O que é uma elipse na lingua portuguesa?

Perguntado por: Vítor Pinto  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Como identificar elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

O que é uma linguagem elíptica?

As frases sem predicado designam-se habitualmente por frases elípticas. Uma palavra do sintagma, sendo responsável por numerosos casos de Derivação Imprópria: e.g. "um (dente) canino", "um (avião a) jato", "um (telefone) celular" (Br).

Qual a diferença entre zeugma e elipse?

Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

? Figura de linguagem: elipse [Prof. Alda]

41 questões relacionadas encontradas

Como podemos identificar uma zeugma?

Quando um termo já expresso no enunciado é omitido, dizemos que se trata da figura de linguagem chamada zeugma, usada para evitar a repetição desnecessária do termo que já está subentendido. Muitas vezes, uma vírgula pode ser usada para indicar essa omissão.

Qual é o conceito de zeugma?

O que é Zeugma:

Zeugma é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste na omissão de uma palavra já mencionada numa frase. ... O zeugma é classificado como uma figura de construção, utilizado na linguagem oral e escrita para conceder maior expressividade ao texto.

O que é um termo elíptico?

O sujeito oculto ou elíptico ocorre quando não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto. Também pode ser chamado de sujeito subentendido, desinencial ou implícito. ... Assim, o sujeito, que não está expresso é “ele”, ou seja, a 3ª pessoa do singular.

Que tem a forma elíptica?

Elípticos

Que é relativo a ou que tem forma de elipse.

Para que serve o aparelho elíptico?

Aumenta a resistência e capacidade cardiovascular A máquina elíptica permite que você faça um bom treino aeróbico, melhorando a saúde cardiovascular, pulmonar e muscular, trazendo benefícios para seu desempenho, condicionamento e resistência.

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

O que é um pleonasmo exemplos?

Exemplos: subir para cima: o verbo “subir” já indica ir para cima, elevar-se. descer para baixo: o verbo “descer” já denota mover de cima para baixo, declinar. entrar para dentro: o verbo “entrar” já indica passar para dentro.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

O que é elipse em Geografia?

A elipse é uma figura bastante comum na geometria plana. Presente no dia a dia, a elipse descreve, por exemplo, o trajeto que o planeta Terra faz no movimento de translação, conhecido como órbita. A elipse é conhecida como cônica, porque ela pode ser obtida por meio da secção de um cone.

O que é uma ironia exemplos?

Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga

A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

Quantos minutos de elíptico por dia para emagrecer?

Para perder peso usando o aparelho elíptico, você tem que usá-lo pelo menos 4 a 5 vezes por semana. Além disso, é importante usar esse equipamento por pelo menos 45 minutos a 1 hora em cada sessão. Contudo, caso você esteja começando a usar esse aparelho, exercite-se por 30 minutos nos primeiros dias.

Porque o movimento dos planetas e elíptico?

Em nosso sistema solar, são elipses de baixíssima excentricidade, ou seja, quase circulares! Mas, ainda assim, elipses (e não círculos). Isso acontece basicamente por conta de perturbações externas, da influência gravitacional de outros corpos.

Como se pronuncia a palavra elíptica?

e·líp·ti·co co
  1. [ Gramática ] Em que há elipse ou omissão de uma ou mais palavras (ex.: frase elíptica; sujeito elíptico).
  2. [ Geometria ] Em forma de elipse (ex.: órbita elíptica; trajectória elíptica).
  3. [ Geometria ] Relativo à elipse (ex.: segmento elíptico).

O que é sujeito elíptico exemplos?

Sujeito elíptico (ou oculto). Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não é expresso na frase, porém, pode ser definido pela desinência ou pelo contexto. Exemplo: Farei amanhã o trabalho.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Qual é a diferença entre aliteração e assonância?

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Qual figura de linguagem Eu nasci em Minas meu irmão em Goiás?

Essa oposição é o que caracteriza uma antítese. b) Repare, agora, que houve a supressão do verbo “nascer” para não repeti-lo na frase, substituindo-o por uma vírgula. Caso contrário, teríamos “Eu nasci em Minas, meu irmão nasceu em Goiás”. Quando ocultamos um termo, temos uma elipse.

É um vocativo?

Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.

Qual é a figura de linguagem?

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

Artigo anterior
A nota de rodapé é por pagina?
Artigo seguinte
Como fechar os chakras do corpo?