Qual a chance de ter uma segunda gravidez ectópica?

Perguntado por: Mélanie Mélanie Leite Fonseca Castro  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (54 avaliações)

Tem 70% de chance de a segunda gravidez ser ectópica.

Quem já teve uma gravidez ectópica pode ter de novo?

Certamente quem já teve uma gestação ectópica pode ter uma gestação normal intraútero logo após, mas a chance de ocorrer outra gestação ectópica é maior quando comparado às pacientes que nunca tiveram. A incidência de 1 gestação ectópica é de 1-2%. A chance de reincidência pode chegar a 30%.

O que fazer depois de uma gravidez ectópica?

Para engravidar novamente depois de uma gravidez tubária é aconselhado esperar cerca de 4 meses se o tratamento foi realizado com medicamentos ou curetagem, e 6 meses em caso de ter sido realizada uma cirurgia abdominal.

Como descartar a possibilidade de uma gravidez ectópica?

Exames
  1. Ultrassonografia pélvica transvaginal ou abdominal, sendo que a primeira é a mais segura para diagnosticar gravidez ectópica.
  2. Dois ou mais exames de sangue para níveis hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana ou beta-hCG), realizados com 48 horas de intervalo.

Porque eu tive gravidez Tubaria?

Alguns fatores podem favorecer o desenvolvimento da gravidez tubária, como infecções sexualmente transmissíveis, endometriose ou já ter feito uma laqueadura, por exemplo. Normalmente, esse tipo de gravidez é identificada até as 10 semanas de gestação numa ultrassonografia, porém pode também ser descoberta mais tarde.

Gravidez ectópica: causas, sintomas, tratamentos e chances de engravidar novamente

18 questões relacionadas encontradas

Como saber se a gravidez e tubaria?

Sintomas da gravidez ectópica
  1. Dor abdominal intensa, somente de um lado da barriga;
  2. Sangramento vaginal irregular, especialmente entre a 5º e 14º semana de gestação;
  3. Sensação de peso na vagina;
  4. Forte dor à palpação do útero;
  5. Abdômen inchado;
  6. Exame Beta HCG geralmente é negativo.

É possível abortar uma gravidez ectópica?

Em gestações tubárias que evoluem para aborto tubário, é possível a conduta expectante sem necessidade de cirurgia. A resolução total pode demorar semanas e a paciente só deverá tentar engravidar novamente quando o beta-HCG negativar completamente.

Quanto tempo dura o resguardo de uma gravidez ectópica?

A gravidez ectópica raramente não requer abordagem cirúrgica. Quando indicada pode ser realizada por videolaparoscopia ou laparotomia. Nas cirurgias por vídeo a recuperação é um pouco melhor e o repouso gira em torno de 2-3 semanas, nas cirurgias abertas (laparotomia) o repouso gira em torno de 4 semanas.

Qual ultrassom detecta gravidez ectópica?

ultrassonografia pélvica abdominal ou transvaginal (a última apresenta resultados mais seguros); exames de sangue para detectar os níveis de beta-hCG da gravidez, que devem ser realizados com 48 horas de intervalo.

Como fica a trompa depois de uma gravidez ectópica?

Como a trompa não tem elasticidade como o útero, é comum sentir cólicas. Pequenos sangramentos também podem acontecer por causa do rompimento de vasinhos. Veja outros sintomas, tratamentos possíveis e os impactos do diagnóstico para gestações futuras.

Como fica a menstruação depois de uma gravidez ectópica?

Após a cirurgia ectópica, a menstruação pode demorar de 60 a 90 dias para regularizar. Fique tranquila. A sua menstruação está dentro da normalidade.

Quais os riscos de uma gravidez ectópica?

A gravidez ectópica é uma gestação sem futuro. O ovo além de não conseguir se desenvolver normalmente fora do útero, também pode causar grave lesão das estruturas que o rodeiam. Se não for tratada há elevado risco de morte. Até o princípio do século XX, a mortalidade situava-se acima de 50%.

Como evitar uma segunda gravidez ectópica?

O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um método contraceptivo. Mesmo com o uso do DIU há uma pequena chance de engravidar. Quando ocorre uma falha no método e há fecundação, há maior probabilidade de ocorrer uma gravidez ectópica, principalmente se o DIU estiver sendo usado incorretamente.

Como se descobre uma gravidez ectópica?

O diagnóstico da gestação ectópica é baseado na história clínica, dosagem da betagonadotrofina coriônica humana (β-HCG) e achados da ultrassonografia transvaginal. 4 Esta combinação permite o diagnóstico precoce desta patologia, permitindo assim, opções terapêuticas menos invasivas e radicais.

Onde dói na gravidez ectópica?

A dor da gravidez ectópica pode ser sentida na pelve, no abdômen, ou até nos ombros e pescoço. Irregularidade menstrual, por exemplo, sangramento que pode ser mais intenso ou mais leve do que na menstruação normal.

Como é a Colica da gravidez ectópica?

Logo após a notícia da descoberta da gravidez, uma leve cólica. Poucos dias depois, um sangramento discreto e o aumento da dor, que se intensifica apenas de um lado. Esses são os principais sintomas da gravidez ectópica, que ocorre quando o óvulo fecundado se implanta fora do útero.

Quanto tempo para descobrir gravidez ectópica?

A maioria das gestações ectópicas são suspeitas entre 6 e 10 semanas de gravidez. Às vezes, o diagnóstico é feito rapidamente. No entanto, se você está na fase inicial da gravidez, pode levar mais tempo (uma semana ou mais) para fazer um diagnóstico de uma gravidez ectópica.

Quanto tempo pra ter relação após uma cirurgia de gravidez tubária?

O ideal será estar totalmente sem dor no local da cirurgia para retornar à atividade sexual, que poderá levar 20 a 30 dias mas vai depender de cada caso. É aconselhado evitar Gravidez desde o retorno às relações sexuais inicialmente com preservativo se for antes da próxima menstruação. Converse com seu médico.

O que faz perder o bebê no início da gravidez?

Alterações nos níveis de progesterona e dos hormônios tireoidianos podem ser motivos para o aborto, em especial, o de repetição, quando a mulher já tem histórico de perda de gestação. Deficiências de quaisquer ordens do sistema imunológico e problemas renais também são causas de abortamento de repetição.

É possível ter gravidez ectópica sem sangramento?

A gravidez ectópica precoce, sem sangramento, é mais frequentemente tratada com uma medicação chamada metotrexato, que impede o crescimento das células, permite que o corpo absorva o tecido da gravidez e possa salvar a tuba uterina.

O que significa gravidez nas trompas?

A gravidez tubária ectópica ocorre quando o óvulo fertilizado deixa de migrar para o útero e se implanta nas tubas uterinas. Ao nascer, as meninas trazem consigo, nos ovários, um número fixo de folículos que contêm em seu interior um óvulo imaturo, denominado ovócito.

Quais os sinais de uma gravidez silenciosa?

Apesar de ser bastante raro e incomum, é possível estar grávida e nem perceber. Isso acontece por causa da gravidez silenciosa, um quadro em que a mãe só nota a gestação por volta do terceiro trimestre, ou ainda no momento do parto. Os fatores podem ser diversos e até mesmo trazer riscos para a mãe e o bebê.

Como fica a menstruação depois da Salpingectomia?

Se a salpingectomia for bilateral, haverá infertilidade, porém mesmo assim os ciclos menstruais serão mantidos, da mesma forma como ocorre com mulheres submetidas a laqueadura tubária.

Foi realizada uma salpingectomia?

Salpingectomia é o nome dado ao procedimento para a remoção das tubas uterinas ou trompas de Falópio. Essa é uma das cirurgias ginecológicas, como são chamadas as intervenções realizadas em mulheres que estejam tratando de problemas no sistema reprodutor.

O que é salpingectomia bilateral?

A salpingectomia completa bilateral é uma alternativa que tem como vantagem a prevenção do câncer de ovário. Também diminuem a dor pélvica, o risco de nova cirurgia, hidrossalpinge, além de ser o método mais efetivo de esterilização permanente.

Artigo anterior
Quantos dias depois da histerossalpingografia pode ter relação?
Artigo seguinte
Quando se usa a palavra enquanto?