O que é proteção de patentes?

Perguntado por: Leonardo Anjos Matias  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

A patente de invenção é a proteção dada à solução de um problema técnico que resulte num invento (produto/processo), enquanto que a patente de modelo de utilidade protege o aperfeiçoamento tecnológico decorrente da melhoria funcional na forma do objeto.

O que pode ser protegido por uma patente?

A patente é um privilégio concedido pelo Estado aos inventores (pessoas física ou jurídica), detentores do direito de invenção de produtos e processos de fabricação, ou aperfeiçoamento de algum já existente. O registro da patente protege de concorrentes uma invenção ou uma criação industrializável.

O que se entende por patente?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.

Quais os passos para proteger uma patente?

Como posso proteger uma invenção antes de obter uma patente? Para patentear uma invenção, é necessário que ela seja nova, inventiva e tenha aplicação industrial. É preciso também realizar uma busca prévia de patentes e apresentar um pedido de patente, seguindo os trâmites legais.

Qual é a finalidade da patente?

Patentes são formas de proteção de invenções desenvolvidas pelas empresas, instituições e pessoas que podem ser interpretadas como indicadoras de invenções. São considerados títulos legais para a proteção de uma invenção (Manual de Patentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE(3), 2009).

Patente: O que é e como proteger uma ideia inovadora

45 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo de proteção da patente?

Validade da patente

Se a sua patente for concedida pelo INPI, terá validade no Brasil de 20 anos, caso seja uma Patente de Invenção (PI), ou de 15 anos, caso seja uma Patente de Modelo de Utilidade (MU).

O que é patente de exemplos?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação [1]. Como contrapartida, os inventores revelam detalhadamente o conteúdo técnico da matéria protegida.

Como proteger uma invenção?

Há duas formas de proteger uma invenção: como patente ou como modelo de utilidade. A proteção de uma invenção pode ser feita, por opção do requerente, a título de patente ou de modelo de utilidade.

Quem pode ter patente?

Quem pode utilizar este serviço? Pessoa física ou jurídica, ou seu procurador devidamente constituído por instrumento de mandato, que deseja requerer uma patente de invenção de uma nova tecnologia para um produto ou processo, que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Quem tem direito à patente?

Art. 7º Se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma invenção ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente será assegurado àquele que provar o depósito mais antigo, independentemente das datas de invenção ou criação.

O que pode e o que não pode ser patenteado?

Segundo a Lei de Propriedade Intelectual, estão entre as criações que não podem ser patenteadas: Descobertas, teorias científicas e conceitos abstratos; Metodologias matemáticas; Métodos (de ensino, comércio, apresentação etc.);

O que é proteção legal?

podemos dar sua definição : um método ou meio especial de fabricação, patenteável ou não, que é mantido em sigilo”.

O que é patentear uma ideia?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.

Qual o valor de uma patente?

O custo do depósito inicial do pedido de registro é bastante acessível e, pelo site do INPI, pode ser de R$ 70,00. Ao longo do processo, podem ter outras taxas, mas nenhuma delas é elevada, como você pode conferir na tabela oferecida pela Instituição.

Como saber se uma ideia já foi patenteada?

A busca pode ser feita gratuitamente através da Internet, na base de patentes do INPI, Google Patents, Espacenet etc. Esta base é organizada e gerenciada pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO), e contem mais de 80 milhões de documentos de patente de cerca de 80 países diferentes países, inclusive do Brasil.

Quem o direito autoral protege?

A proteção do direito autoral recai sobre o criador e sua criação. Isso significa que toda pessoa que produz alguma coisa — seja ela artística, literária ou científica — tem o direito de receber pela sua ideia, e protegê-la de cópias e imitações que possam surgir.

Onde se registra uma patente?

Para quem cria um produto ou processo inovador, é possível pedir a patente no INPI.

O que acontece quando a patente expira?

Sua validade é de 15 anos a partir da data do depósito. Vale ressaltar que, conforme parágrafo único do art.

Qual a maior patente do mundo?

Em muitos países, marechal é o posto de maior patente no exército e na força aérea, sendo superior aos dos restantes postos de oficial general.

Qual é a lei de proteção?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, e a livre formação da personalidade de cada indivíduo.

Quais são as leis de proteção?

Conheça as leis de proteção à mulher
  • Lei Maria da Penha (11.340/2006): Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e estabelece medidas de assistência e proteção;
  • Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012): Tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares;

Quais são as principais leis de proteção?

As Principais Leis Ambientais no Brasil
  • Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651 – 2012) ...
  • Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 – 1998) ...
  • Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938 – 1981) ...
  • Lei de Fauna (Lei 5.197 – 1967) ...
  • Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433 – 1997)

Qual é a diferença entre a proteção por desenho industrial e uma patente?

Enquanto a patente protege a inovação técnica do produto ou de seu processo de fabricação, o desenho industrial tutela a forma ornamental de sua aparência externa.

Quanto tempo dura uma patente no Brasil?

Como regra geral, as patentes de invenção têm prazo de validade de 20 anos e as de modelo de utilidade 15 anos, contados a partir do depósito do pedido junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Artigo anterior
O que dizem os economistas para 2021?
Artigo seguinte
Como classificar a isomeria?