Quais são os motivos para atraso na fala?

Perguntado por: Duarte Jorge de Figueiredo  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

Quais são as causas por trás do atraso na fala?
  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Quando se preocupar com atraso na fala?

Com 6/7 meses já consegue sentar. Com 9 meses já pode engatinhar e pode até ficar em pé sozinho se você ajudar. Com 1 ano já começa a andar e também aparecem as primeiras palavras (“mamã; papá”). O atraso na fala pode estar associado a um atraso mais global e generalizado do desenvolvimento!

É normal atraso na fala?

Para o médico, em geral, os atrasos de linguagem são "maturacionais", e portanto, transitórios, à medida que a criança cresce, se desenvolve e amadurece. Mas também há casos "lesionais" que revelam um distúrbio. "A fala errada, por exemplo, é normal e transitória até os quatro anos.

Quais as principais causas do atraso de linguagem?

Entre as causas mais frequentes de Atraso da Linguagem encontram-se o défice de audição, o atraso de desenvolvimento, a prematuridade, o autismo e a falta de estimulação.

O que é atraso no desenvolvimento da linguagem?

O atraso simples da linguagem se trata de uma dificuldade do tipo leve na hora de desenvolver a linguagem. Em outras palavras, não representa um problema em longo prazo. Quando uma criança não tem uma linguagem de acordo com a sua idade, é provável que esteja experimentando um atraso.

O que causa um atraso de fala? Toda criança que não fala é autista?

41 questões relacionadas encontradas

O que pode atrapalhar a aquisição da linguagem?

Falhas na aquisição e no desenvolvimento fonológico, como problemas na produção dos sons da fala ou discriminação dos mesmos, podem refletir na leitura e/ou na escrita. Então podem levar a criança, por exemplo, a trocar, omitir ou transpor fonemas ou grafemas.

Como estimular a fala atrasada?

Saber conversar com uma criança, apresentar o mundo a ela, nomear os objetos, os brinquedos, cantar, ler histórias, brincar no parque, brincar de faz-de-conta, são formas de estimulação.

Como tratar atraso na fala?

Em algumas situações, apenas a orientação dos pais é o suficiente para estimular a linguagem do pequeno. Dessa forma, algumas tarefas podem ajudar, como ler livros, contar histórias, repetir palavras, ouvir músicas, etc. Em casos mais críticos, a terapia é a única solução para tratar o atraso na fala!

Quando devo me preocupar com a fala do meu filho?

Fique atenta aos seguintes sinais: Quando aos 12 meses de idade a criança ainda não faz gestos como “tchau” com as mãos. Se aos 18 meses ainda não compreende bem as palavras ou não imita sons. Se aos 24 meses não fala frases completas ou apenas imita os sons.

O que pode ser confundido com autismo?

Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo. Assim como dificuldades motoras finas, de interação social e habilidades de pensamento prejudicadas também podem.

O que é atraso motor de fala?

Atraso Motor de Fala consiste em um atraso no desenvolvimento da precisão e estabilidade neuromotora relacionada à fala. É caracterizado por um déficit na execução do movimento; Apraxia + Disartria: raro, mas pode ocorrer.

Como saber se meu filho tem apraxia da fala?

Mas então como saber se o meu pequeno tem apraxia da fala?
  1. Alguns dos sintomas mais comuns apresentados pelas crianças que possuem esse quadro são:
  2. – Geralmente são bebês mais quietos e emitem poucos sons.
  3. – Apresentam dificuldade em produzir sons de vogais e consoantes.
  4. – Atraso na fala.

Quantas palavras um bebê de 1 ano fala?

O vocabulário pode incluir até 200 palavras, muitas delas nomes. Entre 1 ano e meio e 1 ano e 8 meses, as crianças aprendem uma média de dez ou mais palavras por dia. Algumas aprendem palavras novas a cada 90 minutos, uma média impressionante. Cuidado, portanto, com o que diz na frente do seu filho!

Qual a síndrome que a criança não fala?

No caso do autismo, uma característica muito comum é o atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala e a dificuldade de iniciar e manter um diálogo. Já na apraxia, a criança compreende a linguagem, mas tem dificuldade em se expressar corretamente.

Como fazer bebê de 2 anos falar?

Para estimular o bebê a falar, brincadeiras e atividades podem ser feitas, como:
  1. Conversar enquanto brinca com o bebê ...
  2. Estimular a criança a dizer o nome do que quer. ...
  3. Escolher brinquedos que emitam sons. ...
  4. Ler para o bebê ...
  5. Estimular a criança a estar com outras. ...
  6. Permitir que assistam desenhos. ...
  7. Cantar para o bebê

Como estimular meu filho de 3 anos a falar?

Como ajudar meu filho a falar?
  1. 1) Troque as telas pelos brinquedos para incentivar a fala. ...
  2. 2) Leia histórias infantis para a criança. ...
  3. 3) Associe sons a objetos, animais e personagens. ...
  4. 4) Ensine canções e rimas simples. ...
  5. 5) Descreva nomes de objetos e ações. ...
  6. 6) Busque sempre se abaixar para falar com a criança.

O que são dificuldades de linguagem?

As dificuldades de linguagem referem-se a alterações no processo de desenvolvimento da expressão e recepção verbal e/ou escrita. Por isso, a necessidade de identificação precoce dessas alterações no curso normal do desenvolvimento evita posteriores conseqüências educacionais e sociais desfavoráveis1.

Quais são as dificuldades de linguagem?

Crianças com distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons na fala), dificuldades na elaboração de frases, dificuldades na elaboração oral (dificuldade para relatar fatos, histórias), podem apresentar um vocabulário pobre, déficits de memória, etc.

Quais são os principais mecanismos de aquisição da linguagem?

Nesta corrente teórica há duas teorias da aquisição da linguagem, a saber, o behaviorismo e o conexionismo. A teoria behaviorista desenvolveu seu conhecimento linguístico seguindo como base a teoria da aprendizagem.

Qual a diferença entre atraso de linguagem e transtorno de linguagem?

Outro cuidado é avaliar se existe um atraso ou transtorno de linguagem. No atraso de linguagem, a criança apresenta boa compreensão, mas há atraso na aquisição e desenvolvimento da produção verbal. É esperada a mesma sequência de desenvolvimento linguístico observada em crianças típicas.

Como diagnosticar apraxia de fala?

Principais sinais e sintomas
  1. Fala arrastada;
  2. Discurso com um número limitado de palavras;
  3. Distorção de alguns sons;
  4. Pausas entre sílabas ou palavras.

O que causa apraxia da fala?

Pode ser causada por alguma infecção, doença ou trauma durante ou após o nascimento da criança. E nesta categoria estão inclusas aquelas crianças que tem achados positivos em exames como Ressonância ou com lesão cerebral. 2. Outros fatores são os transtornos do neurodesenvolvimento.

Qual exame detecta apraxia da fala?

No caso da apraxia da fala, não há um exame específico para descobrir a condição. O profissional pode realizar uma série de testes, como pedir para que o indivíduo recite uma lista de palavras ou interagir com o paciente a fim de avaliar quais sílabas ou palavras são mais difíceis.

Quais são os transtornos motores de fala?

A Apraxia de Fala na Infância (AFI), o Atraso Motor de Fala (AMF) e a Disartria compõem os principais quadros do grupo dos transtornos motores da fala, embora seja muito frequente nos últimos anos – dentro da Fonoaudiologia – ouvirmos falar mais da Apraxia de Fala na Infância.

Artigo anterior
Estou apaixonada por um libriano?
Artigo seguinte
Quanto tempo o zolpidem vicia?