O que impulsionou a modernização do campo brasileiro?

Perguntado por: Lia Núria de Anjos  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

Esse processo foi decorrente da diminuição do valor e o volume das exportações desde a crise econômica de 1929, obrigando a se produzir localmente os produtos que antes eram importados. Essas alterações modificaram o contexto político nacional, e os trabalhadores urbanos ganharam maior importância.

O que causou a modernização no espaço rural?

O processo de modernização da agricultura instituído principalmente a partir da década de 1960 exigiu do Estado uma maior participação no processo produtivo através de incentivos governamentais. Era necessário integrar a agricultura no novo sistema liderado pela formação dos complexos agroindustriais.

Quais foram os três fatores essenciais para a modernização do campo brasileiro?

Desenvolvimento agrícola; Expansão da fronteira agrícola; Desenvolvimento tecnológico.

Quais foram as consequências da modernização do campo?

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

O que é o processo de modernização do campo?

O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário.

G10 - GEOGRAFIA - A MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

32 questões relacionadas encontradas

Quais são as vantagens e desvantagens da modernização da agricultura?

Resposta: Vantagens: com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias).

Qual é a importância do campo para a cidade?

Campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, mas que se complementam. Cabe ao campo a produção dos alimentos e de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços.

Qual foi a principal consequência do êxodo rural?

O movimento de saída do campo faz com que se diminua a população rural de um país, gerando escassez de mão de obra, diminuindo também os níveis de produção de alimentos e de matéria-prima. Em uma escala maior, isso resulta em um processo inflacionário e no aumento do custo de vida da população.

Quais são as desvantagens da tecnologia no campo?

Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia no campo?

As vantagens da tecnologia no campo
  • Otimização do tempo. O tempo é otimizado à medida que a tecnologia consegue trazer mais performance nas operações. ...
  • Redução das perdas. ...
  • Aumento da produtividade. ...
  • Maior sustentabilidade. ...
  • Monitoramento em tempo real.

O que foi a modernização no Brasil?

A modernização se materializa no Brasil de início do século XX com transformações dos aparelhos urbanos, incor- porando as inovações da Segunda Revolução Industrial, mas alterando pouco a estrutura produtiva do país.

Como a modernização do campo impulsionou a urbanização no Brasil?

Esse processo foi decorrente da diminuição do valor e o volume das exportações desde a crise econômica de 1929, obrigando a se produzir localmente os produtos que antes eram importados. Essas alterações modificaram o contexto político nacional, e os trabalhadores urbanos ganharam maior importância.

Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil?

Veja a seguir quais são os principais tipos de agricultura no Brasil e a explicação de cada um deles.
  • Agricultura moderna. ...
  • Agricultura intensiva. ...
  • Agricultura extensiva. ...
  • Agricultura familiar. ...
  • Agricultura patronal. ...
  • Agricultura orgânica.

Quais são os principais fatores geradores do êxodo rural?

Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...

Como aconteceu o processo de modernização da agricultura brasileira?

A modernização da agricultura brasileira foi induzida pelo processo de industrialização do País, ou seja, pela política econômica do governo entre 1950 e 1970, que favoreceu a indústria em detrimento da agricultura, o que reforçou o poder das cidades e acelerou o êxodo rural.

O que mudou com a tecnologia no campo?

Para os produtores rurais, a telefonia móvel junto com a internet significa mais facilidade nos negócios, redução dos custos, agilidade nas decisões e melhor aproveitamento das oportunidades. ... Ainda não se sabe qual será o efeito na vida das pessoas com a chegada da telefonia móvel e da internet ao meio rural.

Quais as desvantagens do agronegócio?

Vantagens e desvantagens do agronegócio
  • desmatamento e queimadas de áreas de preservação para o surgimento de lavoura e pasto;
  • contaminação do solo devido ao uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes, e outros.

Quais as desvantagens da agricultura 40?

O custo de implantação do sistema, a adequação do maquinário da propriedade e a falta de profissionais qualificados para a interpretação dos dados podem ser considerados como desvantagens.

Quais as desvantagens do processo agrícola?

Desvantagens
  • Custo alto e demorado;
  • Utiliza produtos mais caros que a tradicional;
  • Impacto ambiental devido ao uso de produtos químicos de origem orgânica;
  • Menor produtividade.

Quais são as principais consequências do êxodo rural no Brasil?

O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.

São consequências do êxodo rural exceto?

As cidades também sofreram transformações a partir da intensificação do êxodo rural. São consequências desse processo nas grandes cidades, EXCETO: A) A diminuta da oferta de serviços públicos para a população. ... A população proveniente do campo encontrou dificuldades no seu estabelecimento nos centros urbanos.

O que foi o êxodo rural na Revolução Industrial e quais são as suas consequências?

O êxodo rural começou pelo século XV, de uma forma mais vagarosa, com o início das grandes navegações e aumento do mercantilismo. O comércio foi um dos fatores que iniciou o deslocamento do campo para a cidade, e pelo século XVIII que se deu uma acentuada, a partir da 1° Revolução Industrial.

O que o campo oferece a cidade?

E o campo oferece para a cidade produtos agrícolas e investimentos. ... As cidades também contribuem com tecnologias, como as máquinas para a mecanização agrícola, que aumenta a produção do campo, mas também roubando mão de obra dos agricultores, o que força eles a irem para as cidades.

O que o campo oferece para a cidade?

O campo e a cidade trocam entre si produtos e os serviços de que precisam. Todos os dias a cidade recebe do campo alimentos e matérias-primas utilizadas nas indústrias. O campo necessita de mercadorias e serviços produzidos nas cidades – equipamentos, máquinas, hospitais, serviços bancários e etc.

Qual a importância do campo para a sociedade?

É da terra do campo onde nascem os alimentos servidos à mesa e que abastecem os lares de milhares de famílias em todo o mundo.

Artigo anterior
Como tampar panela de ferro furada?
Artigo seguinte
Quanto aumenta o gasto de energia com ar condicionado?