Como calcular custos diretos e indiretos?

Perguntado por: Diego Gustavo Torres de Jesus  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)

Para calcular o curso direto, basta, portanto, somar os gastos na aquisição da matéria prima usada (materiais diretos = MD ou matéria prima = MP) com os valores empregados nas horas de trabalho (mão de obra direta = MOD).

Como calcular o custo indireto de um produto?

Nesse caso: Produto X (50.000/100.000 = 50%); Produto Y (20.000/100.000 = 20%) e Produto Z (30.000/100.000 = 30%). Assim que você tiver o percentual, você vai precisar pegar esse índice e multiplicá-lo pelo valor total que a sua empresa gastou com os custos indiretos.

Como calcular o custeio direto?

No método do custeio direto, para determinado período, às despesas fixas de fabricação são adicionadas as despesas fixas de administração e de vendas, que, acrescidas do custo primário (ou custo variável), darão o custo total.

Como classificar custo direto e indireto?

O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.

Qual a diferença entre despesas diretas e indiretas?

O que são despesas diretas e indiretas? ... Bom, esses gastos são chamados de despesas diretas, pois estão relacionadas diretamente ao processo de venda – o nosso objeto de estudo -, podendo variar em cada transação. Já os salários, encargos e outras despesas gerais são chamadas de despesas indiretas.

AULA 2 | CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os custos indiretos?

Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. Ou seja, não existe uma forma de medir as quantidades dos insumos utiliza pelos que os produtos que os consumiram.

O que é custeio direto ou variável?

O método de custeio variável é também chamado de método de custeio direto. Ele é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos.

Quanto o custeio direto ou variável?

Custeio variável, também chamado de custeio direto, é um tipo de cálculo que considera que determinados gastos que nem sempre incorrerão, ao menos não com aquele valor.

O que são custeio variável ou direto?

O custeio variável, ou custeio direto, é um dos métodos mais utilizados pelas empresas para contabilizar e alocar seus custos. ... Custos variáveis: são os custos que variam conforme o volume de produção e vendas da empresa, aumentando ou diminuindo proporcionalmente de acordo com os resultados do período.

Como calcular o rateio do custo indireto?

Para fazer o rateio do total dos custos indiretos, basta dividir o valor do que mais interferiu, no caso, a matéria prima, pelo valor total do mesmo e multiplicar o resultado dessa divisão pelo valor total dos custos indiretos.

O que entra no custo indireto de fabricação?

Custos - CIF (Custos Indiretos de Fabricação) Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).

Como calcular CIF e mod?

CIF = custos indiretos de fabricação. (b) O custo primário ou direto é a parte do custo de produção do período que pode ser apurada sem a necessidade de rateio. Ele é calculado através da soma do material direto com a mão de obra direta - CP (=) MD (+) MOD.

O que são custos direto?

Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento. ... O nome de custos diretos não poderia ser mais adequado.

São exemplos de custos variáveis?

Exemplos de custos variáveis
  • Matérias-primas;
  • Embalagens;
  • Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar);
  • Mão-de-obra temporária;
  • Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

Quais as principais características do custeio direto ou variável?

O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites. ...

O que é custo direto exemplos?

O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.

Qual a principal aplicabilidade do custeio variável?

O método do custeio variável, trás para a empresa informações importantes para tomada de decisão, facilitando na elaboração de relatórios gerenciais internos e/ou na utilização da margem de contribuição.

O que é o custeio completo?

O Custeio por Absorção, também chamado Custeio Integral ou Custo Integral, recebe esse nome exatamente por absorver os Custos Fixos no custo final de cada produto vendido.

Como fazer o custeio variável?

Cálculo custos variáveis: Método 1
  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

O que é custo indireto de exemplos?

Outros exemplos de custos indiretos

Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.

Quais são os materiais indiretos?

De uma forma simples e didática, o material indireto é aquele que não tem relação direta com a produção da fábrica.
...
O que é material indireto?
  • lubrificantes;
  • combustível para máquinas;
  • itens de limpeza;
  • parafusos;
  • lixas e estopas;
  • EPIs.

Quais são os custos indiretos mais comuns nas indústrias?

Outros exemplos de custos indiretos aparecem em:
  • Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);
  • Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);
  • Seguros contratados;
  • Gastos com manutenção;
  • Custos de depreciação ou amortização.

O que é custo fixo?

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Quais são os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Como calcular MP e mod?

CP = MP + MOD + CIF
  1. CP é o custo de produção;
  2. MP é a matéria-prima (inclui preço dos materiais, frete, seguros, impostos etc.),
  3. MOD é a mão de obra direta (inclui salários dos funcionários diretamente envolvidos na produção, encargos sociais, uniformes, EPIs, treinamentos etc.);

Artigo anterior
São característica da agricultura moderna?
Artigo seguinte
Que horas cai a restituição do Imposto de Renda 2021?