O que é o suor e em qual região do corpo se localizam em maior quantidade as glândulas sudoríparas?

Perguntado por: Maria Ana Loureiro  |  Última atualização: 23. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. Em nosso corpo há cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas distribuídas em todas as regiões, exceto nos mamilos, lábios e órgãos genitais, sendo que a maior parte delas se localiza no rosto, palma das mãos e planta dos pés.

Onde no corpo humano há mais glândulas sudoríparas?

No entanto, a maior densidade de glândulas écrinas é encontrada nas palmas das mãos e solas dos pés.

Onde está localizada a glândula sudoríparas?

Glândulas sudoríparas apócrinas. As glândulas apócrinas são glândulas sudoríparas tubulares enroladas associadas aos folículos pilosos da pele. Eles são encontrados na pele da axila, aréola, mamilos, pele perianal e na pele dos órgãos genitais externos.

O que significa o suor?

O suor é um mecanismo de regulação da temperatura do corpo, feito para proteger os órgãos do superaquecimento. Sempre que a temperatura do ambiente se eleva muito e sempre que fazemos exercícios físicos, o corpo começa a liberar o suor pelas glândulas sudoríparas, para evitar esse aquecimento excessivo do corpo.

Quais são as glândulas sudoríparas?

A glândula sudorípara pode ser classificada em dois tipos: glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas. As écrinas são aquelas que liberam sua secreção sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Já as apócrinas eliminam secreção com porções do citoplasma.

Glândulas sudoríparas e excreção

40 questões relacionadas encontradas

Para que serve o suor do nosso corpo?

Sua principal função é auxiliar na manutenção da temperatura corporal. Quando ela aumenta, o suor é produzido para reduzir o calor através das glândulas sudoríparas. Essas glândulas são as responsáveis pelo transporte da água para fora, eliminando junto a ela, minerais e outras toxinas do organismo.

O que acontece com o corpo quando suamos?

Além da água, o suor é também composto por sais minerais.

O processo de transpiração regula a temperatura do corpo e elimina toxinas. Quando o hipotálamo, região do cérebro, detecta um aquecimento do organismo, ele avisa às glândulas sudoríparas que está na hora de trabalhar.

O que é eliminado pelo suor?

O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

Onde o suor é produzido?

O suor é um líquido transparente e inodoro, produzido pelas glândulas sudoríparas que são localizadas na derme.

O que é o suor e por que o produzimos?

Composto por 99% de água e sais minerais, o suor é nosso sistema de arrefecimento. Graças ao suor que a temperatura do corpo é regulada. O processo é simples: ao identificar um aquecimento nosso hipotálamo, por meio do sistema nervoso simpático, avisa às glândulas sudoríparas que é hora de transpirar.

O que é uma glândula?

As glândulas podem ser definidas como estruturas formadas por tecido epitelial capazes de produzir substâncias úteis para o nosso organismo. Essas substâncias são chamadas tradicionalmente de secreções e podem ser produzidas e lançadas dentro do nosso corpo ou então para fora dele, como é o caso do suor.

Como as glândulas sudoríparas contribuem para manter a temperatura do corpo?

Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes. Não pare agora...

Em qual camada da pele se encontra as glândulas sudoríparas?

A derme contém terminações nervosas, glândulas sudoríparas e glândulas oleosas (sebáceas), folículos pilosos e vasos sanguíneos.

Porque o nosso suor e salgado?

A água segue os íons cloreto para fora da célula e leva consigo o calor. O suor é uma mistura de água e dos íons que formam o sal, então é por isso que o suor é salgado!

Qual é a função das glândulas sebáceas e sudoríparas?

As glândulas sudoríparas são estruturas desenvolvidas apenas na superfície do corpo de mamíferos. São responsáveis pela produção do suor. Assim como as glândulas sebáceas, as glândulas sudoríparas atuam protegendo o organismo contra invasões de microrganismos.

Qual é o órgão que elimina o suor?

Com o aumento da temperatura do corpo, o cérebro dispara ordens a fim de manter o corpo humano em torno de 36º C. As glândulas sudoríparas, tubos localizados na pele, recebem a ordem e produzem o suor. Por meio de dutos que ligam as glândulas sudoríparas aos poros, o suor é levado à superfície do corpo.

Por que o suor pode causar mau cheiro?

Quando o suor tem mau cheiro? O suor tem mau cheiro quando é decomposto por bactérias presentes na pele. Essas bactérias transformam os componentes do suor em compostos químicos que têm um odor desagradável.

Qual é a cor do suor?

Isso porque pode ser indicativo de fungos ou bactérias (suor amarelo ou vermelho), contaminação por metais (suor azul), deficiências vitamínicas (suor amarelado) e até mesmo alguns tipos de câncer (suor preto). A cromidrose pode ser também o resultado da ingestão de determinada substância ou corante.

Pode deixar o suor secar no corpo?

O melhor é sempre secar o suor durante o exercício

Se você secar a pele a todo instante, não vai aproveitar essa função do suor e ainda induzirá o organismo a produzir cada vez mais e mais suor. Isso fará com que o organismo comece a desidratar, pela perda excessiva de água pela transpiração.

É saudável suar muito?

Suar é um sinal de que o corpo está trabalhando para manter uma temperatura saudável. Em condições normais, fica em torno de 36,5°C, podendo variar ao longo do dia. Na hora do treino, provavelmente irá subir um pouco, mas sem passar muito de 37°C[3,4].

É bom suar bastante ou não?

Devido a sua função termorreguladora, suar durante o treino faz com que seu corpo mantenha uma temperatura segura e termo ambiente, evitando com que você passe mal devido ao aquecimento provocado pelo exercício.

Porque suar faz bem ao cérebro?

Hoje ele é indicado também para manter a saúde do cérebro: combate os efeitos nocivos do estresse crônico, a depressão, a ansiedade, melhora a memória e o aprendizado e ainda faz o cérebro produzir substâncias que mantêm os neurônios saudáveis e mais resistentes a danos.

Quando a gente soa perde caloria?

Além disso, o suor não queima calorias. Suar o suficiente pode fazer com que você perca peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo.

Qual é a parte do corpo mais quente?

Cabeça é a parte do corpo que concentra mais calor.

Artigo anterior
O que dá para ver no ultrassom de 5 semanas?
Artigo seguinte
Como acabar com infiltração na laje?