O que é um estudo longitudinal prospectivo?

Perguntado por: Mariana Branco Valente  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.

O que é coorte longitudinal e prospectivo?

É uma pesquisa comparativa e direta. Assim sendo, se conclui que no estudo longitudinal retrospectivo se conhece o efeito e se busca a causa, e no prospectivo há a causa ou fator determinante e se procura o resultado. Isso constitui o objetivo da epidemiologia analítica.

O que é uma pesquisa Prospectiva?

Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...

São exemplos de estudos prospectivos?

Talvez o exemplo mais exitoso de Estudo de Coorte (prospectivo) seja o Estudo de Framingham que já se prolonga por mais de 60 anos. Boa parte da informação sobre fatores de risco (exposição) e doenças cardiovasculares (desfechos) derivam deste estudo.

O que é um estudo descritivo longitudinal?

O que é um estudo longitudinal? Da mesma forma que o estudo transversal, um estudo observacional em que os dados da mesma amostra são coletados repetidamente durante um período prolongado de tempo. O estudo longitudinal pode durar alguns anos, chegando até décadas, dependendo do tipo de dados que se deseja coletar.

Estudos Transversais, Longitudinais, Retrospectivos e Prospectivos.

20 questões relacionadas encontradas

O que é um estudo descritivo?

Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

O que é o método longitudinal?

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Quais são os tipos de estudos experimentais?

Os principais delineamentos experimentais são os seguintes: ensaios clínicos randomizados, cujos participantes são os pacientes; • ensaios de campo em que os participantes são pessoas saudáveis; e • ensaios comunitários, onde os participantes são os próprios membros da co- munidade.

Quais são os principais tipos de estudos analíticos?

Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Os principais delineamentos de estudos analíticos são: a) ecológico; b) seccional (transversal); c) caso-controle (caso-referência); e d) coorte (prospectivo).

O que é um estudo quantitativo?

Definição de pesquisa quantitativa

Dados quantitativos visam coletar fatos concretos: números. Dados quantitativos são estruturados e estatísticos. Eles formam a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa.

O que é método quantitativo?

O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor.

Quais os tipos de métodos de pesquisa?

Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. ... Ela pode ser uma metodologia de pesquisa qualitativa, quantitativa, descritiva ou analítica.

O que é coorte prospectiva?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

Quais os tipos de estudos de coorte?

Os estudos de coorte podem ser classificados como concorrentes (prospectivos, clássicos) ou não concorrentes (retrospectivos). Nos estudos não concorrentes, todas as informações sobre a exposição e o desfecho já ocorreram antes do início do estudo.

Quais são os tipos de estudos longitudinais?

Alguns dos exemplos clássicos que podem ser usados para estudos longitudinais são:
  • Tendências do mercado e reconhecimento da marca. ...
  • Comentários sobre o produto. ...
  • Satisfação do cliente. ...
  • Compromisso dos funcionários. ...
  • Painel de estudo. ...
  • Estudo de corte. ...
  • Estudo retrospectivo.

O que é um estudo experimental?

Um estudo experimental tem a finalidade de descobrir algo desconhecido ou testar uma hipótese. A Engenharia de Software Experimental é a disciplina que investiga as técnicas, processos e ferramentas pela experimentação.

Quais são os principais tipos de estudos epidemiológicos?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

Quais os tipos de estudos observacionais?

Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).

Como estudar?

10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas
  1. #1 Impeça a “curva do esquecimento” ...
  2. #2 Utilize material impresso. ...
  3. #4 Estude quando estiver cansado – e descanse em seguida. ...
  4. #5 Não releia, relembre. ...
  5. #6 Use o sistema Leitner. ...
  6. #7 Pense sobre o pensar. ...
  7. #8 Varie o conteúdo. ...
  8. #10 Assuma o papel de “professor”

O que é um estudo primário?

Estudos primários correspondem a investigações originais, que constituem a maioria das publicações encontradas nos periódicos médicos. Estudos secundários são os que procu- ram estabelecer conclusões a partir de estudos primários, com o registro resumido de achados que são comuns a eles.

O que é estudo de coorte e caso controle?

Visão geral do projeto de um estudo de coorte: Os estudos de coorte são um tipo específico de desenho de estudo observacional que possuem um nível de evidência maior que os outros observacionais tais como: série e relato de casos, caso-controle e estudos transversais (mas menor nível de evidência que os estudos ...

O quê longitudinal e transversal?

Mas o que é um motor longitudinal? Basicamente, é quando ele fica posicionado paralelamente ao comprimento do veículo. Por sua vez, o motor transversal é instalado de maneira perpendicular à carroceria, atravessando-a lateralmente.

Qual a diferença entre dados transversais e longitudinais?

Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

Qual a diferença entre o corte longitudinal e transversal?

Os cortes transversais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos secundários de objetos ou edificações. Os cortes longitudinais se referem a seções realizadas paralelamente aos eixos principais de objetos ou edificações.

Artigo anterior
Como é o sexo de Áries e Leão?
Artigo seguinte
Quanto tempo de tratamento com imunoglobulina?