Quais são os fatores que influenciam na efetividade dos tratamentos antimicrobianos?

Perguntado por: Mélanie Luana Paiva de Neto  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

Quais fatores que influenciam na efetividade dos tratamentos antimicrobianos? Número de microrganismos, características dos microrganismos, condições ambientais e tempo de exposição.

Quais os fatores que influenciam o tratamento microbiano?

  • TAMANHO DA POPULAÇÃO. ​ Quanto > a população microbiana > o tempo de tratamento. ...
  • NATUREZA DA POPULAÇÃO. ​ - Presença de Endosporos: mais resistentes. ...
  • CONCENTRAÇÃO DO AGENTES. ​ Quanto + concentrado o agente > a eficiência. ...
  • TEMPO DE EXPOSIÇÃO. ​ ...
  • TEMPERATURA. ​ ...
  • CONDIÇÕES AMBIENTAIS.

Quais fatores devem ser controlados para o crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Porque as influências ambientais podem dificultar a eficiência dos tratamentos antimicrobianos?

2 – Porque a presença de matéria orgânica pode inibir a ação dos antimicrobianos químicos. 3 – O calor úmido mata os microrganismos principalmente pela coagulação das proteínas. 4 – As temperaturas devem ser elevadas, normalmente acima de 100ºC.

Quais são as principais técnicas utilizadas para o controle microbiano?

Métodos Físicos de Controle de Microorganismos
  • Calor. Quando uma população de bactérias é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. ...
  • Filtração. ...
  • Radiações. ...
  • Baixas temperaturas. ...
  • Microondas. ...
  • Indicadores Biológicos. ...
  • Pressão Osmótica. ...
  • Dessecação.

Fatores que influenciam o Desenvolvimento Humano

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as duas principais ações dos agentes de controle microbiano?

Controle Microbiano
  • Controle Microbiano. ...
  • · Esterilização:é o extermínio total de microorganismos, incluindo esporos, micobacterias, vírus não envelopados e fungos, que são formas mais resistentes. ...
  • · Desinfecção: há destruição dos microorganismos, porém pode ocorrer a sobrevivência dos mais resistentes.

Quais os objetivos do controle microbiano?

- Evitar contaminação da água e do ambiente. - Prevenir a transmissão de doenças. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução.

O que impede o crescimento bacteriano?

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

Qual método reduz população microbiana em ambientes ou superfícies vivas?

O calor é um dos mais importantes métodos para o controle do crescimento para eliminar os microrganismos. Acima da temperatura ideal de crescimento o calor vai promover a desnaturação de proteínas estruturais e enzimas, levando a perda da integridade celular à morte.

Qual a importância de se realizar um controle microbiano em um ambiente laboratorial de controle de qualidade microbiológico?

A contaminação microbiana pode levar ao comprometimento do desempenho do produto devido à quebra da estabilidade da formulação, alteração das características físicas e aparência e levar a inativação dos princípios ativos e excipientes da formulação e ainda, causar a perda de confiança na empresa.

Quais são os fatores que influenciam o crescimento bacteriano?

O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.

O que é controle de crescimento microbiano?

O controlo do crescimento microbiano pode ser efectuado quer através da inibição do crescimento quer da indução da morte dos microrganismos viáveis. Os agentes antimicrobianos que destroem ou tornam bactérias ou fungos inviáveis são designados bactericidas ou fungicidas.

Quais as 4 fases do crescimento bacteriano?

A curva de crescimento pode ser dividida em quatro fases: fase lag, fase log, ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.

Quais os 5 principais mecanismos de ação dos antibióticos?

Existem cinco modos de ação principais:
  • Inibição da síntese da parede celular. ...
  • Inibição da síntese proteica. ...
  • Inibição da síntese de ácidos nucleicos. ...
  • Destruição da membrana plasmática. ...
  • Inibição da síntese de folato.

Quais são os mecanismos de ação dos antimicrobianos?

O mecanismo de ação dos antimicrobianos ß-lactâmicos resulta em parte da sua habilidade de interferir com a síntese do peptideoglicano (responsável pela integridade da parede bacteriana).

Quais os fatores que influenciam na esterilização?

Fatores que influenciam o processo: - densidade do material; - configuração espacial da carga; - taxas de doses mínima e máxima; - tempo de exposição; - tipo de container.

Qual método considera o mais eficaz para controlar o crescimento microbiano?

O aquecimento é o método mais comum usado para matar micro-organismos, incluindo as formas mais resistentes, como os endosporos. Agentes utilizados em processos de esterilização são denominados esterilizantes.

Qual o método mais empregado para matar microrganismos e por quê?

O método mais empregado para matar microrganismos é o calor, por ser eficaz, barato e prático. Os microrganismos são considerados mortos quando perdem a capacidade de multiplicar. Calor úmido: A esterilização empregando calor úmido requer temperaturas acima de fervura da água (120º).

Quais são os métodos de desinfecção?

Os métodos de desinfecção podem ser físicos, por ação térmica, ou químicos, pelo uso de desinfetantes. Os físicos são os equipamentos de pasteurização como desinfetadoras e lavadoras de descarga. Os desinfetantes mais utilizados são a base de aldeídos, ácido peracético, soluções cloradas e álcool.

O que significa ausência de crescimento de bactérias?

Essa cultura sem crescimento bacteriano significa que não tem infecção ativa no material analisado. Isso não significa que a pesquisa de anticorpos para doenças como clamídia, herpes, toxoplasmose não possam vir positivas.

Qual fator que limita a duplicação bacteriana?

Fatores como temperatura, ph e disponibilidade de nutrientes podem ser listados como limitantes do crescimento bacteriano. Um outro fator que limita a duplicação bacteriana é a: Resposta Selecionada: b. Salinidade.

São condições que interferem na multiplicação das bactérias?

Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...

Qual a importância do controle microbiano?

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 reacendeu o alerta sobre a importância do controle microbiológico. É necessário um olhar atento para os microrganismos e para as contaminações por eles causadas. A importância das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) mostrou-se ainda maior nesse período.

Quais as importâncias de se aplicar métodos de controle microbiano nos alimentos?

Prevenção ou retardamento da decomposição microbiana através dos métodos físicos e químicos; Prevenção de injúrias provocadas por insetos, outros animais, causas mecânicas, etc.

Para que serve o controle de microrganismos no ambiente hospitalar?

Realização da vigilância de casos de infecção, para entender as causas e elaborar formas de prevenção.

Artigo anterior
Como saber se posso tomar anestesia geral?
Artigo seguinte
Qual foi a contribuição de Jean Watson para o cuidado humano?