Qual o valor do salário de um juiz?

A resposta para quanto ganha um juiz: o salário em entrância inicial é de aproximadamente R$26,500.00 e não podendo exceder o teto de R$ 39 mil reais.

O que é função de jurado no concurso?

✔ Jurado – Quem atua como jurado em julgamento pode ser priorizado em caso de empate; ✔ Mesário – Quem participa de eleições como mesário também pode levar vantagem; ✔ Doador de sangue ou órgão – Esse critério ainda não é adotado.

Qual a média de tempo de um júri popular?

Com isso, o tempo máximo de debates será de duas horas e meia para cada uma das partes. Os julgamentos não são demorados, geralmente começam e terminam na mesma tarde.

Como ser dispensado do júri popular?

No dia em que você comparecer ao fórum da sua cidade, serão sorteados 7 jurados. Tanto o promotor quanto a defesa podem fazer 3 recusas sem explicar o porquê. Então, mesmo que o seu nome seja sorteado, se o advogado de defesa ou de acusação olharem para você e te recusarem, você será dispensado.

Em que situações os jurados podem ser rejeitados?

As recusas motivadas ocorrem quando há suspeição, impedimento ou incompatibilidade dos jurados. Quanto aos impedimentos, estão elencados no art. 448 do CPP: Art.

Quando um júri pode ser anulado?

Para ser anulada, a decisão do Tribunal do Júri deve ser manifestamente contrária às provas do processo, ou seja, deve dissociar-se integralmente de todos os segmentos probatórios aceitáveis dentro do processo. Assim, deve ser flagrante a divergência para autorizar a adoção desta medida extrema.

Pode recusar ser jurado?

Servir como jurado no Tribunal do Júri é obrigação do cidadão. A recusa é penalizada com multa. A função de jurado do Tribunal do Júri, conforme texto do artigo 436 do Código de Processo Penal, é obrigatória e, caso seja convocado, o cidadão não pode recusar sob pena de sofrer multa.

Quais crimes constam no capítulo dos crimes contra a vida e não são de competência do Tribunal do Júri?

O artigo 5º, inciso XXXVIII, da Constituição Federal determina que é da competência do tribunal do júri o julgamento de crimes dolosos contra a vida. ... Também é o caso do crime de latrocínio, que apesar de envolver ato contra a vida, não é julgado pelo tribunal do júri.

Artigo anterior
Precisa de advogado para processo administrativo?
Artigo seguinte
O que pode ser considerado agressão verbal?