O que acontece se eu tomar duas vacinas diferentes?

Perguntado por: Luísa Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação cruzada é considerada um erro, e quem recebe fórmulas de laboratórios distintos não pode ser considerado imunizado.

Vacina contra COVID-19 é segura para crianças?

Para recomendar a vacinação COVID-19 para crianças, foram utilizados dados de ensaios clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada.

Foi autorizada a vacina contra COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos?

A Agência, depois de avaliar tecnicamente toda a documentação pertinente disponibilizada pela produtora (Pfizer-BioNTech) da vacina contra a Covid-19 após ensaios clínicos randomizados envolvendo crianças de 5 a 11 anos de idade autorizou, em 16 de dezembro de 2021 1, a inclusão deste imunizante nesta faixa etária.

Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19?



Para acessar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, o cidadão deve efetuar o download do aplicativo Conecte SUS em seu smartphone ou acessar o site: conectesus.saude.gov.br. O login no aplicativo é através do acesso único do governo federal (GOV.BR).

Quais vacinas para COVID-19 as gestantes podem tomar?

A vacinação das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), a partir de 18 anos, deverá ser realizada com as vacinas que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth).

?ATENÇÃO I O QUE ACONTECE SE TOMAR DUAS VACINAS DIFERENTES DE COVID?

24 questões relacionadas encontradas

Idosos e crianças podem permanecer em casa com um caso da COVID-19 confirmado e em isolamento?

Preferencialmente não devemos manter pessoas saudáveis no mesmo ambiente com um paciente infectado pelo novo coronavírus, em especial os idosos, visto que são o principal grupo de risco da doença.

Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19?

Sempre manipular os bebês com as mãos limpas (lavar com água e sabão ou álcool gel antes e depois de mexer no bebê). Se a mãe e/ou a cuidadora estiverem com sintomas gripais, verificar a possibilidade de outra pessoa realizar os cuidados com a criança. E na ausência desta possibilidade, reforçar a prática de higiene das mãos e usar máscara cirúrgica quando manipular a criança.

Como lidar com crianças durante o isolamento social devido a pandemia do COVID-19?

É importante informar as crianças utilizando uma linguagem simples, de acordo com sua idade e nível de compreensão. Elas precisam entender o cenário atual para conseguir lidar melhor com o fato de não poderem sair de casa e ver seus amigos e avós, por exemplo. Se tiverem preocupações ou questionamentos, deixem que expressem seus sentimentos, isso pode ajudar a diminuir a ansiedade.

É importante que os pais mantenham uma rotina para as crianças em que consigam organizar melhor seu tempo entre estudar, ajudar nas demandas da casa e brincar. Este é um momento para ensinar sobre consciência social.

Este momento de pandemia e isolamento social deixa as pessoas mais ansiosas, mas também pode ser uma oportunidade de maior convivência entre pais e filhos, podendo resgatar relações que no dia a dia se perdem pela correria e pelas demandas eletrônicas. Invente brincadeiras, faça videochamadas com os avós, conheça melhor as necessidades de seus filhos.

Quais medidas os pais e responsáveis devem e podem pedir para as escolas adotarem durante a pandemia da COVID-19?

Se compatível com a idade, os pais ou responsáveis podem manter o aprendizado da criança on-line, seguindo as orientações da escola.

Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar?

Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.

Como ocorre a transmissão da COVID-19?



As pessoas infectadas podem transmitir o vírus por meio da tosse, da fala ou mesmo da respiração, quando expelem gotículas maiores que eventualmente se assentam ou aerossóis menores que podem flutuar no ar.

O que posso fazer para me proteger e evitar a propagação do coronavírus (COVID-19)?

  • Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.
  • Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar carregar o vírus.
  • Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.
  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local. As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo.

Devemos ficar em casa para nos proteger do coronavírus (COVID-19)?

O distanciamento social é uma medida comportamental importantíssima neste momento, não só para a proteção individual, mas para diminuir a velocidade da propagação do vírus. Se você puder trabalhar de casa e/ou sair pouco ou nada de casa, faça isso! Caso necessário, procure frequentar farmácias, supermercados ou qualquer outro comércio em horários alternativos.

Se eu já tinha COVID-19, devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara, álcool gel, etc.?

De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a) previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.

Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19?

Manter a rotina de casa, do trabalho e de lazer organizada, ter o hábito de conversar com os amigos e familiares, cuidar do sono e manter uma alimentação adequada e saudável são partes das recomendações que vão ajudar a preservar a sua saúde mental.

Quais atividades físicas são recomendadas durante a pandemia do coronavírus?

São recomendadas atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos. Vale dançar, pular corda, subir escadas. Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos.

Como posso me movimentar se trabalho em casa durante o isolamento COVID-19?

A dica de fazer algumas pausas e atividades durante o expediente vale também para o home office. Faça algumas coisas em pé, arrume motivos para caminhar, alongue-se, cuide da sua postura, faça uma pausa quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo sentado.

Quais hábitos podem ajudar a conservar a mente e corpo são durante a pandemia de COVID-19?

Manter a rotina de casa, do trabalho e de lazer organizada, ter o hábito de conversar com os amigos e familiares, cuidar do sono e manter uma alimentação adequada e saudável são partes das recomendações que vão ajudar a preservar a sua saúde mental.

A COVID-19 trás risco na gestação?

No momento atual, o mundo entende que as gestantes e puérperas constituem grupo de risco frente à covid-19 (KNIGHT et al., 2020). No Brasil, o Ministério da Saúde orienta que gestantes e puérperas até o 14º dia de pós-parto devem ser consideradas grupo de risco para covid-19.

Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus?

Em máquina de lavar comum. A lavagem no tanque também permanece sem alterações. Deve-se evitar sacudir as roupas em ambientes fechados, evitando assim a disseminação de partículas.

Que cuidados devo ter em casa para evitar a transmissão se eu tiver um caso confirmado de COVID-19 em casa?

A pessoa com COVID-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora (do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória.

• Minimizar o contato com os outros moradores da residência
• Não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal
• Higiene constante do ambiente e das mãos
• Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa

O idoso deve ficar em isolamento social preventivo durante pandemia do COVID-19?

Sim, o contato com o idoso deve diminuir, fundamentalmente se você não consegue cumprir o isolamento. As pessoas que saem do domicilio e retornam podem efetivamente trazer a COVID-19 para dentro de casa.

Pessoas idosas são um grupo de risco para o COVID-19?

Os idosos em geral são grupos de risco para doenças infecciosas de qualquer etiologia, o envelhecimento do sistema imune é sua principal razão. No caso da COVID-19, foi identificado que pacientes diabéticos e hipertensos têm uma maior chance de evoluir com doença mais grave - o motivo ainda é investigado.

Devo usar louça e talheres descartáveis se tiver alguma pessoa com COVID-19 em casa?

Não é obrigatório o uso de talheres, pratos e copos descartáveis. A limpeza com água e sabão é suficiente para eliminar o vírus da superfície dos utensílios. Lavadoras automáticas também fazem essa função.

Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19?

Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.

Artigo anterior
O que é instrumentos para Vygotsky?
Artigo seguinte
Como são escolhidos os ministros do STJ?