O que é territorialização na Estratégia saúde da Família?

Perguntado por: Alexandre Guilherme Henriques Ribeiro  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (6 avaliações)

A territorialização é o processo no qual se identificam grupos, famílias e indivíduos de um território adscrito, e os fatores condicionantes e determinantes de sua saúde; é uma ação fundamental para o planejamento, e para a implantação de ações estratégicas para intervir nos problemas encontrados, a fim de garantir a ...

O que é a territorialização em saúde?

O termo territorialização, quando empregado no planejamento de ações estratégicas de saúde, refere-se a uma ferramenta metodológica que possibilita o reconhecimento das condições de vida e da situação de saúde da população da área de abrangência de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) (GONDIM; MONKEN, 2009) por meio ...

Como se define o conceito de território na Estratégia Saúde da Família?

O território é base material da existência humana, e sua apropriação para as diversas formas de uso é condição necessária para que a vida seja possível. organizam o espaço geográfico, é estratégico para potencializar seu uso nas práticas de promoção, de proteção, de recuperação e de reabilita- ção da saúde.

Qual a importância da territorialização para a saúde da família?

A territorialização surge como ferramenta fundamental para o planejamento das ações de saúde, pois possibilita conhecer os aspectos ambientais, sociais, demográficos e econômicos e os principais problemas de saúde da população de determinada área, possibilitando desenvolver intervenções epidemiológicas e atividades ...

Quais são as etapas do processo de territorialização na Estratégia Saúde da Família?

os passos para a territorialização da área de abrangência da UBS – preparatória, de delimitação do território, de apropriação do território e de consulta às lideranças comunitárias –, assim os elementos para caracterização da área de abrangência.

Territorialização - tudo o que você precisa saber

21 questões relacionadas encontradas

O que é territorialização e exemplos?

Exemplo disso é quando, em um bairro, há territórios em que não entram pessoas de determinado nível social. Mesmo que não haja uma barreira física, existe uma fronteira cultural, que nem sempre é óbvia”, diz o pesquisador.

Qual é o objetivo da territorialização?

O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...

O que quer dizer territorialização?

1. Tornar ou tornar-se territorial (ex.: pretendiam territorializar um novo conceito de ordenamento urbano).

Quais são os elementos que compõem a territorialização em saúde?

Deve constituir uma base para a demarcação como: delimitação do território, área de abrangência e influencia, •área e/ou micro áreas de risco, equipamentos sociais públicos e privados.

Quais as 3 fases do processo de territorialização?

3- O processo de territorialização compreende 3 fases: fase preparatória, coleta de dados, análisede dados. Explique cada uma delas, exemplificando (utilize a tabela para definir os dados para. coleta e as fontes). Fase preparatória, coleta de dados, análise de dados ?

Qual o ponto central da estratégia Saúde da Família?

Assim, o PSF elege como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de co- responsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.

Quais os tipos de território SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza uma variedade de nomenclatura e divisões territoriais para operacionalizar suas ações, quais sejam: o município, o distrito sanitário, a micro-área, a área de abrangência de unidades de saúde, dentre outros, são áreas de atuação de caráter administrativo, gerencial, econômico ou ...

Qual o principal propósito da Estratégia Saúde da Família?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do ...

Quem faz territorialização?

A territorialização é uma atribuição comum a todos os profissionais da ABS, assim está posto na PNAB. Mas a verdade é que o profissional que mais entra nesse território e o reconhece é o ACS.

Qual o conceito de território e territorialização?

Ou seja, é o território apropriado e constituído a partir de uma coletividade. Nesse sentido a territorialização é um processo social que se constitui, sobretudo na busca de uma identidade política e ideológica na formação cultural dos sujeitos sociais que compõem o movimento socioterritorial.

Qual a importância do conhecimento territorial para o ACS?

A partir da vigilância do território realizada pelos ACS, a equipe toma consciência da sua população adscrita, facilitando as abordagens e o planejamento das atividades e rotinas da unidade, além de realizar a educação em saúde da população e de poder agir de maneira preventiva aos problemas.

Quais são as principais ferramentas da territorialização?

O mapeamento e o georreferenciamento são ferramentas que objetivam tornar o processo de territorialização algo contínuo, favorecendo a aproximação entre profissionais e população.

São objetivos da territorialização em saúde exceto *?

São objetivos da territorialização em saúde, EXCETO:

Levantar problemas e necessidades.

Quais as ferramentas para o apoio ao processo de territorialização?

São ferramentas para apoio ao processo de territorialização:
  • diagnóstico comunitário; classificação de risco comunitário; divisão de áreas por risco; sistematização da assistência de enfermagem.
  • diagnóstico epidemiológico; classificação de risco comunitário; protocolo de Mews; cartografia.

O que é território para a atenção básica?

O QUE É O TERRITÓRIO? lugar com limites definidos onde as pessoas vivem trabalham, circulam e se divertem. Dele faz parte ambientes construídos e ambientes naturais. Sendo sobretudo, um espaço de relações de poder, de informações e de trocas.

O que é territorialização na assistência social?

Significa o reconhecimento da presença de múltiplos fatores sociais e econômicos, que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social.

Qual a importância da delimitação geográfica na área da saúde?

Resumos. O acesso da população aos serviços de saúde é um pré-requisito de fundamental importância para uma eficiente assistência à saúde. A localização geográfica dos serviços é um dos fatores que interferem nessa acessibilidade.

Qual a importância da territorialização para a formação profissional em saúde?

Temas de Ensino em Saúde: a territorialização proporciona uma experiência de imersão de acadêmicos de medicina na realidade da saúde coletiva, oportunizando uma mudança na visão da formação e atuação médica.

Qual o papel do enfermeiro na territorialização?

Nesse sentido, cabe ao enfermeiro reconhecer a natureza dos processos saúde-doença, mediante processo de territorialização, bem como seus fatores condicionantes e determinantes, perspectiva que considera o território para além da extensão geográfica, e admite interfaces com questões de saúde das populações, ...

Qual é a importância da territorialidade?

A territorialidade possibilita compreender o comportamento socioespacial humano e "atua como importante organizador do comportamento e da vida humanos no nível do indivíduo, das relações interpessoais e da comunidade.

Artigo anterior
Quem é o artista mais rico do Brasil?
Artigo seguinte
Quais os melhores filmes de comédia 2020?