O que é a técnica de citologia?

Perguntado por: Rafael Renato Barros de Moreira  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

A citopatologia é uma técnica de diagnóstico que examina células de vários locais do corpo para determinar a causa ou a natureza da doença.

O que são técnicas citológicas?

As técnicas citológicas são destinadas para avaliação de células presente em fluídos e secreções. As amostras biológicas podem ser obtidas em raspados, em punção aspirativa por agulha fina (PAAF), por punção de líquidos, coleta de material esfoliativo em líquidos biológicos.

Qual a finalidade do exame de citologia?

O exame citopatológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer.

Como que faz citologia?

Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco.

Quais são os métodos de colheita citológica?

Podemos dividir em 3 formas de obtenção do material:
  • Citologia Esfoliativa. ...
  • Citologia por Decalque (imprint ou claps) ...
  • Citologia por Esmagamento (squash) ...
  • Citologia Aspirativa por Agulha Fina ou Punção Aspirativa. ...
  • Colheita de fluídos sinovial, peritonial, pleural e líquor.

Citologia Cérvico Vaginal - A Técnica de Coleta

34 questões relacionadas encontradas

Como colher citologia líquida?

Em geral, a coleta é muito similar à convencional, podendo ser realizada por meio de espátula e escova cervical ou com dispositivo único: escova combinada que coleta as células da ectocérvice e endocérvice, simultaneamente.

Qual o método de coloração mais utilizado na coloração de material citológico?

Na SITEC/DIPAT/INCA, é utilizado o método de coloração regressiva, no qual o núcleo é deliberadamente corado e o excesso de corante é removido com o fluxo contínuo da água corrente. A hematoxilina de Harris é a mais utilizada neste procedimento.

Quantos dias depois do preventivo pode ter relação?

9. Quantos dias depois do preventivo pode ter relação? Não há restrição de dias após a coleta do exame.

Quantos dias antes do preventivo pode ter relação?

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).

Qual o valor de uma citologia?

Citologia Oncótica de Líquidos e Secreções - R$43,00 - Labi Exames.

Qual a diferença entre citologia e biópsia?

Quando a citologia mostra câncer, muitas vezes, uma biópsia é também realizada para se ter certeza de qualquer achado anormal antes do tratamento ser iniciado. A punção por agulha fina (PAAF) é considerada, às vezes, um exame de citologia e algumas vezes é considerada uma biópsia.

Qual a diferença de citologia e colposcopia?

A colposcopia é o único exame que permite a avaliação detalhada do colo do útero e que permite a biópsia dirigida de áreas suspeitas. A citologia do colo do útero (Papanicolau) deve ser realizada antes da colposcopia, uma vez que este é o único exame implementado como rastreio do cancro do colo do útero.

Qual é a diferença de citologia Papanicolau?

A citologia do colo do útero ou colpocitologia, vulgarmente conhecido como Papanicolau, é um exame ginecológico que serve de rastreio do cancro do colo do útero. Tradicionalmente, o exame realizado era a citologia convencional com esfregaço de Papanicolau (realizado numa lâmina).

Quem escreveu o texto técnicas Citologicas?

Seu idealizador, dr. George N. Papanicolaou, estabele- ceu em 1942 os conceitos básicos de interpretação citológica e criou um método de coloração citológica que é utilizado, universalmente, até hoje.

Qual a importância da técnica de preparação definitiva?

– Possibilita a visualização de material biológico “in vivo”, no seu estado natural. – As preparações não se conservam por muito tempo, mesmo quando se empregam líquidos conservantes; passado algum tempo começam a aparecer sinais de degenerescência, acabando com a morte do material biológico.

Quais as técnicas de observação usadas no microscópio fotônico?

Em biologia, a microscopia fotónica consiste num conjunto de técnicas sequenciais e complementares que visam não só a observação de células ou tecidos de seres vivos mas, também a preparação prévia desses materiais, e ainda a captura de imagens para posterior observação.

Porque não pode ter relações antes do preventivo?

Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.

Como se preparar para o exame preventivo?

O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação.
...
Preparo do exame de papanicolau
  1. Não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame;
  2. Não utilizar duchas de higiene íntima;
  3. Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.

Quais os principais corantes utilizados na coloração de Papanicolau?

A coloração de Papanicolau ou segundo Papanicolau é uma técnica de coloração multicromática desenvolvida por Geórgios Papanicolau, o "pai" da citopatologia. Esta técnica utiliza três soluções corantes: a Hematoxilina de Gill (substituída também pela Hematoxilina de Harris), OG-6 e EA-36 ou EA-65.

Como é o método de coloração de Gram?

A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias.
...
A coloração envolve 3 etapas principais:
  • Coloração com violeta de cristal (um corante solúvel em água, roxo);
  • A descoloração (utilizando etanol / acetona);
  • A contra-coloração (utilizando corante Safranina, vermelho).

Quais as fases da coloração de Papanicolau?

O exame Papanicolau é constituído por diversas etapas. Incluem a coleta da amostra citológica, a fixação do material biológico, a identificação do material e o encaminhamento ao laboratório de citologia para processamento técnico, avaliação microscópica, conclusão diagnóstica e emissão de laudo citológico.

Como é feito citologia em meio líquido?

A amostra de secreção cérvico-vaginal é coletada, por uma pequena escova cervical, e/ ou espátula, à semelhança do procedimento feito para esfregaço convencional, mas, em vez do material ser transferido diretamente para uma lâmina, a amostra é depositada num pequeno vidro contendo meio de transporte PreservCyt® ( ...

Como é feito o preventivo meio líquido?

É o exame Preventivo de colo uterino, que será feito neste caso com uma escova que dispersa as células colhidas do colo uterino em um meio líquido, ou seja, seu médico transfere a amostra de células coletadas para um recipiente contendo um líquido especial para preservar a amostra (teste de Papanicolau em base líquida) ...

O que é a citologia em meio líquido?

A citologia em meio líquido foi desenvolvida na tentativa de diminuir as falhas da citologia convencional por apresentar uma melhor disposição celular, facilitando a interpretação, redução do número de hemácias, exsudado inflamatório e muco, além de possibilitar a preparação de lâminas adicionais em caso da necessidade ...

Qual a diferença entre o Papanicolau e transvaginal?

O ultrassom transvaginal é uma ótima forma de identificar o problema. Para evitar a progressão desse câncer, basta que a mulher realize o exame de papanicolau, que detecta alterações celulares precocemente.

Artigo anterior
Qual o tratamento para nódulo benigno na tireoide?
Artigo seguinte
Qual a história do Pena Verde?