O que é a teoria da fantasia?

Perguntado por: Martim Faria Vicente  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

De acordo com a teoria freudiana, as fantasias representam uma forma de leitura subjetiva, organizada a partir dos desejos e dos mecanismos de defesa, da realidade dos fatos. Trata-se do que Freud denomina realidade psíquica, a qual tem suas bases na infância e nas fantasias filogenéticas.

Qual a função da fantasia?

Fantasia em psicologia é um mecanismo de defesa que consiste na criação de um sistema de vida paralelo, que existe apenas na imaginação de quem o cria, com o objetivo de proporcionar uma satisfação ilusória, que não é ou não pode ser obtida na vida real.

O que é uma fantasia?

Significado de Fantasia

substantivo feminino Imaginação criadora; ficção. Coisa que não tem existência real, mas apenas ideal. Comportamento desprovido de bom senso, contrário à razão; extravagância, alucinação.

Qual a diferença entre trauma e fantasia?

A teoria da fantasia substituiu a do trauma ao longo da evolução da teoria psicanalítica. ... Então, ele contrapõe a realidade psíquica à realidade material e conclui que as fantasias possuem realidade psíquica e que, na prática analítica, a realidade psíquica é a realidade decisiva.

O que é desejo e fantasia?

O desejo é algo mais do que fantasia.

No desejo existe um componente que incentiva a ação, uma intenção de movimento, enquanto na fantasia o componente é mental. Quando desejamos, sabemos que algo nos move por dentro e está de acordo com a nossa moral e a nossa forma de entender o mundo.

O QUE É A FANTASIA ? # 20

31 questões relacionadas encontradas

O que significa fantasia na hora do sexo?

"Fantasias sexuais são pensamentos, ideias, em relação ao comportamento sexual. Algo novo que você possa colocar em prática ou não na relação, apenas imaginar. Pode ser, também, o sentido literal da palavras, algo que você veste, um comportamento específico", explica a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello.

O que é a fantasia na psicanálise?

De acordo com a teoria freudiana, as fantasias representam uma forma de leitura subjetiva, organizada a partir dos desejos e dos mecanismos de defesa, da realidade dos fatos. Trata-se do que Freud denomina realidade psíquica, a qual tem suas bases na infância e nas fantasias filogenéticas.

O que é a teoria do trauma?

A noção de trauma está relacionada à problemática da memória desde as primeiras teorizações freudianas acerca da histeria. ... Já neste momento teórico, Freud relacionava o traumático à ideia de ruptura psíquica por grandes quantidades de excitação e à noção de dissociação psíquica.

Quais são as fantasias mais usadas no Halloween?

Fantasia de
  • Abóbora (2)
  • Boneca do Mal (2)
  • Bruxa (12)
  • Bruxo (1)
  • Caveira (4)
  • Diabinha (6)
  • Diabinho (1)
  • Esqueleto (12)

Quais os mecanismos de defesa mais comuns?

Entre os mecanismos de defesa mais comuns e recorrentes estão:
  • Formação reativa. Entra em ação quando a pessoa adota um comportamento exatamente oposto ao do que realmente é sentido ou vivenciado de forma recalcada. ...
  • Repressão ou recalque. ...
  • Negação. ...
  • Projeção. ...
  • Sublimação. ...
  • Regressão.

O que é ter fantasia com alguém?

Fantasiar é um modo normal e saudável de se explorar a sexualidade e imaginar coisas que podem se tornar realidade. Algumas pessoas sentem culpa ao fazê-lo, enquanto outras se preocupam que não são criativas o suficiente para manter uma fantasia rica em detalhes.

O que é nome fantasia de uma empresa?

O nome fantasia de uma empresa nada mais é do que a designação popular do título dela. Ou seja, o nome de marca, nome comercial ou nome de fachada, enfim como é conhecida pelas pessoas e divulgada em publicidades. Essa denominação é diferente da razão social.

Qual o significado da festa a fantasia?

Festa à fantasia é uma das temáticas mais usadas e por isso, levanta um mundo de possibilidades. Esse tipo de festa, geralmente, segue para dois caminhos: ser um total sucesso, ou se tornar um completo pesadelo. Para fazer a sua festa à fantasia ser incrível, não é preciso muito.

O que é fantasia na filosofia?

Do latim phantasĭa (que, por sua vez, provém de um vocábulo grego), a fantasia é a faculdade humana que permite reproduzir, através de imagens mentais, coisas passadas ou representar acontecimentos que não pertencem ao âmbito da realidade.

O que é atravessar a fantasia?

Significa ajudá-lo a responsabilizar-se pelo próprio desejo, ou seja, sair do lugar de objeto e tornar-se sujeito de sua realidade, o que implica em conseguir lidar criativamente com sua fantasia e não submeter-se passivamente a ela .

O que ocorre entre o paciente e a realidade no fantasiar E o que é realidade psíquica?

Segundo Nasio (1980), a fantasia se constitui como aquilo que temos de mais próximo, ou seja, a realidade. Mas a postura se encontra na forma de viventes sexuados (no corpo) e não enquanto ser falante. Em outras palavras, a realidade psíquica é recoberta de fantasia, ou seja, é o nosso modo corporal de tratar o real.

Quais são as fantasias de Halloween?

Fantasias de Halloween Clássicas: Com Bruxas e Fantasmas Não Tem Como Errar. ... Dessa forma, o Halloween é muito associado ao mundo sobrenatural, como fantasmas, monstros e mortos-vivos. Portanto, para um Halloween tradicional, aposte em fantasias de vampiros, fantasmas, múmias e bruxas.

Quais são as fantasias mais tradicionais?

Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super-heróis, diabo, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, vedete, palhaço.

Quais fantasias podem ser usadas no Halloween infantil?

14 fantasias de Halloween para as crianças
  1. WICKED. Fantasia de Halloween: Elphaba (Foto: costume-works.com) ...
  2. ESPANTALHO. Fantasia de Halloween: Espantalho (Foto: Bailey's Blossoms) ...
  3. ARANHA. ...
  4. CIENTISTA MALUCO. ...
  5. MONSTROS S.A. ...
  6. HARRY POTTER. ...
  7. COMO TREINAR O SEU DRAGÃO. ...
  8. CENTAURO.

O que é trauma segundo a psicanálise?

Para a psicanálise, o trauma é a marca do encontro de um sujeito com o sexual. Sendo assim, 'vivências traumáticas' estão na base da formação do sintoma, que reúne efeitos positivos e negativos do trauma e em que se observa a expressão preponderante, ora de uma, ora de outra tendência.

O que é o trauma para Freud?

traumas” (Freud, 1940-1941 [1892], p. ... Logo, a definição de trauma psíquico implica, numa perspectiva freudiana, na idéia de um choque violento, de uma efração sobre o aparelho psíquico e também das consequências sobre o conjunto da organização psíquica.

O que Freud diz sobre o trauma?

Freud e o conceito psicanalítico dos traumas

Ademais, Freud e Breuer concebem o trauma como um corpo estranho que se aloja no psiquismo do sujeito, desestabilizando sua economia psíquica. ... Com isso, ele percebe que possíveis abusos ocorridos na infância geram sintomas histéricos ou traumas sexuais.

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

Qual é o correto festa a fantasia ou festa a fantasia?

Festa à fantasia: sempre com o acento grave indicativo de crase.

Qual a fantasia do homem?

Há muitos relatos de homens que se masturbam e imaginam que estão receber sexo oral de uma mulher. Muitos homens desejam ver a mulher vestida com fantasias provocantes e sensuais, como de enfermeira, de polícia, de colegial, entre outras. ... Afinal, eleva a adrenalina e torna o ato sexual ainda mais excitante e intenso.

Artigo anterior
Como fazer um banho de limpeza energética?
Artigo seguinte
Qual é a sílaba mais forte de Viola?