Qual é a importância da autorregulação para o processo de ensino e aprendizagem?

Perguntado por: Luísa Beatriz de Faria  |  Última atualização: 29. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)

A aprendizagem autorregulada está associada à melhor retenção do conteúdo, maior envolvimento com os estudos e melhor desempenho acadêmico. Na área da Psicologia Educacional, especialmente sob a Teoria Sócio-cognitiva, diversos modelos teóricos têm sido construídos no sentido de compreender esse processo.

Qual é o objetivo da autorregulação?

A autorregulação é um conjunto de procedimentos e normas aprovadas e aplicadas pelas próprias empresas e funciona de forma complementar à regulação tradicional. A autorregulação permite a resolução de problemas com maior transparência e efetividade, por meio da adoção de mecanismos de acompanhamento e controle.

Quais os benefícios da Autorregulaçao?

A autorregulação pode atribuir, também, maior transparência, incrementar o nível de garantia de cumprimento e de comportamento dentro de um setor ou segmento econômico, além da própria interação entre os partícipes da atividade.

O que é um processo de regulação da aprendizagem?

Segundo Zimmerman (2000) a auto-regulação da aprendizagem pode ser definida como qualquer pensamento, sentimento ou ação criada e orientada pelos próprios alunos para a realização dos seus objetivos.

O que é auto regulação na educação?

A autorregulação da aprendizagem é um processo de autorreflexão e ação em que os alunos estruturam, controlam e avaliam sua própria aprendizagem.

O que significa ser metacognitivo

44 questões relacionadas encontradas

Porque a autorregulação é importante?

Para que serve a Autorregulação? A autorregulação é a habilidade de regular a si mesmo, sem precisar de intervenção externa. Saber lidar com os próprios sentimentos e, em casos de necessidade, conseguir administrá-los para seguir adiante é extremamente importante para o desenvolvimento integral de um indivíduo.

Qual a importância da regulação na educação?

Segundo Mercadante, é papel do Ministério da Educação fiscalizar os cursos e instituições para garantir a qualidade necessária da educação superior e, consequentemente, a segurança dos estudantes. No sistema público, o MEC faz a regulação somente das instituições federais.

O que é uma autorregulação?

Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995. (2008).

Quais as fases do processo de autorregulação?

Com a intenção de descrever e analisar os diversos processos imbricados no processo de aprendizagem autorregulada, Pintrich (2000) indica a presença de quatro fases: planejamento e ativação, monitorização, controle/regulação e avaliação.

O que é o processo de Auto-regulação?

A autorregulação, por sua vez, consiste nos mecanismos usados pelo indivíduo para controlar suas reações emocionais e comportamentais frente a fontes de estimulação positiva ou negativa. O temperamento inclui três grandes fatores, a saber: afeto negativo, extroversão e controle com esforço (Rothbart, 2011).

Quais são os três princípios da autorregulação?

Modelo teórico de Albert Bandura

O professor Bandura buscou explicar a autorregulação da aprendizagem a partir de três processos de gerenciamento pessoal, que ele denominou como: processo de auto-observação; processo de julgamento; e processo de autorreação.

Quais são os três processos da autorregulação?

3 etapas da autorregulação da aprendizagem
  • 1) Planejamento. Aqui, o aluno irá analisar a tarefa a ser desempenhada e quais recursos ele utilizará para concluí-la. ...
  • 2) Execução. Esse é o momento que o estudante irá colocar em prática tudo o que ele determinou em seu planejamento. ...
  • 3) Avaliação.

Como trabalhar a autorregulação?

Recapitulando. Reconhecer suas opções pode ajudá-lo a colocar em prática suas habilidades de autorregulação. Concentre-se em identificar o que está sentindo, mas lembre-se de que sentimentos não são fatos. Dar a si mesmo tempo para ficar calmo e deliberar sobre suas opções pode ajudá-lo a fazer escolhas melhores.

Como trabalhar a autorregulação em crianças?

Dizer os nossos raciocínios e planos em voz alta ajuda-nos muitas vezes a envolver e a focar na tarefa que temos em mãos, ajudando-nos a evitar distrações. Esta é uma estratégia eficaz de autorregulação que as crianças podem aprender ao observar os seus pais e educadores.

Como aprimorar a autorregulação?

Se você pretende melhorar a sua habilidade de autorregulação, é importante começar por compreender a função das emoções em geral e, especificamente os sentimentos. As emoções são uma tremenda energia em movimento. A palavra “emoção“, derivado do latim, significa literalmente “para se mover.”

Qual é a diferença entre regulação e autorregulação?

A auto-regulação encontra seus limites na lei. Eles se materializam na regulação editada pelo órgão por ela encarregado de disciplinar determinado segmento de atividade. Em outras palavras, a auto-regulação vai até a regulação. Pode, todavia, fixar mais exigências do que a própria regulação.

O que significa apresentar dificuldade de autorregulação?

Isso significa que eles têm problemas para mudar de uma situação para outra e encontrar maneiras de abordá-la. O resultado final é a falta de autorregulação. As crianças reagem de forma exagerada no momento porque não são capazes de parar, refletir sobre a situação e encontrar soluções.

Como a autorregulação emocional pode beneficiar?

A autorregulação emocional facilita esse processo, permitindo que os indivíduos compreendam suas próprias emoções, valores e objetivos. O autoconhecimento é a base para o autocuidado positivo, encorajando práticas que promovam a saúde física e mental, o que, por sua vez, impacta diretamente na qualidade de vida.

Como trabalhar a regulação das emoções das crianças?

5 ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL
  1. Entendendo as emoções. Sem dúvida, a primeira coisa a ser feita é nomear e compreender os sentimentos e emoções. ...
  2. Parar e pensar. ...
  3. Observe o corpo. ...
  4. Usar técnicas de relaxamento. ...
  5. Cuidados pessoais.

O que é autorregulação da criança?

A autorregulação na Educação Infantil é uma competência praticada para a aprendizagem e é o processo no qual a própria criança organiza, monitora e analisa seu aprendizado. Para que essa atividade seja eficiente, o estudante precisa ter controle sobre seus pensamentos, motivações e comportamentos.

Qual é a importância da regulamentação?

A regulamentação define legalmente o exercício da função, bem como os requisitos, as competências e as habilidades que o profissional deve ter para exercer tal atividade. As leis tratam da jornada de trabalho, das atribuições, área de atuação, formação exigida e outras definições profissionais.

O que é regulação escolar?

modalidades de avaliação adoptadas por um sistema de formação têm sempre uma função de regulação, o que significa que a sua finalidade é sempre a de assegurar a articulação entre as características das pessoas em formação, por um lado, e as características do sistema de formação, por outro.

Qual é a função da educação regular no Brasil na atualidade?

A principal finalidade da Educação hoje, tendo em vista uma sociedade globalizada e democrática como a nossa, deve ser justamente a de manter essa democracia e cada vez mais trabalhar no sentido da socialização do educando, tendo como princípio a compreensão do outro, o respeito as diversas culturas e o conhecimento de ...

O que é autorregulação da atenção da motivação e da ação?

Nesta perspetiva, a autorregulação da motivação na aprendizagem (AMA) implica uma intervenção deliberada na gestão dos processos que afetam a motivação, como os "pensamentos (crenças) e os comportamentos (estratégias) mediante os quais os alunos influenciam a escolha, o esforço ou a persistência numa tarefa escolar" ( ...

Como a autorregulação emocional se manifesta?

A autorregulação emocional corresponde a capacidade da pessoa em lidar com emoções aversivas e manter o controle das emoções mesmo diante de situações estressoras e/ou a capacidade para alterar comportamentos15.

Artigo anterior
São exemplos de palavras homônimas homógrafas?
Artigo seguinte
Quando a distância da imagem é negativa?